Blogue sobre advocacy em transparência e eficiência da gestão pública. E-mail: madespesapublica@gmail.com
quarta-feira, 14 de setembro de 2011
Quase 100 mil euros para uma tradução que ninguém vê
A Temposource, uma mini-micro-empresa, constituída em Fevereiro de 2009, é uma empresa sortuda. É que em 7 de Julho desse ano é-lhe encomendada a tradução para inglês do Portal das Comunidades Portuguesas, no valor de 46.500 euros. Apenas dois meses mais tarde, em 30 de Setembro, é-lhe encomendada a tradução do conteúdo do Portal das Comunidades Portuguesas, desta feita não se sabe para que língua, mas sabe-se que também custou 46.500 euros. Ou seja, só em contratos públicos a Temposource, uma empresa unipessoal recém-formada, ganhou 93.000 euros em escassos meses.
Um pequeno pormenor: neste momento o Portal das Comunidades Portuguesas não tem opção para ser lido em inglês ou qualquer outra língua estrangeira. Mesmo assim o Má Despesa conseguiu encontrar cerca de 200 palavras em língua inglesa em todo o site, e daí a fazer esta conta foi um pequeno passo: 93.000 euros a dividir por 200 palavras = 465 euros por palavra traduzida.
Fixe, eu ao fazer um site que deve ter custado uns bons 600 eurios fiz umas traduções que devem ter custado uns bons zero mil euros. Há quem saiba roubar e há quem não saiba...
ResponderEliminarHoje em dia qualquer pessoa com 12º Ano que tenha tuido Francês e Inglês básico e com a ajuda preciosa do Google Translation outra ferramente disponível gratuitamente na net, faz uma tradução bastante aceitável.
ResponderEliminarPor isso, isto só é justificável sendo desvio de $$$ e nada mais...
Não é bem assim, Gilberto. Sou tradutora de formação e sei ver perfeitamente uma má tradução sem Google ou afins quanto mais com ferramentas que são boas para uma ou 2 palavras, mas não substitui a formação linguistica/gramatical. O resultado são as más traduções da TV /imprensa! Seria de ver a quem pertence essa tal empresa e talvez não seja surpresa se pertencer a alguém BIG ou aparentado... É uma atentado para quem trabalha e depende do seu salário e não tem padrinhos BIG!!!
ResponderEliminarÈ Corrupção! Cadeia e devolução do dinheiro publico já!
ResponderEliminar