quinta-feira, 18 de julho de 2013

As super festas de Corroios


Corroios é uma vila do concelho do Seixal, com 47 661 habitantes. Em termos de habitantes, é a segunda vila mais populosa de Portugal, após Algueirão-Mem Martins. Só assim se pode explicar a grandiosidade das festas que a Junta de Freguesia está a preparar entre os dias 23 de Agosto e 1 de Setembro. Aqui seguem exemplos de despesas encontradas no Portal Base. E isto parece ser apenas um “cheirinho” do que aí vem, tendo em conta as edições anteriores.

1. Aluguer de tendas: 25.100 euros
2. Concerto com os Deolinda: 10.000 euros
3. Concerto dos Xutos e Pontapés: 38.000 euros
4. Revista das Festas: 10.500 euros
5. Fogo de artifício: 7.200 euros

24 comentários:

  1. As festas de corroios são pagas, não sei se dão lucro ou despesa mas era mais interessante do colocar gastos avulso.

    ResponderEliminar
  2. Seria interessante, para efeitos de objetividade e rigor, que estas despesas fossem contrapostas com as receitas: os alugueres dos stands, as receitas geradas pelo evento. É que as Festas de Corroios chamam imensa gente e têm muita participação de comerciantes e feirantes, portanto é preciso analisar as receitas e contrapor...

    aí sim, seria possível afirmar que isto é má despesa pública. Assim apenas se pode especular que seja, e fartos de especulações já andamos todos. Os dados de edições anteriores em termos de receitas são públicos?

    Como é a primeira vez que comento, queria só deixar os parabéns aos autores do blogue, que é muito útil...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Reforço que no fim se recolha o saldo e cá estaremos para criticar. Sem querer ser mais papista lembro que se forem artistas de renome as "davidas" aumentam trez vezes.Podendo a junta gastar mais com artistas mais modestos e terem lucro com famosos.

      Eliminar
  3. Não dá lucro.

    Aquilo tem entrada livre e pedem praticamente nada aos feirantes.

    Juntem também os The Gift (14 mil euros) e Quim Barreiros (10 mil euros) a essa lista.

    Mas pior é gastarem esses valores a celebrar o 25 de Abril. Gastar dinheiro publico em celebrações comunistas, como a Festa do Avante. Gastar 90 mil euros num tapete que ninguém vê, etc, etc.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dinheiro publico n'A Festa do Avante?? Essa não!! A Festa é organizada pelo PCP e não pela autarquia (que apesar de apoiar a Festa tira desse apoio dividendos). O mal do povo português é que muitas vezes fala sem saber do quê!

      Eliminar
    2. Os FEIRANTES pagam 900 euros pelo aluguer de cada espaço....

      Eliminar
    3. entrada livre sim agora os feirantes pagarem pouco vç ta muito enganado não pedem pouco pedem muito muito va pedir um espaço pro ano e veja quanto lhe pedem e ao comentário anterior 900 euros da pra rir muito mais

      Eliminar
  4. Sim seria interessante... mas existem gastos que parecem desajustados...10500 euros por uma revista das festas!? E a conta da electricidade, as horas extraordinárias dos trabalhadores quer da JF, quer da CM, a manutenção, recolha de resíduos... é que há valores de despesa que nunca são contabilizados. Agora custa-me a compreender que uma freguesia que ainda por cima tem um gasto acrescido com a manutenção de um recinto de festas ao longo de ano, continue com estes investimentos, ao invés, do que acontece com todas as outras freguesias do concelho do Seixal... que reduziram o número de dias das mesmas.

    ResponderEliminar
  5. Em termos de comparação, seria interessante, postar aqui o Relatório de Contas referente ao ano passado, ou seja 2012.

    ResponderEliminar
  6. Em 2012, as festas de Corroios atraíram cerca de 600 mil visitantes, em 10 dias de Festa. Desde há 3 anos há um dia de concertos que tem entrada paga (cerca de 2,5 euros/pessoa). Cada feirante paga em média cerca de 850/900 euros por 10 dias de presença. As roulotes de bifanas e farturas cerca de 1500/2000 euros. Há ainda que contar com os stands de automóveis, os carrosséis. Em 2/3 dias, o valor dos concertos é perfeitamente pago.

    ResponderEliminar
  7. Pelo que sei, e não sendo crédulo, nessas festas até existe um saudável mercantilismo capaz de criar determinadas sinergias. O problema surge quando o Sr. José ao alugar um espaço numa tentativa de incrementar o seu negócio, depois de faturada determinada quantia, uma parte dela certamente irá pagar uma prestação dum carro alemão... e assim estamos... Se este país ou economia fosse sustentável haveria certamente um maior intercambio de bens, bastava somente que fossemos mais produtivos e menos serviçais. O problema de Portugal é estarem cá os portugueses, sobretudo os urbanos, ufanos e empertigados. Falo da sangria da lusa economia, nos festivais de verão mais sonantes apoiados pelos me(r)dia da comunicação, lá andam os estrangeiros a sacar o nosso dinheiro deambulando pelo palco e difundindo material musical de conteúdo duvidoso. Abram os olhos oooooh portugas miseráveis !...

