terça-feira, 8 de outubro de 2013

Quais são as prioridades deste país?


É só mais um exemplo. O município de Santa Maria da Feira está entre os muitos que tiveram de recorrer ao empréstimo bancário especial no âmbito do famoso PAEL- Programa de Apoio à Economia Local, por não terem dinheiro para pagar dívidas vencidas há mais de 90 dias. Santa Maria da Feira obteve visto do Tribunal de Contas para um contrato de empréstimo no valor de quase 13 milhões de euros ( 12 899 356,76€) e, ainda assim, e a título de exemplo, decidiu fazer uma obra de reabilitação de um edifício por mais de 420 mil euros ( 423.307,00 €).Num país em que se cortam salários e pensões donde vem o dinheiro para estas obras, aparentemente não prementes a esta altura do campeonato?  
Convém realçar as implicações directas de um recurso ao PAEL na vida dos munícipes, em concreto dos feirenses, descritas pela oposição local no jornal Correio da Feira:

1- Sabiam os feirenses que nos próximos anos (2014, 2015, 2016…até 2022) TODOS os apoios  vão ser reduzidos?…
2- Que os impostos como IMI, IMT vão ser fixados nas taxas máximas?…3- Sabiam os feirenses que a Câmara terá de reduzir 50% da iluminação pública para cumprir as condições deste empréstimo?…
4-Sabiam as Associações de Solidariedade Social, Associações Desportivas e  Culturais que a Câmara assumiu o compromisso de baixar o valor dos apoios em mais de 50%, já partir do próximo ano?…
5-Sabiam os Feirenses que a Câmara se comprometeu a aplicar valores máximos em tarifários e na aplicação de coimas?…"

8 comentários:

  1. o que me deixa perplexo é que os eleitores quando votam julgam que é painatal que vai pagar as burrices que os eleitores para lá nomeiam. Mas como o MDP e outros bons cidadãos mostram é que são os pategos do costume que pagam. e até quando é vão deixar mesmo com abstençao/voto nulo que estes sanguessugas governem?

    ResponderEliminar
  2. Sim e as pessoas sabem disso tudo, mas acabam sempre por votar nos mesmos, infelizmente. Foi o que aconteceu no Seixal :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No Seixal a abstenção aumentou outra vez de 53% para 61%. E o PCP ganhou maioria absoluta com (pasme-se) apenas 16,8% dos votos possíveis. Em 4 anos, a dívida passou de 50 milhões para 110 milhões.

      Eliminar
  3. Duvido que alguma Câmara cumpra o plano de ajustamento financeiro que elaborou para ver aprovado o PAEL. Não cumprem nem ninguém os vai penalizar por isso. Em Portugal toda a gente tem medo dos autarcas...

    ResponderEliminar
  4. No entanto os munícipes de Santa Maria da Feira parece que não estão dispostos a mudar o rumo destes tristes acontecimentos. Como viram neste último ato eleitoral ainda continuam a dar o poder a quem tem gerido mal os nossos dinheiros. E sendo assim em democracia quem ganha tem que governar mal ou bem, e o povo vai aguentando com as asneiras que eles vão acumulando de eleição em eleição. É o que tem acontecido neste Concelho de Santa Maria da Feira. ..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

    ResponderEliminar
  5. Povo miserável, desgraçado e burro....

    ResponderEliminar
  6. Há casos espantosos nas votações autárquicas que só neste país europeu mas funcionalmente terceiro-mundista devem ser possíveis... As freguesias do concelho de Estarreja, Canelas e Fermelã, são as duas mais pequenas e mais pobres em termos de infra-estruturas, equipamentos sociais públicos e qualidade de vida dos seus habitantes. São, apesar disso, povoações cuja existência e identidade própria lhe conferem uma história de, pelo menos, novecentos anos, mas nada disso foi valorizado pela autarquia camarária que as tem sistematicamente relegado para a cauda do progresso entre todas as freguesias de concelho e recentemente as encaminhou para a agregação, fundindo-se a sua individualidade autárquica numa única junta de freguesia, com os prejuízos concretos para as respectivas populações que essa nova realidade acarreta. Pois bem, não obstante, essas duas populações na última votação voltaram a dar a vitória, e por maioria, aos mesmos de sempre desde o 25 de Abril, os que ainda há poucos meses os levaram à extinção como freguesias com junta própria... Mas eles são do PSD, como podiam ser de outro qualquer, e é para a vida, como são do Benfica, do Sporting ou do Porto...Gente esclarecida e inteligente, esta?... Desculpem lá, no mínimo masoquistas, para não ser um bom bocado deselegante nos adjectivos...

    ResponderEliminar
  7. Em Santa Maria da Feira, mesmo que fosse o Lilas a candidatar-se pelo PSD, ganharia. E o Lilas toda a gente sabe quem é. Também por culpa dos outros candidatos.O PS, a maior força da oposição nunca se entende. Se escolheram o António ou o Jaquim ou o Manel, há sempre alguém que achava que devia ser outro (ele próprio de preferência) e põe-se logo a fazer anticampanha. O CDS, ainda que tenha muitos apoiantes, não escolhe bem, porque não estão interessados em largar o poder. Assim, lá vamos continuar mais 4 anos na fanfarronice, a dizer que somos os maiores, a pedir dinheiro que não temos para pagar e ainda sem água ao domicílio e sem esgotos, sem passeios, com ruas semelhantes a calçadas do século 20 (início).

    ResponderEliminar