quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Como o Estado financia colégios privados com a escola pública ao lado


A jornalista Ana Leal foi a autora da grande reportagem “Verdade Inconveniente” exibida na TVI onde professores, sindicalistas, autarcas e encarregados de educação põem a nu os privilégios das escolas privadas que recebem dinheiro do Estado. Há até casos de favorecimento e corrupção. Tratam-se de 81 colégios privados, muitas vezes instalados ao lado de escolas públicas, que recebem 154 milhões de euros em contratos de associação. O Ministério da Educação não fala sobre o assunto e, entretanto, o contribuinte lá vai pagando. São estas as situações mais escandalosas:

- Em Coimbra existe um império de colégios privados (141 turmas), que recebem financiamento público de 12 milhões de euros. Há quatro escolas públicas a meio da sua capacidade por causa destes colégios. Um deles foi construído sem licença de construção!
- O grupo GPS detém o maior número de colégios privados do país e é investigado por suspeitas de corrupção e enriquecimento ilícito.
- A Provedoria de Justiça já alertou para a falta de controlo dos financiamentos públicos e já levantou dúvidas quanto à actuação da DREC (Direcção Regional de Educação do Centro).
- António Robalo é presidente da Câmara de Sabugal e presidente da cooperativa do Externato do Soito. O director do agrupamento das escolas do Sabugal diz que quem está no público não deve ter essas funções no privado, já que decide em causa própria.  No externato do Soito há turmas em que os alunos custam 7.083 euros por ano ao Estado. O valor médio devia ser de 4.011 euros.
- No concelho de Seia há crianças em escolas públicas sem professores para alunos com necessidades educativas especiais. Ao lado existe um colégio privado que recebe 1,2 milhões de euros, isto quando a escola pública conseguia dar resposta.
- Há colégios privados que recebem apenas 10 por cento de alunos em carência económica, quando o contrato com o Estado diz que essa percentagem devia ser bem superior.
- Em Aveiro o Ministério da Educação não autoriza a abertura de novas turmas na escola pública, mas continua a financiar as vizinhas escolas privadas.
- Segundo a ex-ministra do PS Isabel Alçada, algumas destas escolas privadas recebem dinheiro público para lucros e oferecer “privilégios” como golfe, piscinas e equitação;
- Nas Caldas da Rainha, o grupo GPS tem dois colégios. Um deles foi construído num terreno destinado para uma escola pública. A escola pública não avançou mas o empreiteiro recebeu uma “choruda indemnização”. Como contrapartida para a construção da colégio privado, devia ter sido erguido uma pavilhão polidesportivo. Não avançou e a Câmara das Caldas nada faz para cumprir o contrato.  

- No governo de gestão, cinco dias antes das eleições de 2005, José Manuel Canavarro (Secretário de Estado) e José Almeida (Director Regional de Educação) aprovaram o financiamento público de dois colégios das Caldas. Pouco tempo depois passaram a trabalhar para o grupo GPS como consultores.

12 comentários:

  1. Não entendo como isto acontece e ninguém faz nada para impedir este assalto ao bolso dos cidadãos. Ver o dinheiro de impostos a ir para este tipo de escolas é muito preocupante. Quem quer colocar no privado que pague, não tem de ser o estado a comparticipar este tipo de escolas.

    ResponderEliminar
  2. Apreciei sempre os fatos divulgados pela má Despesa Pública, mas este post deixa-me baralhado. Defende, com unhas a dentes, a gestão pública contra a gestão privada. Se o Estado paga mais do que deve então é má gestão pública, não privada. O ensino privado deve é melhor e mais eficiente que o ensino público e o Estado só tem que pagar uma fração do custo do ensino público e deixar os privados lutar pelas suas empresas. Vejo, com desgosto, que a ideologia comunista/estatista continua infiltrada em todos os meios da comunicação social, até nos mais inesperado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Baralhado fiquei eu com esse comentário!...
      Quer então dizer que se o ensino privado é melhor que o publico o estado deve patrocinar???
      O ensino obrigatório neste país passou a ser o 12º ano, logo o ensino publico tem também a obrigação de receber todos os alunos que frequentem o ensino até esse nível de escolaridade.
      S a titulo individual alguém achar que os seus filhos devem ir para o ensino privado , então que abram esses pais os cordões ás suas bolsas em vez de se pavonearem e aguardarem que o comum dos contribuintes financie o melhor ensino que os seus filhinhos recebem no privado. Eu também gosto , como qualquer outro; de viver com qualidade e tudo o que é bom, mas apenas se o puder pagar do meu bolso; logo , não tenho que aceitar que o meu dinheiro sirva para financiar os luxos de terceiros.
      O ensino privado é caro? então existe o ensino publico e ai sim o estado pode e deve investir; alias , não fui eu que entendi que o ensino obrigatório tinha de ser o 12ºano.
      O ensino privado funciona como uma empresa, quem o gere não sabe gerir os próprios meios, então como qualquer outra empresa privada feche declare falência e feche a porta ou aprenda a valorizar o serviço que presta junto de quem dele usufrui.
      Já me chega pagar pela má gestão do setor publico não tenho o dever nem mereço ser obrigado a pagar também as mas gestões do setor privado....
      Isto é uma festa , ele é escolas , bancos , ppp`s e afins.... quem governa favorece e vai gerir após governar e o OTÁRIO paga porque é o seu dever.
      De uma vez , se estamos falidos , então chega de merda e quem a faz que seja responsabilizado .... Eu tenho de passar um ano á fome mas o merdas( Crato) que faz o comentário nem dignidade tem pra comentar o que é da sua alçada, venham as bananas, ao menos assim talvez safemos a madeira....

