sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Obras à portuguesa (5): O pavilhão desportivo que apenas serve para o baile anual


«O pavilhão desportivo de Cachoeiras, concelho de Vila Franca de Xira, inaugurado há quatro anos e meio, raramente é utilizado pela população. O equipamento custou meio milhão de euros, não tem as medidas regulamentares para a prática desportiva e o principal evento que se realiza no espaço é o baile anual do 25 de Abril, conforme confidencia o presidente da junta de freguesia, José Inácio Vale. A energia eléctrica ainda é fornecida ao pavilhão através do quadro provisório utilizado durante a sua construção.
José Inácio Vale diz que tem um funcionário destacado para o pavilhão para fazer as limpezas e vigiar o espaço. "É uma pena não ter mais actividades,", lamenta o presidente da freguesia onde habitam 772 pessoas. "Preferia que o dinheiro tivesse sido usado para requalificar as estradas da freguesia", realça o autarca em declarações a O MIRANTE.
No concelho de Vila Franca, com uma população de 136510 habitantes existem sete pavilhões desportivos municipais. O de Cachoeiras é o pior em termos de utilização, mas há outros que atendendo ao numero de habitantes ficam aquém do desejado. É o caso do pavilhão municipal de Alverca, inaugurado em Junho de 1990, custou perto de 600 mil euros, serve uma cidade de 28 mil habitantes mas no último ano foi utilizado cerca de mil horas. O equipamento custa anualmente em manutenção cerca de 30 mil euros. Outro pavilhão, com as mesmas condições no Forte da Casa, inaugurado em 1991, serve menos habitantes (10979), e esteve ocupado com actividades durante 6943 horas em 2010. É um dos pavilhões mais frequentados do concelho.
Actualmente, segundo a câmara municipal, trabalham dez pessoas nos pavilhões municipais.» Fonte: O Mirante

2 comentários:

  1. Não querendo ser desmancha prazeres, mas mil horas num ano dá cerca de 3 horas por dia, que é a utilização que qualquer pavilhão dum clube de bairro tem. é claro que era preferível ter mais, mas do mal o menos

    ResponderEliminar
  2. Então o pavilhão do Forte da Casa esteve ocupado com atividades 19 horas por dia, em média???!!!

    Deve haver aqui qualquer engano...

    ResponderEliminar