sexta-feira, 28 de junho de 2013

No seu município também é assim?




Um leitor do Má Despesa respondeu ao nosso apelo e contou-nos como a autarquia de Matosinhos utiliza os carros de serviço:
"Na Câmara Municipal de Matosinhos todos os vereadores levam o carro oficial para casa para fins particulares. Todos os dias, incluindo aos fins-de-semana. Todos os gastos, como combustível, portagens e  outros custos são suportados pela Autarquia. Ou seja, pelo OGE. O motorista particular do presidente de Câmara, Guilherme Pinto, transporta não só o autarca para cerimónias oficiais e afins, como habitualmente recebe instruções para levar os filhos do autarca à escola. É um carro oficial topo de gama para fins públicos e ... privados. O mesmo sucede com os presidentes das empresas municipais. Assim vai Portugal: "uns vão bem, outros mal."


O Má Despesa anda à procura deste tipo de maus exemplos que não se encontram publicados em fontes oficiais, pelo que pede a ajuda dos leitores na descoberta - e divulgação- de situações similares.  Não hesite em enviar e-mail para madespesapublica@gmail.com, caso tenha conhecimento comprovado de autarcas, e "tudo à volta", que utilizem os carros de serviço para fins indevidos/pessoais.

13 comentários:


  1. http://www.einforma.pt/servlet/app/portal/ENTP/prod/ETIQUETA_EMPRESA/nif/MzM4MDA5ODg4/

    ResponderEliminar
  2. A dias li o que o Má despesa publica publicou sobre o Boletim Municipal de Almada.
    Eu vivo no concelho do Seixal e o boletim Municipal do Seixal chega a todas as casas do concelho através da distribuição pelas caixas do correio, este mesmo boletim tambem é deixado em quantidades em lugares publicos como cafés, clubes, associações, e este mesmo boletim uma vez por mes é distribuido tambem nas estações da Fertagus do Fogueteiro, Foros de Amora e Corroios.
    penso que existe aqui uma sobreposição exagerada de boletins municipais e gastos alem do necessario.

    ResponderEliminar
  3. Se não houver consequências, isto é, alguma forma de evitar efectiva e legalmente estas situações, a denúncia e a tomada de conhecimento apenas serve para nos irritar e desanimar ainda mais; quanto a consequências políticas nem vale a pena falar...

    ResponderEliminar
  4. Nesta data, através de e-mail, chamei a atenção da Câmara Municipal de Matosinhos para a conveniência dela comentar este post (desmentindo, confirmando ou contextualizando).
    Trata-se obviamente comportamentos que, a serem confirmados ou não desmentidos, assumem uma particular gravidade.

    ResponderEliminar
  5. é por isto que o país está mal???? meu deus com tanta gente a roubar vem cá com tostões...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O roubo é de cima a baixo e da esquerda para a direita. Somos endemicamente todos corruptos, ou silenciamos a vigarice. A educação começa na escola: o golpe, o copianço, o esquema, não são denunciados e os seus autores vão passando - incólumes - de ano até serem licenciados...
      Fazendo sempre o mesmo na sua vida, esta gente ocupa os mais diversos cargos na sociedade, juízes, políticos, empresários, sindicalistas, funcionários das finanças, bancários, jornalistas, médicos, etc, etc, etc... através do jeito, do esquema, da cunha e compadrio, ou simplemente do roubo à descarada tipo pilha galinhas...
      Ninguém vai preso, ninguém é responsabilizado, são tudo bons rapazes e raparigas, e a corja vai-nos chupando a sangue até já não haver nada para tirarem.
      Enquanto não identificarmos a corrupção como o maior dos nossos males não vamos lá. Cada um mete a mão no pote na medida do que pode: se só chega ao açucareiro rouba açucar, se à carteira rouba notas, se ao banco é aos milhões... Mas a matéria prima de que esta gente é feita é sempre a mesma... e o resultado também: cada um rouba o que pode.
      Até quando vamos aguentar isto?

      Eliminar
  6. Na Câmara Municipal do Seixal cada vereador da CDU/PCP que tem a maioria política na Câmara tem um carro atribuído. São 5 vereadores e um presidente. Os cinco vereadores têm cada um carro atribuído um Toyota Prius hibrido que abastecem de gasolina pago pelo dinheiro do erário público e que usam para serviço e para os seus afazeres e lazer particulares, deslocam-se neles para virem para a camara e para regressar a casa. Levam o carro para casa e ficam com ele incluindo aos fins de semana. As reparações do carro são pagas pela Câmara e a gasolina também mesmo nos fins de semana. O Presidente tem 2 carros só para ele tem um Toyota Prius hibrido que usa sem motorista leva-o para casa e ao fim de semana também. Abastece de gasolina pago pela Câmara como todos os outros dos vereadores mesmo no fim de semana. Tem também um BMW com motorista que é para seu uso exclusivo também abastecido pela Câmara. O BMW usa sempre que quer apenas não o leva para casa porque tem motorista que mesmo que algum dia o leve a casa depois vai meter o carro na garagem. Como o Presidente tem um Prius também as deslocações de casa para o trabalho e do trabalho para casa são quase sempre no Prius. O Presidente tem 2 carros que lhe estão atribuídos. Se tivermos em conta que a Câmara está falida dá para perceber a falta de vergonha desta gente.

    ResponderEliminar
  7. Rui Carvalho se fizermos as contas não são assim uns tostões porque há 308 Municípios e 400 empresas municipais e toda esta gente vereadores presidentes, e administradores de empresas usam carros com gasolina paga pelo estado para as deslocações pessoais para além de outros gastos de telemóvel cartões visa etc.
    É muito dinheiro e é imoral. Um trabalhador que ganha o ordenado mínimo tem de pagar os transportes para ir para o trabalho então os senhores vereadores e srs presidentes não podem custear as suas próprias deslocações?

    ResponderEliminar
  8. A Câmara do Seixal acaba de fazer um protocolo com o Benfica em que dá ao Benfica um dos melhores terrenos que tem na Qta da Trindade Seixal com vista para o rio em troca de um campo de futebol que o Benfica lhe vai dar. Isto é uma má despesa porque a Câmara não precisa de mais campos de futebol e o terreno dado é do município de todos os munícipes e poderia ser utilizado para melhorar a qualidade de vida dos moradores fazendo um jardim um parque verde de que o concelho do Seixal está tão carenciado. Trocar um terreno de 35000 m2 por um campo de futebol é delapidar o património da Câmara é um mau negócio. É caricato no momento em que o Brasil se manifesta contra os gastos com futebol o Presidente da Câmara do Seixal da CDU faz compra de campos de futebol que paga em terrenos do erário público.

    ResponderEliminar
  9. Não recebi ainda qualquer comentário como resposta ao e-mail que enviei no passado dia 28 de Junho à Câmara Municipal de Matosinhos.
    Não tendo havido desmentido do que foi noticiado por este blogue, poderei concluir pela autenticidade dos comportamentos relatados naquele blogue.
    De facto, é por estas e por outras "poucas vergonhas" como as relatadas, umas de maior valor, outras de menor (chamem-lhe tostões, chamem...)que o País está mal como está, a dois passos da bancarrota.

    ResponderEliminar
  10. Na camara de ribeira de pena é igual e neste país ninguem prende estes ladrões, sim porque são ladrões que todos os dias roubam a camara em gasolina, portagens etc

    ResponderEliminar