terça-feira, 16 de abril de 2013

Quer ser funcionário público? Vila Flor resolve



Numa altura em que tanto se fala do despedimento de funcionários públicos, eis que o município de Vila Flor decide contratar 44 funcionários. Sim, vale a pena ler o e-mail enviado por um leitor:
"Na passada sexta-feira foi colocado no DR o seguinte anúncio http://dre.pt/pdf2sdip/2013/04/072000000/1230812309.pdf, pelo qual a câmara municipal de Vila Flor lança concurso para a contratação, por quatro meses, de 44 novos funcionários para desempenharem funções na piscina municipal e campo de campismo locais.
Se já surpreende o número elevado de vagas na actual conjuntura (crise e ano de eleições) e para os equipamentos em questão, mais surpreende o facto de o concurso ser aberto em Abril, estar concluído na melhor das hipóteses em Maio e a piscina fechar três meses depois em Agosto, segundo se vê no site da Câmara (http://www.cm-vilaflor.pt/desporto/13). Segundo o aviso de abertura de concurso, alguns dos seleccionados desempenharão funções de venda de bilhetes e vigilância na piscina. Outros dos seus futuros colegas desempenharão funções de conservação de equipamentos, muito embora os requisitos mínimos sejam a escolaridade obrigatória.
É também curioso que a este concurso não se possam candidatar funcionários da câmara que já possuam postos de trabalho idênticos. Presumo que devem estar já ocupados nas outras piscinas de Vila Flor..."

21 comentários:

  1. Neste texto o que me surpreende é a ignorância de quem o escreve.
    Vejamos, o autor fica surpreendido porque a CM de Vila Flor vai contratar por 4 meses funcionários para os equipamentos de lazer do município, se o concurso estiver concluído no decorrer do mês de Maio é só fazer as contas e concerteza chegará à conclusão que de Maio a Agosto vão 4 meses (surpresa!!!). Se na actual conjuntura o autor acha que contratar 44 assistentes operacionais para desempenhar as funções que o anuncio especifica é surpreendente informo-o que um assistente operacional recebe de vencimento qualquer coisa na ordem do salário mínimo (deve ser algo que vai atrair centenas ou até milhares de pessoas de todo o país, do estrangeiro até quiça). Para terminar vou deixar aqui um aparte, é melhor para o país pagar o salário mínimo a um assistente operacional para desempenhar funções de assistente operacional ou pagar 1500€/mês a um técnico superior para na maior parte das vezes fazer trabalho administrativo?

    ResponderEliminar
  2. Vila Flor: 8.000 habitantes. 19 presidentes de junta de freguesia, 19 presidentes de assembleia, 1 presidente de câmara, 1 presidente de assembleia, 4 vereadores, 47 secretários, 19 tesoureiros, 90 deputados. Tudo somado: 200 políticos no total!!!!... Por cada 40 munícipes há 1 político!!!!... Mais palavras para quê?!...

    Se adicionarmos aos 200, os funcionários da câmara e das freguesias, nem sei onde isto vai parar... Mas sei que não é possível continuar a alimentar este tipo de «elefantes».

    José

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pensei que o Sr. José estivesse a brincar ou a exagerar... Mas pelos vistos não (contudo, só consultei a Wikipedia)... 19 freguesias!!! Isto só podia dar o estouro...

      Eliminar
    2. Mas não dá estouro nenhum. Analise as contas do Município.

      Eliminar
    3. 90 deputados? 47 secretários? Explique-se...

      Eliminar
    4. Despejar números só por despejar, sem conteúdo e descontextualizados só podia dar uma análise errada.

      Eliminar
    5. Continhas todas feitas aqui:

      http://oportugalbipolar.blogspot.pt/2013/02/reestruturacao-do-estado-onde-cortar-4.html

      por uma alma caridosa cheia de paciência para inventariar o descalabro deste país, incluindo os números referidos sobre Vila Flor.

      Portugal tem 60.750 «representantes do povo»!!!!!!......

      Nova Iorque tem uma população de aproximadamente 8.300.000 de habitantes (Portugal tem 10.500.000) e não tem, nem precisa de, 60.750 representantes do povo para ser governada... Entre políticos e polícias nessa cidade não se contam 60.750 cidadãos americanos (polícias são menos de 35.000)...

      Mas contextualizemos: por exemplo Vila Flor recorreu ao PAEL? É que neste site não é (mas devia ser) possível contextualizar isso e muito mais:

      http://www.cm-vilaflor.pt/orcamento/

      como por exemplo o prazo de pagamento das facturas...

      José

      Eliminar
    6. Segui o link indicado pelo José e a dimensão do problema está lá à mostra…
      Como preenchi recentemente a minha declaração de IRS considero, no mínimo, ignóbil (mas a vontade de usar calão para caracterizar isto é extrema!) a defesa deste estado de coisas, que só pode ser feita por quem por interesse próprio – exclusivamente – as quer manter.
      Realmente é muito fácil cortar na despesa: basta desparasitar ou despartidarizar, como se queira, que Portugal facilmente mudará de vida. Num país normal, este tipo de autarquias não passavam de casos de polícia e de tribunais.
      Luis Soares

      Eliminar
    7. Já agora: a informação sobre as contas deste município, disponível no site do próprio município, é muito espartana. Não deve ser por falta de políticos encartados, e funcionários, que ela não é completa e actualizada... ou será que esta gente pensa que não tem de dar satisfação, sobre a forma como gasta o dinheiro que não lhes pertence?

