quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

(MDP errou- a obra foi cancelada. Tudo o resto se mantém)



Nem a dívida. Freixo de Espada à Cinta é uma autarquia problemática e que continua a adorar obras. Foi o 15.º município a registar o maior aumento da dívida e demorou em média 470 dias a pagar aos fornecedores (Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2011 e 2012-OTOC). Em Março do ano passado a câmara formalizou o pedido de empréstimo no âmbito do famoso PAEL -e até já tinha recorrido ao Programa de Reequilíbrio Financeiro (PRF) (fonte: Porto Canal). No total, foi buscar mais de 7 milhões de euros nestes dois empréstimos para fazer face às suas dívidas. Estamos a falar de um concelho do distrito de Bragança com 3.780 habitantes (CENSOS 2011) que devem estar a precisar muito de um novo quartel para as Forças de Segurança, visto que no final do mês passado foi publicada a declaração de rectificação do anúncio público para a obra de recuperação e adaptação do antigo quartel da Guarda Fiscal para quartel das Forças de Segurança. Estão em causa mais de meio milhão de euros (550.000,00 €). O concurso foi lançado em Maio do ano passado, quando se soube que "a câmara de Freixo de Espada à Cinta investiu cerca de 1,8 milhões de euros na construção de um novo complexo desportivo, dotado de um campo de futebol relvado, e criou novos acessos ao local" -segundo o mesmo canalÉ tão fácil perceber um pouco porque as coisas não vão bem no mundo das autarquias, não é?


N.B: O Má Despesa bem sabe que há fundos públicos comunitários metidos ao barulho - este outro aspecto será aqui tratado na devida altura. 

5 comentários:

  1. Então mas quem elegeu esta gente não têm olhos na cara ou estão-se completamente borrifando para os dinheiros públicos ?? ou então ninguém naquela terra consulta o MaDespesa com alguma regularidade ??.

    ResponderEliminar
  2. Foi gastar milhoes em obras que sem ser necessario

    ResponderEliminar
  3. Perguntem quem foi o Presidente que mandou gastar o dinheiro de todos nós e quem foi o construtor civil que ganhou com a despesa do Município ???
    Cada vez os residentes mais pobres para pagar o IMI na taxa máxima, enquanto outros muito mais ricos...

    ResponderEliminar
  4. O autor da notícia deveria ler o anúncio de rectificação até ao fim, e não induzir em erro os leitores. O aviso de rectificação obedece às normas e no fim diz que a empreitada em causa foi cancelada. Ficava bem essa rectificação.

    ResponderEliminar
  5. Acho que esta terra ficará na ficção brasileira do Jorge Amado. é a velha rábula do politico semi analfabeto mas rico e poderoso; do pato bravo novo rico que abarbata todas as obras publicas e do povo iliterato que por medo ou conveniência mantém estes reles personagens no poder. Quantos Freixos de Espada à Cinta haverá por este país? Porque não vai presa esta gente? Esta é a verdadeira corrupção que mina as contas publicas do país...

    ResponderEliminar