quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Os carros da Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro


Uma leitora do Má Despesa decidiu partilhar uma carta que enviou para a administração das Águas de Portugal e para a ministra do Ambiente a propósito da situação da Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro (ATMAD). Segundo a leitora, a “ATMAD está tecnicamente falida, falhando sistematicamente pagamentos a fornecedores”. Apesar das graves denúncias que apresenta, até agora nada foi feito. “Todos estamos cientes das dificuldades pelas quais Portugal vai passar nos próximos anos. Aguenta-se na pele os sacrifícios impostos pelos governantes (redução salarial, aumento de IVA e IRS, cortes em prestações sociais etc...). A revolta torna-se grande quando depois destes apertos, a empresa Águas de Trás os Montes e Alto Douro continua funcionar como se fosse uma empresa rica e sem grandes dificuldades de dinheiro (ignorando os prejuízos de milhões em todos os anos desde o inicio)”, refere o leitor.
Aqui ficam alguns dos casos apontados:
“1. Há uma engenheira que trabalha em Bragança e tem carro unicamente para se deslocar uma vez por semana a Vila Real (sede). Ainda teve um mestrado pago pela ATMAD na Universidade Católica no Porto. Tem ordenado à volta de 3.000 euros mais carro para uso total.
2. Diariamente há viaturas da empresa que são utilizadas somente para deslocações casa-trabalho-casa. Chega-se ao cúmulo de haver 2 carros que há mesma hora fazem o percursos Vila Real-Chaves-Vila Real (150 Km aprox) com uma pessoa cada um. Inversamente também há uma viatura que faz 150Km só com uma pessoa. Tudo à custa do erário público.
3. Um carro a fazer o percurso Porto-Vila Real-Porto todos os dias, são só deslocações casa-trabalho.
4. Dois carros a fazer o percurso Vila Real-Lamego-Vila Real todos os dias, são só deslocações casa-trabalho. Com uma pessoa cada um!
5. Um carro a fazer o percurso Torre de Moncorvo-Porto-Torre de Moncorvo todos os fim de semana, são só deslocações casa-trabalho.
6. Um carro a fazer o percurso Vila Real-Porto-Vila Real todos os fim de semana, são só deslocações casa-trabalho.
7. Um carro a fazer o percurso Vila Nova de Foz Coa-Vila Real-Vila Nova de Foz Coa todos os dias, são só deslocações casa-trabalho.
8.Um carro a fazer o percurso Macedo de Cavaleiros-Vila Real-Macedo de Cavaleiros todos os dias, são só deslocações casa-trabalho.
9. Mais uma série de carros que supostamente serviriam para engenheiros civis utilizarem nas deslocações para obras, mas como agora não há obras nenhumas são utilizados como carros particulares sem haver qualquer controlo.
10. Há também 2 viaturas (1 Jipe e 1 Ligeiro) parados no parque de estacionamento por pura "birra" do Sr. Administrador, ou seja, os contribuintes têm que pagar as manias e humores do Sr. Administrador das Águas de Trás os Montes e Alto Douro.
Todos estes carros têm gasóleo/gasolina, seguro, manutenção e ,pasme-se, lavagens (pasme-se!!!!) pagas pela ATMAD.
Há mais situações parecidas, torna-se difícil compreender como uma empresa falida, sem receitas e com pagamentos em atraso possa dar-se ao luxo de ter uma frota de mais de 100 viaturas em que só 70% são de operação/intervenção e as restantes servem só para uso pessoal”.
Na mesma carta também é questionado o facto de empresa trabalhar com três escritórios de advogados quando tem duas advogadas a tempo inteiro no Departamento Jurídico. O Má Despesa não tem forma de verificar a veracidades destas acusações.

