quarta-feira, 1 de agosto de 2012

O exemplo não vem mesmo de cima


Esta é uma velha batalha do Má Despesa que foi agora notícia na TVI24. A Presidência da República não divulga os seus contratos online. Apesar dos contactos feitos pelo Má Despesa por e-mail para esclarecer esta situação, nunca obteve qualquer resposta.
Conta o site TVI24: «A omissão nota-se não só na página da Secretaria-Geral, mas também no portal BASE, que agrega todas as informações disponíveis sobre a contratação pública. Na página da Secretaria-Geral da Presidência da República vê-se que o orçamento para este ano contém o valor mais baixo entre os seis disponíveis: 15.139.118 milhões de euros. Deste total, 10.579.726 milhões de euros serão gastos este ano em “despesas com o pessoal” , 4.493.392 milhões de euros em «aquisição de bens e serviços» e 66 mil euros em “despesas de capital”. No entanto, a página dos contratos está em branco, ficando o cidadão sem saber em que é gasto especificamente o dinheiro.
“Esta é uma página recente e que está em construção. Vai continuar a ser completada com mais informação”, justificou fonte da Presidência ao tvi24.pt, sem adiantar um prazo para o acesso aos contratos online.»
Este comentário da fonte da Presidência só pode ser considerado verdadeiro caso se considere “recente” uma situação que se arrasta desde, pelo menos, 2011. A Presidência da República tem de colocar online os seus contratos com o máximo de urgência!

1 comentário:

  1. Há que REIVINDICAR o Direito à defesa do contribuinte!!!
    .
    -> De facto:
    Votar sim!
    ... mas...
    Votar não é passar um cheque em branco!!!
    Leia-se: O CONTRIBUINTE TEM DE DEFENDER-SE!!!!!!
    .
    .
    TOCA A ABRIR A PESTANA:
    - o cidadão não pode ficar à mercê de pessoal que vende empresas estratégicas para a soberania - e que dão lucro (!?!?!) -, e que nacionaliza negócios "madoffianos" (aonde foram 'desviados' milhões e milhões); ex: BPN.
    - Democracia verdadeira, já! -> leia-se, DIREITO AO VETO de quem paga (vulgo contribuinte).
    [veja-se o blog «fim-da-cidadania-infantil»]

    ResponderEliminar