sexta-feira, 31 de agosto de 2012

O portal Base é uma miséria!



O Má Despesa pede desculpa pela linguagem utilizada, mas a nova versão do portal Base é ainda pior que a anterior. Em Junho tínhamos avisado que os links da versão antiga não estavam indexados para o novo site. Como se não chegasse, em telemóveis e notebooks é, simplesmente, impossível fazer qualquer pesquisa já que a configuração da página tapa os campos de pesquisa. Desta forma, o Estado oculta dos cidadãos as mais básicas ferramentas de pesquisa dos contratos públicos.
O Estado falha permanentemente o objectivo de disponibilizar informação aos cidadãos
Ana Pinto Martinho, directora do iGOV, alerta para várias lacunas no projecto dados.gov.pt (informação estatística ligada ao Estado): “Em todo o portfólio de dados já disponibilizado no portal ainda existem áreas do serviço público (categorias) sem qualquer conjunto de dados, como sejam a Administração Interna, Agricultura e Pescas, Cultura ou Emprego e Segurança Social, entre outros (…) Algumas entidades falham em detalhes que, sendo pequenos, fazem toda a diferença para quem pesquisa e trata os dados, como a normalização da taxonomia dos títulos. (…) A continuidade e regularidade dos dados é um dos factores mais críticos no «contrato celebrado» entre um serviço de dados abertos e os seus clientes. Assim que se começa a disponibilizar um data-set sobre um determinado tema, abre-se ao público uma possibilidade de análise que não convém quebrar ou descontinuar. Os dados em modo «avulso» são de pouca utilidade, e até uma perda de tempo, para quem se dedica à análise séria dos temas. Alguns data-sets disponibilizados pela AMA, sobre o atendimento a cidadãos e empresas e sobre os acessos aos portais do Cidadão e Empresa, são disso um bom exemplo. Estes dados foram colocados uma vez (2011, 1º Semestre) e não tiveram continuidade”.
  

1 comentário:

  1. O que interessa é dificultar,
    Um gosto ter conhecido este blogue.
    Saudações
    Irene Alves

    ResponderEliminar