terça-feira, 15 de abril de 2014

Já pensou nos eurodeputados que vai eleger?



Convém olhar atentamente para a vida dos nossos representantes lá fora, visto que há eleições europeias no dia 25 de Maio. Hoje é dia de falar dos subsídios e abonos dos eurodeputados, com base na informação oficial disponibilizada no site do Parlamento Europeu (dados reportados a 2011). Ora vejamos quanto nos custa - directamente- um parlamentar europeu:

-  7.956,87 euros de subsídio mensal bruto;
- 4 299 euros por mês para despesas gerais ("este subsídio destina-se a cobrir despesas no Estado-Membro de eleição, como, por exemplo, os custos de gestão do gabinete do deputado, as despesas de telefone e de correio e os custos de aquisição, funcionamento e manutenção de computadores e equipamento telemático");
-  4 243 euros de subsídio anual de viagem (além do pagamento das despesas de deslocações para as reuniões oficiais 
- 304 euros diários a título de "subsídio de estadia" ("para cobrir despesas de alojamento e despesas conexas por cada dia que os deputados ao Parlamento Europeu compareçam em reuniões oficiais, desde que assinem um registo para atestar a sua presença. Este montante cobre as despesas com hotéis, refeições e outras despesas conexas.")
-152 euros pela comparência em reuniões realizadas no exterior da UE (desde que o deputado assine o registo de presenças, sendo as despesas de alojamento reembolsadas separadamente).

E assim é muito mais fácil perceber porque tantos cobiçam uma vida em Bruxelas. Está na hora dos cidadãos lançarem um olhar crítico sobre estes distantes e bem pagos políticos que nos vão pedir o voto já no próximo mês. 

3 comentários:

  1. Faltam os até 21 209 € mensais que o PE paga a colaboradores, ou a prestadores de serviços de consultoria, escolhidos pelo eurodeputado.

    ResponderEliminar
  2. Fartar vilanagem. Até quando este povo anda a dormir ?

    ResponderEliminar
  3. Nas europeias de 2009 a abstenção foi de "apenas" 63%! Eu pergunto: até onde deve chegar a abstenção para que os políticos comecem a sentir, finalmente, vergonha? Será que não há espelhos nas sedes partidárias? Um estudo recente refere que os Portugueses são o povo da Europa mais insatisfeito com a sua democracia! E ninguém tira as devidas ilações? O "cartel" de partidos que domina há 40 anos o país sob a capa de uma falsa democracia continua a agir de acordo com os seus próprios interesses. Será que não percebem que o "seu" regime está mais que estafado? Será que não entendem que assim colocam em perigo a pouca democracia que ainda resta? Os partidos têm de sair dos seus "casulos" e o 1º passo é a reforma do sistema eleitoral.

    ResponderEliminar