sexta-feira, 12 de julho de 2013

O Observatório da Despesa Pública



O Má Despesa anda desde o início do ano passado a defender a criação de um observatório da despesa pública, enquanto instrumento da transparência e eficiência da gestão pública.  Em suma, trata-se de um portal de informação da gestão pública que monitoriza a despesa em tempo real, permitindo acompanhar as práticas gestionárias, detectando eventuais irregularidades, através do cruzamento de dados das fontes seleccionadas (portal BASE, Diário da República e outras). O Observatório contribui para as tão desejadas boa governação e transparência, servindo, consequentemente, o interesse público. Como tal, e uma vez que o Má Despesa foi convidado para apresentar uma ideia para Lisboa ao presidente e candidato António Costa, numa tertúlia que terá lugar esta sexta-feira no Centro Nacional de Cultura, optámos por defender a criação de um Observatório da Despesa do Município de Lisboa, tendo em conta as inúmeras menções que recebe neste espaço. Como esta semana se ficou a saber que o presidente da câmara municipal teima em ocultar um relatório de obras públicas, apesar de já ter sido intimidado pelos tribunais para entregá-lo ao jornal Público que anda a pedir o acesso ao documento desde Outubro de 2011, não nos ocorreu outra ideia melhor.



2 comentários:

  1. A participação activa dos cidadãos protestando junto dos visados, pelos factos relatados de má despesa ,tambem mostrava atençao e a prevençao das más praticas= basta uma carta , um mail ou uma participaçao nas reunioes da junta/camara e empurra os ditos para maior cuidado com as decisoes tomadas com os pés, ou carteiras ou...

    ResponderEliminar
  2. O senhor edil Costa acha que é uma espécie de monarca absoluto do reino de Lisboa. Que pode fazer tudo o que lhe passa pela sapientíssima cabeça s em dar cavaco a ninguém. Está redondamente enganado. É preciso que os munícipes lhe batam o pé. Lisboa está uma desgraça de buracos nas ruas e um caos de limpeza, trânsito, etc. Chega de demagogia barata, promessas incumpridas e ruído falacioso.

    ResponderEliminar