sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Elvas com betão à vista



Elvas até tem um castelo cujas fortificações são Património Mundial da UNESCO mas o município entendeu conveniente investir 76.238,26 € (+ IVA) "na execução de dois monumentos iguais em betão armado, forrados a alvenaria de pedra rústica e chapa de granito". Não se sabe ao certo quanto custarão pois o ajuste directo lá inclui um serviço aparentemente necessário (e de pouco dinheiro) - "a reparação das gravilhas danificadas numa das rotundas". 



P.S.: Caso seja um leitor de Elvas, não se esqueça de partilhar com o Má Despesa uma fotografia dos dois monumentos que devem ser inaugurados durante o mês de Setembro (para madespesapublica@gmail.com). 

7 comentários:

  1. Dois monumentos que marcam as entradas de Elvas que é cidade património mundial é uma má despesa pública??? Até agora a Câmara de Elvas ainda tem dinheiro para fazer o que quer e bem lhe dá na gana.

    ResponderEliminar
  2. Se não estou em erro, os dois monumentos são exactamente alusivos à elevação de Elvas a Património Mundial da UNESCO.
    São dois monumentos que ficarão à entrada da cidade informando as pessoas que estariam apenas de passagem que Elvas é Património Mundial e merece a sua visita.
    É um investimento no turismo e na obtenção da classificação de Património Mundial.

    ResponderEliminar
  3. Claramente existe em Portugal má despesa pública.. mas o ajuste directo para construção de um monumento não se compara à reparação de um forte militar património da humanidade... essa está orçada em 20.000.000 euros.. e não me parece que seja má despesa pública.

    ResponderEliminar
  4. Em Elvas existem uns governantes que conseguem, qual pastor habilidoso, associar tudo o que bom se passa com o poder local e tudo o que mau acontece com o poder central pelo que o Má Despesa Pública vai receber muitas criticas cada vez que entrar nas contas desta cidade em que a construção continua apesar da crise.

    ResponderEliminar
  5. Este mesmo centro que foi elevado a Patrimonio da Unesco está hoje ao abandono, não foram criadas condições para melhorar o estilo de vida no centro da cidade mas foram construidos inumeros bairros periféricos gerando enormes receitas para a Camara Municipal, tendo hoje terrenos loteados que perfazem aproximadamente o triplo das necessidades locais. É um centro fantasma, a cidade não tem empregos, as lojas fecham, as casas são abandonadas, e apenas os monumentos são cuidados e mantidos como se não fossem parte da mesma cidade...

    ResponderEliminar
  6. De mansinho, de ajuste directo em ajuste directo, desde 2009 o Estado através dos ministérios e autarquias já gastou 18.000.000.000,00 euros (não é erro! tem mesmo estes zeros todos!) conforme pode confirmar aqui:

    http://www.despesapublica.com/#page=0&sortorder=desc

    Não lhe parece que é adjudicação directa a mais? Seja ela de 76.000,00 ou de 20.000.000,00 de euros.

    Uma adjudicação directa de 76.000,00 € por umas sacas de cimento, areia e tijolos???? Só se lhes forem misturados uns alguns pós de perlimpimpim patenteados, e para os quais não exista alternativa no mercado...

    ResponderEliminar
  7. A obra é cara e ajustada directamente porque mais ninguém quiz concorrer e a gravilha tem que ser certificada e calibrada, tal como o tuvenant da EN 4 que foi feito um caderno de encargos e adjudicado em 30 dias. Andaram foi a pòr tuvenant e os lancis ainda nÃO ESTAVAM PRONTOS. eNFIM, MAIS DO MESMO E CONTINUAR ELVAS. Sabem muito e está tudo bem.

    ResponderEliminar