      Eliminar
  3. uma coisa.. quanto ganham os das freguesias???

    ResponderEliminar
  4. Não sei se 44 funcionários é muito ou pouco mas, tirando isso, o anúncio parece-me lógico. Não vejo onde está o problema. São precisas pessoas para trabalharem durante a época balnear nas piscinas e parque de campismo. Faz-se um contrato de 4 meses, Maio-Agosto. O leitor parece-me baralhado ou, então, há outras agendas...

    ResponderEliminar
  5. Se o dinheiro fosse para salvar um banco ou pagar férias principescas na Colômbia, estava tudo bem.
    Como estão a dar trabalho a 44 pessoas, já é um crime.
    Pior ainda, estas pessoas vão ter mesmo que trabalhar. Pena que seja só por 4 meses.
    Assim se vê para quem trabalham os "jornalistas" e "comentadeiros" deste país.

    ResponderEliminar
  6. Não consigo perceber aonde está o escândalo de contratar 44 assistentes. Devo dizer que o município em causa não é dado a esbanjamentos. Tem as contas em dia, são correctos e se calhar deviam até ser mais ousados.

    ResponderEliminar
  7. Em bom transmtano só posso classificar esta gente como sendo uma cambada de burros e nabos. Saiam do vosso pedestal em Lisboa. Analisem primeiro as contas do Município, as obras que foram feitas e depois digam alguma coisa acerca da gestão municipal. Estas contratações já são feitas há mais de 30 anos para o periodo da época balnear no parque de campismo e piscina municipal que ainda no ano passado foi considerado uma dos 10 melhores pela revista Visão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se este município tivesse de se governar com a riqueza que lá se produz, incluindo a da tal «obra feita», já tinha deixado de ser município há muito tempo.

      Eliminar
    2. Mete dó a burrice de alguns comentadores. Vila Flor é a 2ª Cãmara do Distrito (para aqueles que não sabem, pertence a Bragança)com menos dívidas. Tudo o que os iluminados de Lisboa e afins têm, nós temos a dobrar. Piscinas cobertas gratuitas, piscinas de água fria e parque de campismo, cinema, quase gratuito, parques de estacionamento cobertos gratuitos, enfim, um se número de coisas que nem vale a pena mencionar e VÊM estes iluminados dizer que dar emprego por um breve período de 4 meses a 44 pessoas pagando-lhe o ordenado mínimo, é um desperdício. Senhores iluminados, não querem candidatar-se?

      Eliminar
    3. anónimo
      Caros,amigos eu até ficava satisfeito desde que houvesse equidade nessa colocação, ou seja ir buscar esse pessoal a todas as aldeias pertencentes ao concelho,mas esse EX Presidente era dado a ajudar a desertificar algumas aldeias.Espero que o reçém eleito não lhe tenha ficado com os livros.

      Eliminar
  8. Como é que isto é possível. Trabalho perto de Vila Flor e asseguro que:
    - O parque de campismo está às moscas.
    - A piscina municipal está às moscas.
    - A própria Vila Flor está às moscas. Se eu mandasse não eram precisos nem 15 funcionários para manter a VILA INTEIRA.
    Isto no fundo são pagamentos de votos ao mesmo tempo que se assegura o próximo mandato.
    Enquanto não houver uma forma eficiente de controlo deste sistema corrupto que são as eleições autárquicas, e dsta cambada de sanguessugas que são presidentes vereadores e outros que tais, vamos continuar no regabofe do costume à pala do nosso dinheiro. Tenho nojo desta gente!

    ResponderEliminar
  9. Eu nao vejo mal nenhum em abrir concurso publico para as piscinas, o mal que eu vejo e que so dao o trabalho a quem eles querem, oo concurso e para tapar os olhos as pessoas. Acho que devia haver uma fiscalizacao porque ali so entra quem tiver cunhas.

    ResponderEliminar
  10. Municipio de vila flor são tudo uma cabada de interesseiros, só dão trabalho a quem andar com presentes tipo azeite, cordeiros, queijos etc.

    ResponderEliminar
  11. Bom dia,eu vivo no concelho de vila flor e o que me deixa mais triste, é ver os jovens ir embora porque, o nosso municipio não faz nada para que a vila possa evoluir.Vila flor parece uma aldeia, abrem concurso no verão para o parque de campismo mas só dão trabalho a quem eles querem e então a vereadora é uma falsa, interesseira, que só visto,eu tenho desgosto de viver aqui. Se fosse hoje nunca que tinha construido cà, ainda vamos a ver se não ponho tudo á venda.

    ResponderEliminar