terça-feira, 8 de abril de 2014

Os deputados que estão há 20 anos no Parlamento


Há deputados que têm assento no Parlamento português há mais de 20 anos. A constatação é do site Contratos Públicos que decidiu recolher os dados de cerca de 750 deputados que já passaram pela Assembleia desde 1992 e organizá-los pelo número de mandatos. Dezasseis deputados já vão em sete mandatos. Recorde-se que para os cargos de Presidente da República ou de Presidente de Câmara existe limitação de mandatos. Pode consultar a lista dos deputados mais antigos aqui.


9 comentários:

  1. Não percebo porque é que isso há-de por si só ser exemplo de má despesa. Trocar de deputados deve sair mais caro aliás. Se as pessoas forem competentes e eleitas, qual exatamente o problema neste caso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo, usar o argumento de que trocar de deputados até pode ser mais caro que os manter é meio caminho andado para suspender a democracia. De resto, o post constata o óbvio. Há cargos políticos com limitações de mandatos e outros que não.

      Eliminar
    2. Caro má despesa, na verdade essa lista que publica está bem desatualizada...Percebo bem o seu objectivo, mas como parte de dados errados, logo o seu "ponto de vista" fica também sem sentido...O que deveria questionar, não é se um qualquer cidadão está há bastante tempo num lugar, mas sim se o seu trabalho é produtivo e se contribui para o bem comum...mas claro que esse não é o seu objectivo...

      Eliminar
    3. Caro leitor, ajude-nos a denunciar o facto de o site da Assembleia da República estar desactualizado, segundo as suas palavras. É que a lista foi criada e é actualizada a partir de informação oficial disponibilizada pela Assembleia.

      Eliminar
    4. @Cantinho do Jonas, chamo-me Jorge e sou o criador do contratos.publicos.pt

      Antes de mais, muito obrigado pelo seu comentário :-) Ainda que feito no MDP, acho que merece uma resposta mais completa.

      1. Não fazia ideia que a lista estava desactualizada: na altura apenas verifiquei que estava actualizada com uma fonte oficial: o site parlamento.pt. Obrigado por nos informar.

      2. Não tenho a certeza que tenha percebido o objetivo da lista. A lista é apenas uma ordenação da lista de deputados que pode encontrar em publicos.pt/deputados. Não tem objetivo nenhum em concreto.

      Acontece que, quando olhei para a lista pela primeira vez, fiquei curioso em saber quem eram os deputados que tinham 7 mandatos. O botão para ordenar por número de mandatos está lá porque achei que poderia haver mais pessoas com a mesma curiosidade.

      É no sentido de colmatar as minhas curiosidades que faço este trabalho. Poderia ter tudo isto no meu computador, em listas word ou excel: seria muito mais fácil e menos trabalhoso para mim. O site é uma forma de apresentar isto a outras pessoas curiosas - especialmente a pessoas que não têm tempo e/ou capacidade técnica para o fazer. Por outro lado, a divulgação permite receber críticas, como a sua, que permitem melhorar a a interpretação dos resultados.

      4. Tem razão que o trabalho é menos produtivo quando alguns dados estão errados. Faço o que posso para o site ser uma mais valia para as pessoas que o visitam e logo que li o seu comentário, fui rever os valores na lista para confirmar que está de acordo com os dados do parlamento.pt.

      Infelizmente, os dados estão de acordo com os do parlamento.pt e portanto não há nada que possa fazer para resolver o problema dentro das minhas competências e autoridade.

      Eliminar
  2. Só compreenderia o limite de mandatos na A.R. se o tempo lá passado contasse como tempo a incorporar na contagem, para efeitos de reforma; é que atribuir reformas para as quais não descontaram o suficiente, ao fim de 12 anos, por exemplo, já foram dadas ao fim de 8 e partindo por hipótese que podiam ser eleitos três vezes, imaginem a rotação de deputados e de consequentes reformas a estoirar com a despesa pública ...
    Dois mandatos chegavam, mas o tempo ali passado (A.R.), só contaria para efeitos de reforma aos 66 anos como os restantes cidadãos ...
    Deixem de tratar o povo português por imbecil !

    ResponderEliminar
  3. Seria uma pena perder estes profissionais da politica!

    ResponderEliminar
  4. Por muito competentes que sejam nao existem pessoas insubstituíveis, aliás deveriamos repudiar veementemente qualquer cargo público ou privado com tendências perpétuas, todas as chefias deveriam ser eleitas.

    ResponderEliminar
  5. É certamente por economia que a Coreia do Norte mantém o actual sistema ! são tão poupadinhos como democratas !!! - sim porque o único acto de despesa supérflua feita por Salazar foi ter caído da cadeira ! 1º em cuidados médicos, 2º fez substitui ! - arrasou com a Fazenda Pública !!!

    ResponderEliminar