sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

As prendas da NAV


O Má Despesa já deu conta do luxo de cinco estrelas que foi o jantar de Natal da NAV (Navegação Aérea de Portugal), a tal empresa pública com quase mil funcionários onde parece que vale mesmo a pena trabalhar. Agora foi publicado o contrato relativo aos “presentes de Natal”. Foram uns 7.500 euros em brinquedos para os filhos dos funcionários.  

6 comentários:

  1. No entanto, como certamente sabe, a NAV não depende do orçamento de estado, pelo que esse dinheiro (€7.5 de esbanjamento por funcionário, de acordo com o seu post) não foi subtraído ao erário público. A existência deste blog torna-se muito mais justificada quando os seus posts reportam más despesas públicas efetivas.

    ResponderEliminar
  2. Caro anónimo, como certamente sabe, a NAV pertence ao sector empresarial do Estado e actua sob a tutela financeira do Ministério das Finanças. Ou esta empresa já foi privatizada e só o leitor "anónimo" é que conhece tal facto?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro blogger,

      Não sou o anónimo de 15 de fevereiro. Contudo gostaria que tivesse mais atenção na verificação dos factos das denúncias que recebe, sob pena de este passar a ser apenas mais um espaço sensasionalista, tendencioso e ignorante, contribuindo apenas para a desinformação.

      É verdade que a NAV ainda é uma empresa pública, onde o estado detém 100% do capital, mas no mesmo site onde encontrou o relatório de contas de 2011, poderia consultar o documento que relata o esforço financeiro público desta mesma empresa: http://www.nav.pt/Ficheiros/27_Esforco_Financeiro_Publico_2011.pdf

      Como poderá observar, a NAV não depende do orçamento de estado. Aliás, além das contribuições sociais e fiscais da sua actividade e dos seus trabalhadores, ainda pagou 3 milhoes por ano em dividendos ao estado.

      Não me parece assim, que as regalias que a empresa decide dar aos seus trabalhadores tenham vindo do erário público como afirma.

      Se tiver curiosidade, poderá obter mais informações sobre a empresa NAV no site: http://www.nav.pt/Noticia.aspx?CNoticia=90

      Eliminar
    2. RR
      Os trabalhadores da NAV ,caso tenham interesse em saber,São pagos pelo eurocontrol!!!

      Eliminar
    3. Caro Rui de 23 de Fevereiro, presume-se que saiba como são apurados os dividendos a entregar ao Estado. Então, com base nisso, pode ir fazer as contas, incluindo o valor da despesa em apreço, caso esta não tivesse sido gasta nestes "bens essenciais" e veja qual o valor de dividendos que teria para entregar ao Estado. E muito nos espanta que perca o seu tempo num blog que considera estar próximo de tornar-se um espaço sensaCionalista, tendencioso e ignorante.

      Eliminar
    4. Antes de mais, não sou nenhuma das pessoas que comentou até agora este post.

      Não é uma questão de perder tempo a ver este blog, nem quero entrar pelas opiniões se este blog é sensacionalista. É uma questão de opinião e todos nós temos direito a uma.

      Bom, tendo em conta que o orçamento da NAV não depende do orçamento do estado e ainda escreveu o último comentário, opino que:

      é bastante comum as empresas (publicas ou privadas) fazerem jantares de convívio entre os seus funcionários. Se este jantar + prendas não representou uma despesa pública e causou a revolta fundamentada pelo anterior comentário, suponho que também se revolte com todas as empresas privadas que fazem jantares e que sobre esses "custos essenciais" não paguem IRC e outros impostos. Se essas empresas não fizessem jantares o estado receberia mais.

      Estou correcto?

      Aproveito e dou os parabéns pelo excelente trabalho neste blog. Não concordo com tudo, mas admito a importância do mesmo.

      Eliminar