quinta-feira, 8 de setembro de 2011

A superioridade moral dos trabalhadores da CP, Metro, Carris, Refer, STCP e Transtejo

CP, Metro, Carris ou Transtejo. Segundo os acordos de empresa em vigor, tanto na CP, Metro, Carris ou Transtejo, são pagos prémios por cada dia de trabalho concluído – além do salário –, ou mesmo subsídios de 230 euros mensais caso o trabalhador não falte nenhum dia num mês. Valores que acrescem ao salário e acabam a contar para subsídios de Natal e férias.
Carris e Metro. Os trabalhadores têm direito a 30 dias de descanso anual. No caso do Metro de Lisboa, é preciso cumprir requisitos: se faltar só uma vez no ano anterior e gozar férias fora da época alta, tem então 30 dias.
Carris, Metro de Lisboa e STCP. Pagam complementos de reforma aos seus ex-trabalhadores, de forma a que a pensão seja igual à do último salário recebido no activo. Há reformados que apesar de terem pensões acima de quatro e cinco mil euros mensais, continuam a receber complementos de reforma pagos pelas empresas, segundo apurou o i.
Na generalidade das empresas de transporte os empregados e reformados, além das respectivas famílias podem viajar gratuitamente. Por famílias entende-se não só cônjuges, como os pais, filhos, enteados e mesmo eventuais irmãs solteiras que os trabalhadores tenham. Só a Refer, onde os trabalhadores que transitaram da CP têm direito a este benefício, gasta perto de 4 milhões de euros por ano em viagens que os seus colaboradores usufruem gratuitamente. (Fonte: i)

2 comentários:

  1. No Metro de Lisboa apenas existe transporte gratuito para conjugues, (marido e Mulher) e filhos de Trabalhadores. todos os outros parentes só têm transporte gratuito se de facto lá trabalharem, portanto, essa fonte da "i" está errada.

    ResponderEliminar
  2. Mas em Portugal já se sabe que tem toda a gente de receber pouco... ou mesmo nada.
    É essa a conclusão de artigos como este.

    ResponderEliminar