segunda-feira, 9 de abril de 2012

A luxuosa vida da Imprensa Nacional Casa da Moeda



Quando a revista Sábado quis analisar algumas regalias da Imprensa Nacional Casa da Moeda ninguém na instituição quis responder. É mais um exemplo de que as instituições públicas não fazem qualquer esforço em prestar contas aos cidadãos. Aqui fica uma lista dos benefícios publicados na revista:

    1. Qualquer funcionário pode pedir um adiantamento do salário para pagar despesas de saúde, de ginásio ou até de viagens. Os adiantamentos são descontados do ordenado do funcionário em nove prestações sem o pagamento de juros. Quatro meses depois é possível fazer um novo requerimento.
    2. Os colaboradores e respectivos filhos têm direito a um subsistema de saúde que lhes dá acesso a vários hospitais privados (como o da CUF, o da Ordem Terceira ou o da Luz, através de convenções) e a tratamentos especializados, como hemodiálise ou radiologia.
    3. As crianças recebem ainda um subsídio para a compra de livros escolares. O valor é duplicado caso seja o melhor aluno no seu grau de ensino. No Verão, os jovens entre os 6 e os 17 anos têm acesso a um programa, comparticipado pela INCM, de dois meses de ocupação dos tempos livres como idas à praia, ao jardim zoológico ou a museus. Em Julho e Agosto do ano passado, houve até quem fizesse aulas de surf.
    4. Os reformados continuam a poder ir às duas cantina, onde as refeições custam um euro.
    5. Quando o ano financeiro corre bem, os funcionários têm direito a parte dos lucros: em 2010, segundo foi noticiado no boletìm interno da INCM, todos os colaboradores receberam como compensação pelos lucros do ano anterior 1,3 vezes o valor da sua remuneração-base mensal. Nesse ano o salário médio mensal ilíquido foi de 1.232 euros. (Fonte: Sábado)

6 comentários:

  1. Boa tarde, o que eu saiba como funcionário da INCM,SA os custos com os Serviços Sociais, são pagos pelos trabalhadores que descontam mensalmente uma percentagem do seu vencimento para esse fim. Não sei onde esta o luxo de tal situação, ter serviços decentes é um luxo no nosso pais?que eu saiba a INCM,SA, dá milhões de lucros a Parpública para depois ela esbanjar em serviço chamado público com muitos interessas.
    Lamento as vezes se reproduzam noticias para chegar a certos fins, que por acaso também sei quais são.....
    Publiquem os escandalos que pais assiste todos os dias!!

    ResponderEliminar
  2. Seria bom que Má Despesa se informasse devidamente sobre estas situações, pois se na verdade os funcionários descontam para os Serviços Sociais da INCM que prestam os serviços referidos, nada mais justo que gozarem de regalias que, afinal, são pagas por eles.

    ResponderEliminar
  3. Caros leitores, o MDP agradece os vossos comentários. O MDP não é a favor do pensamento único, pelo que publicou os vossos comentários, apesar de ter outra opinião sobre a matéria, tendo em conta, nomeadamente, a natureza e missão da entidade visada: "A INCM, enquanto parte integrante do Setor Empresarial do Estado, tem como missão desenvolver, produzir e fornecer bens e serviços essenciais ao bom funcionamento das relações das pessoas e organizações entre si e com o Estado, que requerem a incorporação de elevados padrões de segurança como garantia da sua autenticidade e fiabilidade." Os leitores podem encontrar mais informação oficial sobre esta empresa pública aqui: https://www.incm.pt/site/missao.html

    ResponderEliminar
  4. Adicionalmente ao comentário anterior do MDP, gostaria de salientar que não basta indicar que são os funcionários que pagam as referidas regalias através dos seus descontos para os serviços sociais da INCM. A questão que deve ser analisada é a seguinte:

    Quanto a que anualmente a INCM gasta para assegurar as tais regalias? e comparar com os tais descontos que os funcionários fazem.

    Esse controlo é feito? é público? Será que os tais descontos chegam para fazer face a tamanhas regalias?

    As pessoas falam para o ar e a propagação da ignorância é uma praga...

    Cumprimnetos

    ResponderEliminar
  5. Vou acrescentar alguma coisa que me parece importante:

    A INCM gera lucros e não recebe um cêntimo do orçamento do estado;

    As contas da INCM são públicas e apresentadas anualmente em relatórios de sustentabilidade;

    A INCM é um empresa pública que tem vindo efectivamente a emagrecer a sua despesa, devendo ser considerada a quantidade de serviços prestados que deixaram de ser pagos e são gratuitos na internet ou mesmo sem lucro, como é o caso das nossas publicações;

    A INCM oferece o garante público de vários serviços, que evitam fraudes, falsificações em diversas áreas.

    Nuno

    ResponderEliminar
  6. Vi esta notícia e embora já tenho sido publicada gostava de falar por experiência própria.

    1. Tal como empresas que tem a ADSE a casa da moeda também TINHA um sistema desse género em que o colaborador e a família podia utilizar os hospitais e viam uma percentagem das suas despesas seres suportadas pela empresa. Hoje em dia já não é bem assim.

    2. Essas tais regalias que os filhos dos trabalhadores tinham acesso nas férias como as idas ao zoo e as praias chama-se de Colónia de Férias e é paga semanalmente pelo colaborador que trabalha na empresa. Ora se 20 país pagam X€ por semana e normal que exista orçamento para fazer essas actividades todas.

    A maneira como falam aqui transparece um pequeno toque de inveja e desinformação principalmente.

    Diogo

    ResponderEliminar