32 comentários:

  1. Nada disto me espanta e aposto que o senhor administrador é de um partido qualquer... Mais um tacho para alguém que se anda a governar a conta do hierário público sem qualquer pudor e o mais aberrante neste País é que as coisas se sabem, mas sabe-se lá porque ninguém faz nada... muitos telhados de vidro tem a nossa classe politica, judicial e afins...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na AdP o Bloco Central funciona na perfeição! Normalmente rodam nos Conselhos de Administração os mesmos, conforme o partido, PSD ou PS, que de momento está no poder.

      A ATMAD foi um disparate desde que nasceu. Mas era preciso "aproveitar" os fundos comunitários... e foi opção lançar várias vezes 70km de tubo para abastecer populações com médias etárias de 60 anos e rendimentos per capita médios de 300€.
      Preço estimado do m3 de água em Trás-os-Montes: 5€.

      Em Lisboa é de 40 centimos.

      Precebem como nos afundámos?

      Eliminar
    2. Conclusão: os velhos e os pobres não merecem ter água!

      Eliminar
  2. "O Má Despesa não tem forma de verificar a veracidades destas acusações."

    É pena, mas compreende-se. Fica a denúncia. Mas por que não publica a carta da leitora e apenas extractos?

    ResponderEliminar
  3. Mais uma vergonha...é só tachos para os boys politicos..!

    ResponderEliminar
  4. Talvez quem escreve isto seja de outro partido que não é o do administrador! Haja decoro de parte a parte!Parece que alguns já viram os seus tachos cortados ( e a dor de cotovelo é terrível), mas, não se apoquentem que vai chegar a vez dos administradores!O que é chato é não chegar a todos ao mesmo tempo, assim não iriam aparecer estes artigos carregados de inveja!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Inveja? O Sr. Anónimo devia era ter vergonha na cara!

      Eliminar
  5. Como esses, nos restantes grupos AdP, é igual ou pior!!! E ninguém faz NADA!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu moro na Figueira da Foz e a situação não é melhor. É um corropio de carros da empresa Águas da Figueira entre a Figueira e Coimbra. Às vezes também vejo os caros deles na Mealhada...

      Eliminar
  6. A única solução possível: acabar com os partidos e serem colocadas pessoas com avaliação curricular, prova escrita e entrevistas, sendo q a prova escrita conte >50%... mas como sabemos, isso nunca irá acontecer.

    ResponderEliminar
  7. Dizem que a ATMAD está falida porque os clientes não pagam. Mas eu continuo a pagar as facturas da água, que não param de crescer...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Paga a fatura da água mas n é à ATMAD mas sim à EMAR de Vila Real, caso seja de Vila real, e por conseguinte esta (EMAR) é que não paga à ATMAD...

      Eliminar
    2. Então parece-me que a situação de falência da ATMAD se deve única e exclusivamente ás dívidas das autarquias a esta empresa.
      Por este andar qualquer dia deixamos de ter água nas nossas torneiras em Vila Real porque a Câmara não paga a quem deve.
      Não seria melhor pagarmos directamente à ATMAD? O meu tio em Lisboa paga a água directamente à EPAL e não à Câmara Municipal...

      Eliminar
    3. Então os municípios não são accionistas da ATMAD?

      Eliminar
    4. ora quem tem um negócio compreende que se os clientes não pagarem, vai à falência!! Este é mais um caso da impunidade que os presidentes de câmara têm! basta ir aos sites das empresas das águas de Portugal e num instante se apercebem que as câmaras também são accionistas... incrível... os próprios accionistas não pagam as contas, mas ao mesmo tempo aumentam o preço da água aos consumidores! é mesmo um negócio da CHINA!

      Eliminar
  8. Eu não disse que asfixiar cartazes, é emprego de futuro! dois carros há mesma hora é para ver quem chega primeiro,isto é produtividade e regalias. Isto é a democracia no seu melhor contenção de custos SÓ.

    ResponderEliminar
  9. Eu tenho uma casa de família numa aldeia de Trás-os-Montes e ainda ninguém me explicou porque razão é que eu anteriormente tinha água em casa e não pagava nada e agora a pago a preços mais elevados do que no Porto onde resido.

