segunda-feira, 6 de agosto de 2012

MDP TV: As barragens



Portugal vai fazer 9 barragens novas, que vão gastar mais electricidade do que produzir. Quem vai pagar são os consumidores, nas facturas. Saiba porque a electricidade é tão cara, no Repórter TVI. «Facturas de Betão» é uma Grande Reportagem do jornalista Carlos Enes, com imagem de Carlos Carvalho e montagem de Miguel Freitas. Reportagem completa aqui.

5 comentários:

  1. Esta mensagem manifesta um bocado de ignorância. As tais barragens são barragens reversíveis, cuja função é de servir de ponto de armazenamento de energia para regular a produção de energia dos geradores eólicos. Ou seja, são uma espécie de bateria que armazena a energia produzida pelos geradores eólicos quando esta é produzida em excesso, e permite depois devolver a energia à rede eléctrica quando a produção eólica tiver quebras e/ou haver picos de procura na rede eléctrica. São justamente essas barragens que viabilizam todas as centrais eólicas espalhadas pelo país, e permite viabilizar fontes de energia alternativas, como a energia eólica mas também solar, em vez de recorrer a gás ou carvão para regularizar a potência na rede.

    Sabendo isto, deve ser claro que isso de "gastar mais electricidade do que produz" é uma simplificação demasiado grosseira e enganadora.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Anónimo:

      A sua mensagem é que é um bocado grosseira e totalmente enganadora. De resto, basta ver a reportagem para topar o seu truque. As barragens, de facto, vão gastar mais energia elétrica do que produzir. O ponto é a que custo e para "viabilizar" o negócio de quem. O que é manifesto, óbvio, é que são desnecessárias e têm custos que ninguém até hoje calculou. Você sabe o que é o Tua, ou o Sabor? Você já viu, ao menos na internet, o que a empresa pública espanhola Feve fez com as linhas de montanha? Você é capaz de dizer quanto andamos a pagar a mais nas faturas de eletricidade, para o João Talone e outros que tais terem uns investimentos sem risco em renováveis com dinheiro de fundos internacionais de risco? Você já leu o que a Troika e a Unesco escreveram sobre as suas "baterias"?

      Eliminar
    2. Caro anónimo, quanto ao seu comentário o MDP limita-se a aconselhar a visualização/audição desta reportagem:http://www.youtube.com/watch?v=PwX17IcNyrk

      Eliminar
  2. Pró anónimo das 9:20
    Ó amigo, está a enganar quem? Armazenar energia? Explique lá como armazena energia numa barragem e num gerador? Deixe-se de tretas, o seu "raciocínio" está "viciado".

    ResponderEliminar
  3. A energia numa barragem armazena-se guardando a água. Neste caso, repondo os níveis das barragens acima com a água que vem das barragens abaixo. Quando se precisar de a utilizar, liberta-se e ela começa a produzir electricidade.

    Este comentário é uma mera 'resposta' "pró anónimo das 17.11" e não pretende comentar a sua viabilidade económica....

    ResponderEliminar