domingo, 12 de fevereiro de 2012

O Má Despesa está no Portal do Governo e precisa do seu apoio



No passado mês de Janeiro, o governo português lançou o Meu Movimento,  "uma plataforma que permite a todos os cidadãos defender uma causa em que acreditam, criando um movimento próprio e promovendo-o através do Facebook". Este projecto tem como ponto de partida o Portal do Governo. Segundo as informações do governo, "o representante do movimento mais votado  terá uma audiência com o primeiro-ministro" (curiosamente, não é referida a data em que terminam as votações).

O Má Despesa Pública (MDP) abraçou esta iniciativa de cariz cívico, criando o seu movimento, que pode ser apoiado pelos nossos leitores aqui.

A criação do movimento MDP tem como objectivo combater a má despesa pública, reforçando a cidadania e, caso seja o movimento mais votado, apresentará ao sr. primeiro-ministro a seguinte proposta:

Criação do Observatório da Despesa Pública Portuguesa (ODPP), uma unidade permanente de produção de informações estratégicas, tendo em vista a adopção precoce de medidas eficazes garantes da gestão pública responsável e do combate à corrupção.
O Observatório monitorizaria os gastos públicos, cruzando dados das fontes seleccionadas, identificando a má despesa pública. O Observatório seria igualmente competente para identificar as irregularidades da gestão pública, apurando, p. ex., a identidade dos sócios das empresas contratadas pelos serviços públicos e suas relações com os responsáveis dos órgãos que decidiram a contratação. 
O Observatório constituiria, assim, uma ferramenta para garantir a boa aplicação do dinheiro dos contribuintes.

2 comentários:

  1. Fresquinha: http://www.publico.pt/Pol%C3%ADtica/ministerios-vao-ter-de-mostrar-despesas-dos-seus-gabinetes-1532609

    ResponderEliminar
  2. É pena o site deixar de funcionar... e com ele os movimentos.

    ResponderEliminar