      Eliminar
    2. Como pode afirmar que o ensino privado é melhor que o ensino publico?
      O ensino privado recebe crianças autistas e com NEE?
      Há maus privados e maus publicos . Temos mais "nata" saida dos publicos do que dos privados.Que tenham as suas empresas , sim, mas com o seu dinheiro.Se subsidiam os privados e estes têm natação, ballet, esgrima, ... transportes...etc, porque é que alguns publicos nem sequer têm dinheiro para produtos de limpeza, papel higiénico, computador e sanitas em condições? E porque mostraram tantas evidencias de desvios e outros modelos menos coerentes? Qual a sua ideologia, então? poderei fazer muita coisa privada com o meu dinheiro mas terei que ter dignidade em estar num publico e não mexer no que não me pertence, certo?
      Sabe o que são VALORES?

      Eliminar
  3. "O ensino privado é melhor e mais eficiente que o ensino público": quer frase mais ideológica do que esta, Carlos? Porque razão, para além da ideológica, é que o ensino privado, por ser privado, tem que ser mais eficiente que o ensino público? Já pensou nisso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se as pessoas não o considerarem melhor, o problema de "roubarem" alunos à escola pública nem se coloca.. ninguém quererá ir para os colégios privados.

      Eliminar
  4. Um tal de Carlos no seu comentário, além de estar cheio de erros ortográficos, revela uma ignorância atroz. Ninguém é contra o ensino privado, porém o que ninguém aceita è um ensino privado para os lucros e estatal para os prejuízos, isto é, o ensino privado deve financiar-se a si próprio e não tem que ser o Estado a financiá-lo. Quanto à qualidade, em Portugal, não há nenhuma escola privada que tenha mais qualidade que a escola pública, incluindo as universidades. Que os exames e provas de âmbito nacional voltem a ser realizadas, nas escolas públicas e depois vamos, então, ver os tais “rankies”… Dizem os demagogos que os cidadãos devem poder escolher a escola dos filhos, em liberdade. Claro que sim, mas com o seu dinheiro e não com o dos outros. Não haja dúvida os pais poderem escolherem a escola dos filhos à custa do dinheiro dos contribuintes é uma liberdade fantástica, está-se mesmo a ver.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caso não saiba , os pais no privado pagam mensalidade, por isso os pais não andam à boleia do estado, o que dizem é de uma ignorância total. Pagamos a mensalidade, pagamos seguro, pagamos alimentação, o lanche, as crianças levam de casa. Quem lucra com isto são os colégios , não são os pais.... ENTENDERAM

      Eliminar
  5. Eu gostaria de saber porquê que andam crianças no colégio de Santa Joana em Ermesinde a beneficiar de ajudas de 50% por parte do estado quando os pais andam com AUDI de 44 mil euros pago a pronto.
    Isto é uma vergonha para o país quando aqueles que realmente precisam não tem direito a nada.
    Investiguem para ver quantos ricos estão à esmola do estado

    ResponderEliminar
  6. o ensino privado não é melhor, antes pelo contrário.Vi as notas do meu sobrinho e, apesar de péssimas e do mau comportamento, teve muito bom a tudo .Isto é ridículo!
    Depois vão para a faculdade com notas compradas e, quem se esfalfou, fica a ver navios...Uma vergonha

    ResponderEliminar
  7. Isto é uma vergonha!
    Então, quer dizer, eu abro uma empresa, e o estado paga-me para que eu a mantenha aberta!
    Isso é que era doce!
    Se querem meter os filhos no ensino privado, eh pá, tudo bem!
    Nada contra !
    Mas paguem pra isso!
    Agora, não é justo haverem escolas públicas sem condições nenhumas porque o estado não tem dinheiro para obras, e por outro lado, anda a financiar as escolas privadas!
    Mas eu tenho que pagar os estudos dos filhos dos outros?
    Só tenho 3 filhos, não tenho milhares!

    ResponderEliminar