quinta-feira, 2 de maio de 2013

O caso do aeródromo municipal de Ponte de Sor



O Má Despesa partilha mais uma interessante denúncia de um leitor, enviada por e-mail:
"É incrível que a Câmara Municipal de Ponte de Sor tenha já gasto cerca de 8 milhões de euros (valores obtidos a partir do portal BASE) num "aeródromo" municipal sem que sejam púbicos os estudos que levaram à  decisão de construir uma infra-estrutura desta dimensão. Foram feitos estudo de procura?  Estudos de viabilidade? Foram avaliadas as necessidades locais e regionais? Qual o prazo previsto de retorno do investimento?
Numa altura em que todos são chamados a contribuir é obrigatório questionar-se a utilidade e a pertinência deste tipo de investimentos que continuam a passar despercebidos. Enquanto existem autarquias que têm de ser socorridas financeiramente outras há que continuam a esbanjar milhões sem se perceber bem a necessidade. A isto acresce que o Aeródromo de Ponte de Sôr está há anos encerrado ao tráfego aéreo em geral. Segundo o NOTAM (aviso à navegação aérea) SÉRIE D 126/13: PISTA 03/21 FECHADA PARA  TRABALHOS DE REPAVIMENTAÇÃO, EXCEPTO PARA OPERAÇÕES DA EMA S.A. E ENTIDADES LOCAIS. PISTA SEM SINALIZAÇÃO DE FECHO. 
Quem conhece este aeródromo sabe que é mentira que se estejam a realizar quaisquer obras de repavimentação há mais de 2 anos. E a existirem estas obras, não se compreende como é uns podem utilizar o aeródromo e outros não? Afinal de contas a eventual perigosidade das obras distingue as aeronaves? Mais, um aeródromo de uso público tem obrigatoriamente que estar aberto a todos os operadores em regime de igualdade, coisa que no caso concreto não se passa. Apenas as aeronaves da mal fadada EMA (Empresa de Meios Aéreos do Estado) e aeronaves "residentes" no próprio aeródromo o podem utilizar. 
No fundo estamos perante uma clara violação do disposto no DL 187/2007 com a redacção dada pela publicação do DL 55/2010 que, no seu artigo 2.ª al. b) e c), distingue 
b) «Aeródromo de uso privado» o aeródromo não aberto ao tráfego aéreo em geral, utilizado apenas pelo seu proprietário ou por quem este autorizar;
c) «Aeródromo de uso público» o aeródromo aberto ao tráfego aéreo em geral;

A entidade reguladora (Instituto Nacional de Aviação Civil) nada diz e nada faz a este respeito. Os contribuintes continuam a ver o seu dinheiro esbanjado e as aeronaves que deveriam poder usufruir de uma infraestrutura pública continuam a não poder fazê-lo."

11 comentários:

  1. País da treta, políticos da treta, povinho de tansos que se deixam esfolar para pagar o forróbódó...

    ResponderEliminar
  2. A Câmara de Ponte de Sor tem disponível uma verdadeira pérola sobre este aeródromo no site:

    http://www.cm-pontedesor.pt/upload/doc_aerodromo_site.pdf

    onde se pode ler:

    «Perspetiva-se uma subida de classificação do Aeródromo, para classe III, que obrigará ao controlo de trafego aéreo, bem como à construção de instalações adequadas para observação da área de manobra e áreas adjacentes, ou seja de uma torre de controlo.
    A posição geográfica do aeródromo constitui uma mais-valia à realização de voos, quer pela sua localização central no país, quer pelo seu espaço aéreo livre de obstáculos, sem restrição de operações.
    As condições de operação da pista, as infraestruturas técnicas existentes (Hangares), bem como a disponibilidade de terreno para futuras construções, potenciam a continuidade de investimentos na área aeronáutica.
    Também a proximidade da infraestrutura relativamente à albufeira de Montargil, permite promover os investimentos existentes na área do turismo, bem como a criação de outros.»

