sexta-feira, 2 de maio de 2014

MDP TV: Façamos a democracia



"A 40 anos da Revolução dos Cravos, Portugal é novamente abalado por ventos de revolta. Alvo do descontentamento popular já não é o punho de ferro político e social de uma ditadura interna mas a austeridade económica imposta por governos estrangeiros, mercados financeiros e organizações supranacionais. Todavia, a palavra de ordem que inflama as praças continua a ser a mesma: o povo é quem mais ordena. Um pai e uma filha, com percursos distintos mas unidos na mesma luta, guiar-nos-ão numa viagem através da revolução que foi e daquela que, porventura, virá a ser." Um documentário de Lorenzo d`Amico De Carvalho que lança uma outra reflexão sobre a nossa democracia, com a participação da co-autora do Má Despesa (pode ver o documentário completo aqui).

3 comentários:

  1. Olá!

    O que mudou devido às manifestações de Set2012?

    ResponderEliminar
  2. Seja qual for a abstenção nas europeias, não está em causa a eleição dos eurodeputados. Eles serão eleitos à mesma. Mas, uma abstenção massiva de 80% ou mais fará com que eles, finalmente, se envergonhem. Não só porque ficará na estatística mas também porque obrigará a que se fale, apesar de eles não gostarem, das causas dessa abstenção. E quais são? Este sistema eleitoral nada tem de democrático e é um dos piores da Europa. Democracia é o poder do povo (e não dos partidos) escolher os seus representantes. Mas aqui isso está delegado "à força" nos partidos. Eles é que escolhem as pessoas e na ordem que querem. Eles é que fazem os "arranjos" que entendem nas suas listas. E isso é o embuste, a fraude, o logro a que eles chamam democracia.

    ResponderEliminar
  3. O dia 25 de Maio de 2014 vai ficar na História! E a partir daí nada será como dantes. E porquê? Porque a Partidocracia vai ter uma humilhação pública de tal ordem que desta vez nem o manto da vergonha, sob o qual eles se costumam esconder, será suficiente. Vai ser um autêntico banho de abstenção! Finalmente vão ter a resposta que há muito merecem. Vão sentir o repúdio de quem está farto desse embuste a que chamam democracia. E esse será o 1º grande aviso para a mudança do sistema eleitoral e do sistema político. Será o grito de revolta contra o que os partidos se tornaram: um albergue de políticos de carreira imberbes, polutos e medíocres, sem vida fora da política, totalmente permeáveis aos interesses da oligarquia que os capturou.

    ResponderEliminar