quarta-feira, 6 de junho de 2012

Oleiros, onde estão as crianças?



O concelho de Oleiros tem menos de seis mil habitantes. No ano passado começou a ser construído um novo jardim de infância neste envelhecido concelho, com capacidade para 90 crianças. O preço inicial  da obra ronda os 400 mil euros.
Segundo os dados provisórios dos CENSOS 2011 (pag.113 do documento disponível no site oficial do INE), este concelho tem apenas 395 crianças e jovens com idades compreendidas entre os 0 e 14 anos (o MDP não sabe ao certo quantas crianças terá em idade pré-escolar mas imagina...), e de acordo com a informação disponibilizada no site da Câmara Municipal, já existem dois jardins de infância, nas Freguesias de Estreito e de Orvalho. 
Os dados do CENSOS 2011 realçam também a acentuada a perda de população neste concelho. 
É caso para perguntar: a esta altura do campeonato, e tendo em conta o exposto a somar ao facto de Oleiros figurar entre os municípios com menores resultados económicos (Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2010, pag. 128), porque razão esta obra se afigurou abolutamente necessária para o respectivo executivo municipal?

1 comentário:

  1. Porque o importante é gastar. Os autarcas chamam-lhe aproveitar os fundos comunitários. Um destes dias ainda alguém há-de construir um centro de acolhimento para visitantes de outros planetas. Comparticipado pelo QREN, claro.

    ResponderEliminar