    Ou seja, este monstro foi construído porque:
    1. o espaço aéreo está livre de obstáculos,
    2. o turismo na barragem de Montargil.
    Mas ainda falta uma torre de controlo, e existe potencial para continuar a fazer «investimentos» aeronáuticos...

    Espantoso!!!!!!!!!!!!!!!!!!...

    E ninguém está preso?

    AM

    Já agora: Ponte de Sôr tem 120 políticos encartados nas autarquias (fora os reformados e pendurados) mais 293 funcionários (só na Câmara!) para 17.000 habitantes.
    Não há quem acabe com isto?

    ResponderEliminar
  3. Isto é mesmo uma escandaleira...

    Também daqui:

    http://www.cm-pontedesor.pt/upload/doc_obrasmunpsor.pdf

    se pode verificar qua a obra em curso mais dispendiosa é o novo edifício dos Paços do Concelho: 3.000.000 €.

    E depois queixam-se que não há dinheiro para a saúde a educação, etc, etc, etc... mas os burocratas estão bem instalados.

    AM

    ResponderEliminar
  4. O dinâmico presidente da CM de Castelo Branco, está em vias de poder apresentar ás forças vivas do distrito, um dos seus últimos grandes empreendimentos:
    Novo Aeródromo a estrear, para a protecção civil (!) e naturalmente para o transporte aéreo (?).
    Sobre o de Ponte de Sôr:
    Construído com o mesmo paleio de sempre: Protecção Civil, base (aérea) dos aviões de combate a incêndios.
    Ali ao lado, cerca de 30 Km, a antiga Base Aérea nº3, pistas, áreas de estacionamento, hangares, depósitos de combustível à disposição. Operativa quando ali há actividades com as tropas pára-quedistas.
    Quando há anos veio a público o futuro Aeródromo de Ponde de Sôr, falou-se de 15 milhões.
    Procurei denunciar o caso: sob a batuta de António Costa MAI, uma base aérea para a famigerada Empresa de Meios Aéreos?
    E em Tancos, perante a vantagem de ali operar meios militares e civis, a quase certa resistência da chefia do Exército, porque sim.
    Somos assim.

    ResponderEliminar
  5. O aerodromo particular do sr Carlos Saraiva

    ResponderEliminar
  6. O mais grave é quo montante gasto no aerodromo é superior ao dobro do que aqui anunciam. mais do dobro. E ainda querem lá fazer um hotel para um polo universitario com a universidade da Beira Interior!!! Loucuras dum Presidente, do seu amigo Carlos Saraiva e da incompetetencia de quem lhe dá 85% do investimento, a fundo perdido, sem qualquer estudo de viabilidade

    ResponderEliminar
  7. E porque não investigam quem ocupa os hangares do aerodromo sem pagar um tostão?

    ResponderEliminar
  8. É só dinheiro mal gasto, ainda falta o preço para equipar a torre do controle de trafego, mais as licenças mais operadores e bombeiros permanentes, e vigilantes, fica a brincadeira barata, para os habitantes que não vão utilizar pagar.

    ResponderEliminar
  9. e agora que o aeródromo já funciona, que leva investimento e movimento ao concelho, que traz visibilidade internacional a ponte de sor, que gera postos de trabalho bem necessários, não há nada de novo para falar mal?
    quem não sabe mais vale estar calado ou focar-se no trabalho e deixar os outros trabalharem porque nitidamente sabem o que fazem

    ResponderEliminar
  10. os invejosos devem estar roídos porque ja não conseguem inventr nda para falar mal...
    os resultados estão à vista, como bem referem
    que falta de visão que certas pessoas têm, mas já que são assim, deixem trabalhar quem utiliza de forma construtiva o seu tempo e as suas forças
    deviam fazer o mesmo!

    ResponderEliminar
  11. Actualmente como está a situação do aeródromo? estou a fazer um trabalho acerca dessa infraestrutura.Obrigado.

    ResponderEliminar