    ResponderEliminar
  8. Isto é absolutamente o criticar só por criticar. Alguém é capaz de informar o retorno que esse tipo de Festa oferece à autarquia/freguesia? Para além do espaço de convívio saudável que é proporcionado aos residentes (e não só). Será que este evento gera algum prejuízo avultado às contas da Freguesia?

    ResponderEliminar
  9. Mas se as festas são tão rentáveis, deixo aqui a sugestão: façam festa todos os dias do ano! Os contribuintes agradecem...
    :-)
    Santa ingenuidade.
    AM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Festas todos os dias ? Querem mais festas diárias do que aquelas que se passam no parlamento, onde trinta porcento dos tipos que por lá estão são biscateiros de alto nível orçamental... ? Com um pé lá e outro acolá.

      Eliminar
    2. Só os da Assembleia da República? E os mais de 60.000 autarcas destes país? Isto não é uma festa: é um regabofe...

      Eliminar
  10. De vez em quando venho a este blog na esperança de trazerem algo com sentido, mas vai de desilusão em desilusão.
    Neste caso e nos outros em que se meteram com realidades que conheço só dizem bacorada, daí suponho que os restantes vão pelo mesmo caminho.
    .
    Para alguns palermas comentadores deixo uns breves esclarecimentos.
    A festa dá lucro.
    A revista custa dinheiro mas é pago pelos anunciantes, como é evidente. Vejam uma e deixem de ser idiotas.
    A festa traz para Corroios imensa gente e obvio retorno de visibilidade. Não é preciso ser um génio do marketing para verificar.
    A festa antecede a do Avante, logo se alguma fica prejudicada é a segunda.
    Têm existido stands dos diferentes partidos politicos, até o Paulo Portas já lá andou em campanha.
    .
    Só mesmo para terminar, e associando-me a outros comentadores, uma despesa só é má se o retorno não cobrir os gastos. Seja publica ou privada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deixemo-nos de discussões bizantinas. A festa dá lucro? Muito bem! E as contas que o demonstram estão onde?

      Eliminar
  11. Jamais contestaria as Festas de Corroios, não obstante, questiono-me sobre o facto de haver disparidades enormes nos valores pagos aos artistas em relação a eventos iguais realizados noutros concelhos. Também não posso deixar de esclarecer ou informar que Corroios como Vila pouco ou nada ganha com o evento, as festas decorrem á noite, ainda que perto sem ligação ao centro nevrálgico comercial. Por isso, pese embora o pavilhão comercial, não é comercio local que ganha com o evento. As Festas de Corroios, são o que são e valem o que valem.

    ResponderEliminar
  12. Os valores pagos pelos muitos feirantes, pelos muitos carroceis, pelos empresários que vão para o Pavilhão de Atividades Económicas, para os empresários de carros que expões as suas viaturas, por aqueles que fazem publicidade na revista das Festas, etc. pagam as Festas. Só pagam esse valores porque a Festa são 10 dias seguidos e em todos eles são garantidas enchentes. A Festa paga-se a ela própria, mesmo com entradas livres. Há uma enorme ligação da Junta ao tecido empresarial local e regional, que desde janeiro começa a manifestar interesse em marcar presença para promover os seus produtos.
    Espero ter esclarecido TODOS.

    ResponderEliminar
  13. Em 2012 o Fogo de Artifício foi patrocinado pela Super Book.

    ResponderEliminar
  14. Revista das Festas: 10.500 euros
    Este custo é suportado pelos anunciantes na Revista. Comercio local e empresas que se valorizam associando-se às Festas.

    ResponderEliminar
  15. Pela primeira vez vejo este blogue e comento (este assunto em concreto)
    A feira de corroios é uma das maiores do distrito de setubal, logo ai vemos a dimensao do evento.
    Para além de ser uma das maiores do distrito possui sempre grandes nomes da musica portuguesa, o que atrai muitas mas muitas pessoas todos os dias (são 10 dias em que as pessoas tentam esquecer o que se passa no pais e divertem-se efectivamente).
    Agora faço uma pergunta: Qual é o comerciante ou feirante ou dono de carrossel que não quer estar presente num evento tão frequentado como é esta feira?
    Em suma, a minha opinão (e sem abordar valores) é de que as feiras de corroios são rentaveis para a autarquia e para os feirantes que lá estão representados e eu digo isto porque eu já lá estive e a feira está sempre cheia não há um dia em que não haja pessoas em grande numero e se não acerditam comprovem.
    para terminar será que só importa se a freguesia ganha mais ou menos dinheiro com estas festas? será que a freguesia não ganha com a animação que esta feira vem trazer? para muitos esta feira é a ultima etapa antes de um novo "ano de trabalho" depois das férias bem merecidas e é importante que existam eventos assim.

    ResponderEliminar
  16. Analisando os custos e as prováveis receitas da festa, não acredito que dê lucro, mas há também a considerar o aspecto politico da questão ... uma festa serve também para angariar votos...em qualquer local do país...

    ResponderEliminar
  17. Concerto com os Deolinda: 10.000 euros ?????
    Concerto dos Xutos e Pontapés: 38.000 euros ?????

    Isso são preços de há 5 anos!
    Até os valores foram alterados... não sei como isso vem no portal base.gov!
    Trabalho na área... sei os preços em vigor!

    ResponderEliminar