    ResponderEliminar
  10. A leitora que despoletou tudo isto, certamente tem acções na empresa que gere os pórticos da A24 e terá alguma empresa de detetives. Ah pois é, durante o dia deve ter um detetive a seguir cada trabalhador dessa empresa pois caso contrário não afirmava com tanta certeza que as deslocações são apenas casa-trabalho. Minha amiga, cá para mim ainda lá trabalhas no departamento de "estatistica". Toca a trabalhar e aumentar a produtividade

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ao Sr. Pereira deixe-me que lhe diga que eu próprio sou técnico operativo A da ATMAD e que me farto de ver estes tachistas a usarem e abusarem dos recursos da empresa, talvez o nome Mota lhe faça algum plim nessa sua cabaça, pois também me parece que somos colegas de trabalho. Se calhar você é o outro Zé que viaja chaves/vila real (trabalho/casa). E basta ter olhos na cara e alguns neurónios (não é preciso muitos) para ver que é tudo o que a senhora da carta escreveu e muito mais, basta ver algumas obras feitas como por exemplo as pagas à Factor Ambiente, obras bem pagas e muito mal feitas (tipo obras de Santa Ingrácia), a ETA de Valpaços, que dá 100% prejuizo, entre muitas outras. Resumindo, se se fizessem auditorias como deve de ser às contas da ATMAD ia ser uma desgraça para todos os tachistas, incluindo presidentes de Câmara.

      Eliminar
  11. osjornalistasnaofalham1 de outubro de 2012 às 15:35

    O que é triste é no século XXI se tratar a água como uma questão politica, e isto é muito triste!!! As criticas incidem sobre os carros e neste particular devo dizer que é um exemplo das tais gorduras que bem geridas só tinha-mos a ganhar. Mas o grande problema dessa empresa é as câmaras e a direcção da empresa estarem de costas voltadas e não se centrarem no mais importante, a qualidade da água, e não estar tão preocupados com as suas quintas. Acerca do preço da água ela é barata e isso deve-se á IGNORÂNCIA de alguns PRESIDENTES da câmara, ou seja quanto mais BARATA é a água MENOS respeito esse presidente tem por ela, e isto é um facto.
    Outro ponto se a cidade de Gaia tem a melhor rede de praias do país isto deve-se essencialmente a quem trata da água. Nesse particular os meus parabéns.
    PS eu não trabalho na empresa.

    ResponderEliminar
  12. "Senso comum significa ver as coisas por dois prismas - a forma como queremos que elas sejam e a forma como elas têm que ser"

    ResponderEliminar
  13. Esqueceram-se de referir que todos os funcionarios tem seguro de saude para o proprio, mulher e filhos, sem restriçoes, pagos pela empresa...
    Ao menos na adse desconta-se para tal e so contemplam os dependentes, ou seja, se a mulher trabalha, mesmo no privado, perde direito a adse... estes sao funcionarios de primeira!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é bem assim, sou funcionário da ATMAD, sou casado, e a minha esposa não usufrui do meu seguro.

      Eliminar
  14. Pois bem aquilo que posso dizer é que na realidade tenho dor de cotovelo de ver uns lambidos quaisquer a sairem de casa de manhã com viaturas pagas por mim e eu tenho de ir no meu e pagar todas as despesas inerentes à sua utilização. É vergonhoso que venham dia após dia pedir sacrificios quando todos assistimos a este tipo de gastos indevidos e mordomias que o país não consegue pagar e o municipio de VILA REAL não é excepçao, onde se vê gastos indevidos a toda a hora, haja vergonha e força de irradiar estes comportamentos e muitos mas muitos mais que todos conhecemos

    ResponderEliminar
  15. Amigos, ajudem a privatizar esta empresa tambem. O privado vai gerir melhor a água e as pessoas que nela trabalham! Mesmo as empresas com os melhores gestores publicos são privatizadas e são oferecidas aos grandes grupos económicos. No privado as viaturas são consideradas ferramentas de trabalho! Ofende-vos ver viaturas da PT, EDP e tantas outras empresas de serviços estacionadas à vossa porta? Há funções a que é inerente viatura, em Portugal ou noutra qualquer parte do mundo civilizado. A quem escreveu a carta desejo Paz!

