sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Um desabafo de uma leitora sobre a sua cidade


«Sou de Elvas e vi o vosso post no Facebook sobre a má despesa publica, aplicada à construção, reabilitação ou recuperação dos Monumentos e infraestruturas desta cidade.
Mas eu creio que a má gestão do dinheiro publico, nesta cidade começa pelas politicas aplicadas e favoritismos pessoais de quem gere esse dinheiro, como em muitas outras autarquias deste País. Nesta em concreto, apavora-me saber que quem o gere é candidato a Presidente do Município nas próximas eleições. Desde autorizarem a construção de um mamarracho entre um dos principais Monumentos e o centro histórico, agora embargado, ninguém sabe o que vai acontecer, mas pelo menos tem de pagar indemnização ao construtor, pelo menos do valor das luvas brancas que receberam para autorizar a construção, preocupa-me também o favoritismo com associações para calar dirigentes associativos de altos cargos sociais fora da mesma que não souberam gerir dinheiros vindos do Município e que, obstruem propositadamente o surgimento de outras e o seu desenvolvimento, como de receberem apoio do mesmo Município por interesses. São todos coniventes com estas situações, pelo menos é o que parece, porque não fazem nada para evitar parecer mal a quem não é ignorante.
Elvas está lindíssima, sem duvida, digna de ser visitada, com uma iluminação nocturna maravilhosa, as rotundas são realmente um exagero, mas não é na gravilha, que está óptima, que reside a má gestão do dinheiro publico, mas sim na forma que as pessoas que o gerem estão a dar ao desenvolvimento real desta. É uma cidade linda, cheia de infraestruturas, mas oca de Cultura, desprovida do melhor que temos para dar. Quem vem adora, mas não sabe da missa na metade, não sabe porque é que as lojas do centro urbano, estão fechadas, não sabe, porque não há desemprego, o Município prefere ter a maioria dos seus habitantes em programas sociais a ganhar o ordenado mínimo a trabalhar para eles, que lhes vão garantir novos votos, do que ensiná-los a trabalhar, gostarem do que fazem, torná-los melhores cidadãos com vidas mais felizes. Interessa mais, não é? Levam vidas dependentes destes senhores, que sustentam esta gente toda, é verdade, mas manipulam o desenvolvimento desta em prol de interesses pessoais. Eu não critico quem queira levar este estilo de vida, mas que quer fazer algo mais, não falo em ganhar mais, mas desenvolver algo mais...o Município vê isso como o não conseguir controlar a situação. Que ao invés de acreditarem na gente da terra, ou inclusive do País, vão procurar em Espanha, também não tenho nada contra os Espanhóis, mas o dinheiro Municipal é supostamente para gastar com gente do Município, certo?
O que me custa muito em tudo isto e daí o meu desabafo, é que os Srs. que estão em poder de decidir o que é melhor para nós ou não, são uns interesseiros e manipuladores, daí a má despesa publica.

Obrigada por me ouvirem"lerem", tudo de bom para a vossa iniciativa e que consigam aquilo que outros que não têm voz, nem poder  para o fazer, gostariam ver feito.»

Sem comentários:

Enviar um comentário