sábado, 25 de junho de 2011

Há festa em Guimarães


O orçamento para Guimarães Capital Europeia da Cultura situa-se nos 111 milhões de euros. Vinte milhões são assegurados pelo Estado Central, outros 20 milhões pela autarquia e o restante por fundos comunitários. Oito milhões de euros destinam-se a pagar salários. Cristina Azevedo, presidente do conselho de administração da Fundação Cidade de Guimarães que está a organizar o evento, auferia no início 14.300 euros por mês. Dois dos vogais levavam para casa 12.500 euros. Só após as notícias na imprensa e da intervenção da tutela é que se assistiu a uma revisão nos salários. A presidente ganha agora 10 mil euros/mês e os vogais 8.500. (Fonte: DN)

4 comentários:

  1. A presidente foi entretanto despedida e outro colocado no lugar dela.

    A Capital europeia da cultura tem 3 objectivos:
    Desenvolver o Capital Humano — Capacitar a comunidade local com novos recursos e competências humanas e profissionais, estimulando o seu activo envolvimento no projecto;

    • Criar uma Economia Criativa — Transformar a economia da cidade, a partir de um modelo de Economia Industrial, numa Economia Criativa, internacionalmente competitiva;

    • Gerar uma nova Geografia dos Sentidos — Transformar um espaço de preservação passiva da memória num espaço de permanente oferta de novas e surpreendentes experiências culturais e criativas.

    O que significa criar infraestruturas que ficarão para o futuro.

    A CEC 2012 não são só atividades culturais. É muito mais do que isso.

    Sou contra os vencimentos chorudos e os prémios e as presenças, pois acho que é demais para a atual situação que se vive. Mas não se pense que os 111 milhões é despesismo! é investimento!

    ResponderEliminar
  2. e já agora, Maribor, a outra CEC 2012 recebeu o mesmo valor.

    Cá fica um resumo do que será a CEC 2012 na bela e única cidade de Guimarães.

    http://www.youtube.com/watch?v=33_bF0-kKy0

    ResponderEliminar
  3. É preciso ter muita lata!

    111 milhões de euros em tempos de vacas esquálidas a tentar sobreviver para Desenvolver o Capital Humano", "Criar uma Economia Criativa","Gerar uma nova Geografia dos Sentidos"!
    E perguntaram a quem paga, os desgraçados dos contribuintes, se estão dispostos a sofrer, forte e feio, duros cortes na saúde, na educação, nas pensões, nos apoios sociais, etc etc etc para se gastar 111 milhões (cento e onze!)numa dita capital de cultura (que cultura?!)que começa logo por desbaratar dinheiros públicos em vencimentos principescos. Estão mesmo a gozar com o Zé Povo, só pode!

    ResponderEliminar
  4. Quem paga são os países todos da União Europeia, os mesmos que pagam para Maribor!

    Os 111 milhões não vêem do Estado português... pois caso viessem a cidade escolhida jamais seria Guimarães, mas mais uma vez Porto ou Lisboa, onde ficam todos os dinheiros para investimentos, mesmo quando se destinam ao interior.

    Para sua informação:

    The European Capital of Culture is a city designated by the European Union for a period of one calendar year during which it organises a series of cultural events with a strong European dimension.
    Preparing a European Capital of Culture can be an opportunity for the city to generate considerable cultural, social and economic benefits and it can help foster urban regeneration, change the city's image and raise its visibility and profile on an international scale.

    Para saber mais:

    http://ec.europa.eu/culture/our-programmes-and-actions/doc413_en.htm

    Informe-se e depois venha falar de lata!

    ResponderEliminar