segunda-feira, 10 de março de 2014

Como votam os deputados portugueses?


É uma questão tão simples, mas que obrigou um grupo de pessoas a lançar na semana passada uma petição. Dirigida à Assembleia da República, a petição "Direito a saber como votam as pessoas eleitas que nos representam" pretende que seja fornecido um registo electrónico do sentido de voto de cada deputado, em formato aberto. A petição surge no contexto de falta de informação, clara e compilada, acerca das posições tomadas pelos deputados após a eleição. Desta forma, seria possível trabalhar essa informação para perceber quem vota em quê no Parlamento.
A petição relembra as várias iniciativas internacionais que já têm sido postas em prática com o objectivo de disponibilizar publicamente informação produzida no âmbito do trabalho de Parlamentos, Governos e outras entidades públicas. É o caso do Open Government Partnership, na qual participam 63 países e que tem como objectivo tornar os governos mais transparentes, responsáveis e capazes de prestar contas aos cidadãos. Se concordar, assine aqui.

1 comentário:

  1. Conhece o "seu" Deputado?10 de março de 2014 às 20:04

    Esta pergunta até daria para rir se o assunto não fosse tão sério. Sabe como se desvirtua uma democracia? Criando um aberrante sistema eleitoral que impede a responsabilização e o escrutínio pessoal sobre o desempenho dos "eleitos". Acha bem os lugares ditos elegíveis? Ou que em certos partidos haja "rodízio" de deputados que saem a meio do mandato para permitir a entrada de outros? Isto não é defraudar os eleitores? Já ouviu falar em deputados "para-quedistas"? Lembra-se daquela deputada eleita por Lisboa que exigiu o pagamento das suas viagens semanais a Paris só porque reside lá? E da outra menos conhecida que foi apanhada a conduzir bêbada? Ciente disto, você as elegeria? Ou aqueles "Jotinhas" imberbes e medíocres? "Bela" Democracia!

    ResponderEliminar