terça-feira, 5 de julho de 2011

Inúmeras más despesas públicas na CP


A CP anunciou ontem que vai suprimir a ligação Porto-Vigo, cuja ligação férrea entre as duas cidades remonta a 1913. Alega que esta ligação representa um prejuízo de 232 mil euros ao ano. O percurso completo, segundo a CP, era feito por uma média de 11 passageiros pagantes por comboio.
A viagem, do lado espanhol, não tinha revisor a bordo. Bastariam 26 passageiros para que a linha fosse rentável.
Perante esta opção de gestão por parte da administração da CP, vale a pena relembrar alguns casos de manifesta má gestão do dinheiro público, relativamente aos quais a CP não manifesta vontade de atacar com a mesma rapidez:

I. Em 2009, foram aumentados os vencimentos dos gestores da CP. O presidente passou a ganhar 7.225 euros (mais 52%) e os vogais passaram para 6.791 euros (quase 60%). Fonte: Público

II. Os mesmos gestores (cinco) têm automóveis cuja renda anual ascende aos 55 mil euros. Fonte: Sol

III. Sobre a retribuição base dos trabalhadores da CP incidem 195 itens que permitem aumentar consideravelmente o seu valor.
 
IV. Todos os trabalhadores da CP têm um vencimento acima da média nacional. Por exemplo, um revisor pode ter um vencimento anual acima dos 30 mil euros e só pelo simples facto de cumprir a sua obrigação de apresentação ao trabalho arrecada 6 euros/dia; um inspector-chefe de tracção recebe 52,3 mil euros e há maquinistas com ordenados superiores a 40 mil euros.  

V.  Só em prémios de condução e de chefia, anualmente, a CP gasta, respectivamente, 2,4 milhões de euros e 3,3 milhões de euros. Fonte: Sol

Como se constata, a CP mostra preferir prejudicar o interesse das populações e o serviço de transporte ferroviário de passageiros, ao invés de acabar com os privilégios injustificáveis e ruinosos para as contas desta tão endividada empresa pública de transportes (com uma dívida acumulada de 3300 milhões de euros, o que corresponde a “10 ou 11 vezes a receita anual” da empresa. Fonte: RTP

2 comentários:

  1. Em relação aos salários dos revisores e maquinistas os seus dados são completamente FALSOS. Esses números foram passados ao Sol e outros jornais pela CP no quadro de um conflito laboral com os seus trabalhadores. São puro terrorismo informativo e são normalmente bem engolidos por gente a quem a inveja e a mesquinhez domina. Eu sou maquinista da CP Longo Curso, conduzo os alfapendular e tenho 20 anos de serviço, estou no topo da carreira, e o ano passado ganhei 26 000 euros brutos. Se quiser eu provo-lhe.

    ResponderEliminar
  2. Essa é que é essa, AAlves.
    Mas os invejosos não querem saber.

    Nem entendem que por cada gestor que não é necessário se gasta o dobro ou triplo do que o necessário para cobrir o défice de cada linha que querem fechar.

    E relativo ao Porto-Vigo, não são 26 passageiros para dar lucro. São 13 (TREZE).

    ResponderEliminar