terça-feira, 20 de novembro de 2012

As crianças dos trabalhadores da NAV




Os trabalhadores da NAV, empresa pública de controlo de tráfego aéreo, ganham um salário médio de dez mil euros por mês, sendo que os funcionários com remunerações mais elevadas atingem os 12 500 euros mensais. No entanto, no mundo da NAV estes salários não são suficientes e as receitas que obtém são gastas em luxos. Este ano foram gastos quase 22 mil euros em serviços de "acompanhamento e entretenimento" das crianças dos trabalhadores no Verão. Em 2011 a história foi a mesma.

8 comentários:

  1. Os trabalhadores da NAV referidos estão lá por «cunha»? Carreirismo político? Qualquer um, e qualquer um é mesmo «qualquer um», pode fazer o que eles fazem? Vocês sabem que se for necessário meter no chão todos os aviões que estão neste momento no ar, não há pistas que cheguem? Ando poucas vezes de avião, mas quando ando sinto-me mais descansado se o tipo que vai aos comandos, e os marmelos que estão cá em baixo forem competentes... Por paradoxal que vos possa parecer até quando ando cá por baixo fico mais descansado por saber que não me vai cair um avião em cima...
    Entrámos numa de caça indiscriminada a quem ganha bem? Então comecem pelo futebol, sigam para a televisão, e mantenham-se pela política (com milhares e milhares de «representantes do povo» a sacarem-nos dinheiro todos os dias, sem fazerem nada de nada para o merecer)... Cobiça por cobiça o melhor é cobiçar o Cristiano Ronaldo, ou um dos muitos gordos e gordas que nem sabem fazer pantominas e são apresentadores de televisão...
    José

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem que não sou eng. mecânica e não trabalho na airbus ou noutra qualquer companhia que desenvolva, projecte e produza aviões, porque depois deste comentário, ficava com uma tremenda vontade de deixar de ser competente, porque basta a competência dos funcionários da NAV (paga a peso de ouro) para manter os aviões no ar!

    ResponderEliminar
  3. O anónimo lá em cima (vá se lá saber porque terá medo de dar a cara) acha que os trabalhadores da NAV ganham tão pouco que é preciso que a empresa gaste recursos em atividades de ATL para os filhos dos seus funcionários? Será que esses funcionários não recebem (e bem!) mais do que suficiente para serem eles a suportar esses gastos? Será que o anónimo não será um dos beneficiários desta pouca vergonha? Fica a pergunta no ar.

    ResponderEliminar
  4. Comparem o salário dos controladores aéreos em portugal com os restantes países e depois vejam se eles ganham assim tão bem.. As características físicas e psicológicas necessárias para a execução das tarefas de um controlador aéreo aliado a uma pressão constante, responsabilidade imensa e degaste rápido obriga a compensações... Controlador de tráfego aéreo é a profissão de maior stress e de degaste mais rápido que existe.. Não sou controlador de tráfego aéreo mas fiz provas para tentar entrar na carreira, algo que qualquer português pode tentar. Tem é de estar pronto para abdicar de uma vida normal..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em termos de salário/produtividade são os mais bem pagos do mundo e que se reformam mais cedo e com a reforma a 100% aos 55 ou 57 anos. Se lhes derem mais uns cobres valentes passa-lhes o esgotamento e ficam o mais tempo que podem.
      (rejuvenescem).
      Estão muito bem organizados e mandam na empresa onde os restantes trabalhadores ( alguns muito mais qualificados) são mediocremente pagos.

      Eliminar
  5. Eles trabalham 24 por 24 horas, num dos trabalhos de maior stress que existe. somos um país que recebe muitos voos no verão. já tentaram arranjar creche no verão? ou à noite?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tangas ! Trabalham 12 horas reais por semana com equipas sobredimensionadas, E quanto a stress, no centro da europa -talvez.! O controlo de Torre qualquer miudo de 10 anos consegue fazer. O Regional em Lisboa com a tecnologia desenvolvida por engenheiros que ganham 1/4 é como jogar ao game boy. Acho bem que ganhem o máximo que conseguem. mas a exigência suprelativa da profissão (cá) é uma grande fantasia. Além disso na NAV os dotes para CTA parecem ser hereditários.

      Eliminar
    2. Muito bom Anónimo!

      Eliminar