terça-feira, 17 de setembro de 2013

Quer colaborar com o MDP? Chegou o momento!




"Sala da Nação – Embaixada de Terra Nenhuma" é um projecto de Paulo Moreira e Kiluanji Kia Henda integrado na exposição "A Realidade e Outras Ficções", com curadoria de Mariana Pestana, para a terceira edição da Trienal de Arquitectura de Lisboa, "Close, Closer".  "No atual cenário de descrédito relativamente aos modelos políticos existentes, evidenciado por protestos e manifestações por todo o mundo que reclamam alternativas aos sistemas vigentes, esta é a embaixada de uma nação fictícia, que não representa qualquer tempo ou espaço em particular.  Os elementos que tipicamente constituem a sala de recepção de uma embaixada – código de conduta, urna, bandeira, trono, retrato – são aqui sabotados de modo a comunicar uma nova ordem. Semanalmente, associações e grupos que desenvolvem trabalho nas áreas do ativismo político, cidadania e inclusão social, são embaixadores em sequência, dando voz a realidades e cidadãos frequentemente sub-representados sob a forma de recepções, perfomances, mesas redondas e outros eventos abertos ao público." O Má Despesa vai ser embaixador da "Sala da Nação – Embaixada de Terra Nenhuma" (Palácio Pombal)  na semana de 24 a 30 de Novembro e, assim como pedimos o contributo dos nossos leitores neste espaço virtual, não concebemos deixar de o fazer no âmbito da nossa participação na Trienal de Arquitectura. Pretendemos fugir ao modelo convencional de abordagem/comunicação da má despesa pública nacional e, por isso, convidámos artistas/criativos que bem conhecemos para, em cada uma das suas áreas técnicas,, comunicarem a (má) gestão pública e/ou o défice cívico e político da sociedade. A par destas instalações permanentes, procuramos outras formas de expressão artística para, de forma breve, comunicar um dos seguintes temas:
i) Má gestão - inclui quase tudo, desde clientelismo encapotado a estádios e piscinas de milhões;
ii) Falta de transparência do Estado, em especial na prestação de contas;
iii) Apatia cívica e política dos cidadãos perante a vida do Estado.
Existe sempre a opção de escolher um ou vários posts deste blog como ponto de partida para a escolha do tema ou situação a retratar. Em consonância com a natureza deste blog, trata-se de um trabalho voluntário, pelo que isto não é mais do que um convite à participação cívica dos leitores. Assim, convidamos os leitores a enviarem-nos propostas simples, nos termos acima descritos, para madespesapublica@gmail.com, acompanhadas do portfólio (link), até dia 19 (5.ªF), inclusive. 



1 comentário:

  1. Parabens MDP .espero que apareçam aqui propostaa concretas que aderir e participar. vão publicando as proposta e modo/link para aderir mesmo na fase de constuçao.
    Pessoalmente a minha preocupação é a ausencia de uma alternativa formativa dos eleitores para que se larga a (porra) da fé e clubisse e se vote com objectividade no que se propoe,não tenho projecto para isso mas alguempoderá vir com um e alinho.

    ResponderEliminar