    ResponderEliminar
  16. A mim que não escrevi carta alguma chateia-me não só ver os carros a terem utilizações indevidas de todas as instituições que beneficiam de dinheiros públicos, como é o caso de EDP, PT, EMAR, CMVR, entre outras, como também ver os trabalahadores a passear durante o horário de trabalho, ou em alternativa vê-los a trabalhar em part times próprios ou das caras metades, como em vendas, ou mesmo prestações de serviços, utilizando para o efeito as tais viaturas, mas não só as tais chamadas, as tais instalações e muito mais grave a influência do tal cargo, da tal posição, enfim tudo pago pelo contribuinte ou digam-me que ninguém conhece estas realidades!!!

    ResponderEliminar
  17. A ATMAD foi das poucas em empresas do grupo Águas de Portugal que recebeu medalhas de mérito por gestão empresarial (medalha de Ouro). As obras de milhões e milhões de euros executadas não tiveram derrapagens!
    A isto se chama boa gestão do capital público! Aliás que continua!
    Se todas as outras "empresas do estado", tivessem o mesmo performance com certeza que o País não estaria na situação em que está. Por este andar qualquer dia ainda vamos ter que comprar os EPI's para trabalhar em segurança.

    ResponderEliminar
  18. Fico satisfeito se ganhou os prémio de mérito, há que reconhecer no entanto deixo o desafio de talvez poderem melhorar ainda mais, talvez evitar deslocações indevidas, talvez evitar gastos desnecessários, fazendo assim um proveito adequado dos recursos.
    POr último folgo que reconheça que efectivamente no grande grosso as instituições públicas estão afundar o Portugal de todos Nós e mais em particular a N/ capital de distrito cada vez menos capital...

    ResponderEliminar
  19. A mesma coisa acontece com praticamente todas as empresas ‘públicas’.Na 'Estradas de Portugal’ passa-se a mesma coisa,mas com um pequeno requinte,como eu pude testemunhar:Enquanto ficam ao telefone durante horas(verídico!),deixam o carro a trabalhar para justificar gastos de Gasolina/gasóleo.Isto para não falar da poluição(escape+ruído).Da última vez,ficou aqui um à porta,durante quase três horas(!),ao telefone(!) com o carro ligado.Ao ponto que fui lá várias vezes para lhe dizer para desligar o carro,mas fez como se não me ouvisse,e afastou-se a telefonar(com o telefone de função,imagino).Só em combustível et telefones,dava bem para um corte de subsidio a menos,facilmente...

    ResponderEliminar
  20. Boas!
    Na EPAL, Lisboa, (Empresa do grupo Águas de Portugal) o regabofe ainda é pior, e passo a relatar: existem senhores que levam carro para casa,porque as chefias,assinam declarações que chegam ao Conselho de Gerencia, a justificar o porque de levarem os carros, situação tão aberrante que chegam quase a dizer que, se esses senhores não levassem carro para casa, faltava àgua nas torneiras dos consumidores.Autêntico faz de conta.

    ResponderEliminar
  21. Em suma todo o cidadão consegue testemunhar verdadeiros horrores de gastos brutais do dinheiro de todos, mas os N/ governantes têm a lata de vir para as tv`s com um ar "sério" exigir sacrificios em vez de verificarem todos os gabinetes um a um e iam ver como ficava Portugal, qual Suiça qual quê.
    Haja coragem e acima de tudo consciência que se está a estoirar o País que não é deles mas sim nosso...

    ResponderEliminar
  22. Ai se só fosse a má gestão... até a policia judiciaria se calou... impressionante... sem palavras ou mesmo comentários...

    ResponderEliminar