terça-feira, 25 de junho de 2013

O seu autarca é estróina na utilização do carro de serviço?



É conhecido e sabido que neste país muitos membros dos executivos municipais-e das empresas locais- utilizam os carros públicos para fins privados. Até há quem se demita sem cerimónia quando lhe tiram esse particular direito, como foi o caso da ex-directora da Águas de Santarém, Marina Carreiro Ladeiras. Há um pouco de tudo e até situações em que o carro serve para o motorista. No município da Azambuja, e como já foi noticiado pelo jornal O Mirante, é o motorista do presidente da autarquia que usa a viatura oficial para se deslocar diariamente entre Lisboa e Azambuja, visto residir na capital. Segundo o jornal, a situação dura desde o primeiro mandato do presidente Joaquim Ramos, eleito em 2002, e "o carro da presidência, um Audi A6 comprado já este mandato, passeia todos os dias entre a capital e o concelho de Azambuja muitas vezes só com o motorista, que reside na capital. O presidente tem casa em Lisboa, para onde pontualmente se desloca, mas no dia-a-dia permanece sobretudo em Azambuja, como é possível constatar. O presidente da câmara mora nas imediações da igreja, muito perto do edifício da câmara para onde vai a pé." E atenção que a pândega não fica por aqui, pois até o cão do presidente de câmara da Azambuja já foi ao cabeleireiro a Alenquer de motorista e viatura oficiais, segundo o jornal Fundamental
Convém recordar, e a título de exemplo contrastante, que os autarcas da rica Dinamarca têm direito ao passe de transporte público para as viagens entre a residência e o local de trabalho.


O Má Despesa anda à procura deste tipo de maus exemplos que não se encontram publicados em fontes oficiais, pelo que pede a ajuda dos leitores na descoberta - e divulgação- de situações similares.  Não hesite em enviar e-mail para madespesapublica@gmail.com, caso tenha conhecimento comprovado de autarcas, e "tudo à volta", que utilizem os carros de serviço para fins indevidos/pessoais.

1 comentário:

  1. Na ES Alvide vejo com frequencia uma carrinha da CMC discretamente a certa distancia da entrada e que recolhem alunos. Mas o que chama mais a atençao é que CMC deve ter mais viaturas que a UE. Não se anda nas ruas de Cascais sem que nos cruzemos com varias viaturas: camara, cultura,policia,obras, proteçao civil...ver a gestão aparentemente rica cria um anseio de nos debates para a proxima eleiçao autarquica se saiba numeros e factos reais que ajudem a escolher bem.A maioria absoluta que o presidente que se renunciou foi obtida com menos de 20% dos eleitores. Uma vergonha para os 63% que preferem ir as manifestaçoes de abaixo a troika a votar.
    O presidente que agora se candidata obteve a "boleia" um pouco oportunista dum ano de substituiçao do Capucho =jogadas que ficam mal.

    ResponderEliminar