segunda-feira, 29 de abril de 2013

Os representantes de Cavaco Silva nas regiões autónomas



Numa altura em que tanto se questiona a utilidade prática do Presidente da República, o qual, inclusive, teima em viver na obscuridade no que respeita à prestação de contas perante os portugueses, o Má Despesa lembrou-se que Belém tem um representante em cada uma das regiões autónomas, os denominados "Representantes da República". Se existem dúvidas quanto à dispensabilidade deste cargo político, basta consultar o respectivo estatuto para dissipá-las, tendo em conta as respectivas competências. Da análise desse mesmo estatuto, conclui-se também que este cargo político é dos mais apetecíveis a nível nacional. Vejamos algumas das regalias do Representante da República:
  • tem um vencimento correspondente a 65%do vencimento do Presidente da República;
  • tem direito a um abono mensal para despesas de representação no valor de 40% do respectivo vencimento;
  • tem direito a veículos do Estado para uso pessoal, tanto na respectiva região autónoma como no território continental da República;  
  • tem direito a residência oficial;
  • tem outros direitos, nos quais se incluem segurança pessoal.
E é óbvio que o Representante da República precisa de apoio no cansativo exercício das suas funções. O gabinete do representante de Cavaco Silva na Madeira conta com o chefe de gabinete, um adjunto-principal, três adjuntos e duas secretárias, fora motoristas e guarda-costas. O gabinete do Representante nos Açores é maior, tendo mais um adjunto e mais duas secretárias do que o seu colega na Madeira. 

Imagem: Palácio de São Lourenço, monumento nacional localizado no centro histórico do Funchal. É a residência oficial do Representante da República na região autónoma da Madeira. 

2 comentários:

  1. E quem aprovou toda a legislação que permite esta situação foi a evolução na continuidade do PS e do PSD...

    ResponderEliminar
  2. E querem estes gajos que nos assaltam o bolso todos os dias em nome da austeridade que os levemos a sério!...Os senhores andam a brincar com o pagode e a fome é má conselheira, senhores políticos de meia tigela e do bolso cheio...

    ResponderEliminar