quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Os músicos da família do presidente da Junta


Um leitor do Má Despesa relata como no Torrão, freguesia de Alcácer do Sal, são escolhidos os grupos para actuar nas festas da terra. A família Fava mais se parece a família Carreira de Alcácer do Sal, tal a quantidade de talento musical que possui. Vale a pena ler.  
«É uma curiosidade recorrente surgirem cartazes que em os artistas são Décio Fava (Presidente da Junta de Freguesia do Torrão e membro do Grupo SOL), Camila Fava (esposa de Décio Fava e membro do Grupo Feminino Cantares do Xarrama, membro do Coro da Universidade Sénior do Torrão), Abel Fava (filho de Décio Fava e Guitarrista do Chave d’Ouro, e cantor a solo), Pedro Fava (filho de Décio Fava e guitarrista e vocalista do grupo Rockspell e no Grupo SOL) e Luís Bruno Fava (neto de Décio Fava e filho de Abel Fava e membro do Grupo SOL e baterista do grupo Rockspell).
Estes grupos são as presenças permanentes na Feira Anual do Torrão, bem como em alguma festa que seja apoiada/financiada pela Junta de Freguesia. A Feira Anual do Torrão até já perdeu o nome pois toda a vila e arredores referem-se ao evento como a Feira dos Favas.

É triste este tipo de abuso de poder, e aproveitamento de uma forma tão descarada de dinheiros de todos nós. (…) levanta-se uma questão com que base legal o Presidente da Junta de Freguesia efectua pagamentos aos grupos onde ele e toda a sua família são membros(…). Esta situação dura desde 2006, mas levada ao extremo exagero desde 2012 (ano que só praticamente os membros da família Fava compõem o cartaz).»

8 comentários:

  1. Não esquecer também a curiosa cumplicidade entre Presidente Fava e Presidente Rita Rito: o «artista» escolhido para o 1ºMaio na Barragem do Pego do Altar é ... adivinhe.... FAVA!

    ResponderEliminar
  2. correções: Pedro fava é BAIXISTA do grupo RockSpell, para além do mais, quando nos foi feito o convite, ele ainda não integrava o grupo.
    falto aí eu, César Pestana, vocalista e guitarrista dos RockSpell e primo de Décio Fava. Acho muito bem que nos tenham convidado pois somos da terra, não interessa se somos familiares ou não, somos nós quem luta para levar o nome da nossa terra mais longe!
    Com os melhores cumprimentos,
    César Pestana

    ResponderEliminar
  3. Antes do 25/4 argumentava-se (e era verdade) que "falar" podia acarretar sérios problemas na vida de quem ousasse "falar" de mais.
    Deu-se o 25/4 há quase meio século e o povo continua paralítico de medo.
    Aquém se pode atribuir tal medo ou inercia?
    Ao antigo regime ? Não!
    A' Pide? Não por felizmente já não existir.
    Ao actual regime? Não!
    Então só se pode atribuir ao ser humano que teima em não evoluir.
    F. Santos

    ResponderEliminar
  4. Alias o Presidente Fava é cúmplice em tudo com a Presidente Rita...principalmente na forma como organizam as apresentações das suas candidaturas (à conta de todos nós).

    http://cdualcacerdosal.blogspot.pt/2013/08/vitor-proenca-contacta-pedro-paredes.html

    Este link retrata o que se passou ontem em Alcácer do Sal...não é o único sitio do concelho onde isto se passa. Mas que raio de Chulos são estes que nem para a dar febras ao povo são autónomos???Se querem comprar votos com febras e cerveja usem o dinheiro que o Torres Couto "guardou" para financiarem os seus eventos.

    ResponderEliminar
  5. Factos são factos: a familia Fava é presença constante no Torrão. Se estão a praticar uma ilegalidade? Não estão com certeza! Se é ético quem decide ( neste caso o Presidente da Junta - Décio Fava ) , optar sempre por si próprio ou familiares seus ( próximos ou afastados ) é que já é discutível. E nestas coisas da ética todos podemos e devemos dar opinião. É a democracia a funcionar. Se defendem que levam o nome da terra mais longe e por isso «merecem ser apoiados», então permitam-me concordar mas acrescentar que no Torrão muitos outros talentos existem ( musicais e outros ) que mereciam igual atenção e apoio mas infelizmente são ignorados. Concordo ainda com F.Santos, as pessoas do Torrão merecem não ter medo de falar sobre o que se passa na sua terra pois a isso chama-se viver em comunidade e é portanto saudável. E também fazem tudo pela sua terra, todos os dias, de muitas maneiras.E já mereciam bem melhor que isto. O sr Presidente da Junta devia sem demora assumir a preferência pela escolha familiar e tornar públicas as contas da Junta. Por respeitoa a si proprio e aos cidadãos do Torrão. Carlos Fortunato

    ResponderEliminar
  6. A este nível e a nível nacional é o mesmo. Vou deixar de comer bolo-rei, sai-me sempre a Fava. Acordai portugueses. D'albano

    ResponderEliminar
  7. Agora dizem que atuam de borla, mas as contas serem publicas nem pensar!!! Mostrem as contas já que são tão sérios...Este Presidente desde 2005 (ano em que assumiu funções) nunca apresentou as contas da Freguesia. Depois são vitimas ... quem tem cú tem medo, por isso já que são bons a fazerem-se de vitimas sejam bons a mostrar como gastam o dinheiro da Junta!!

    ResponderEliminar
  8. Presidente Décio Fava: como contribuinte ( aqueles que deixam uma graaaande fatia do seu dinheiro ganho a trabalhar para presidentes de junta e outros gastareeeeem ) quero ver as contas da Junta. Jacinta G. Silva

    ResponderEliminar