terça-feira, 22 de julho de 2014

Obiang, Passos e Cavaco juntos em Timor pela Lusofonia?



Parece mentira mas dizem que amanhã a Guiné Equatorial (GE) vai aderir à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), apesar do português nunca ter sido idioma do país. Teodoro Obiang, presidente do país há 35 anos, é considerado um dos piores presidentes africanos à luz dos padrões internacionais e até já conseguiu ser eleito pelo espectacular valor de 103% dos votos. Obiang, também conhecido por ser adepto da tortura, encontra-se em Timor para participar na X Cimeira de chefes de Estado e de Governo da CPLP, tendo em vista a adesão da GE aos países lusófonos. A GE é o terceiro maior produtor de petróleo de África mas cerca de 20% das crianças morrem antes dos cinco anos e a população não tem acesso a serviços de educação e saúde. A água potável ainda é uma miragem para a maioria dos conterrâneos de Obiang (fonte: Observador). O filho, Teodorín, é vice-presidente segundo do país- cargo não previsto na Constituição da GE-, proprietário de 61% da floresta nacional- prendas de aniversário do pai - e fundador de uma empresa madeireira. Teodorín farta-se de gastar dinheiro a um nível galáctico: só nos EUA gastou cerca de 315 milhões de dólares em propriedades e bens de luxo entre 2004 e 2011, e não lhe falta um prédio em Paris, quadros de Rodin e estátuas de Michael Jackson (fonte: Observador). O vice-presidente segundo da GE tem problemas judiciais nos EUA, França e Brasil, acusado de desvios de fundos públicos e suspeitas de corrupção e branqueamento de capitais. Para limpar a imagem do filho, Obiang nomeou-o embaixador na UNESCO. Em Fevereiro, os chefes da diplomacia da CPLP recomendaram, por unanimidade, a adesão da Guiné Equatorial à organização, país nada democrático e, por sinal, com a pena de morte regulada nos códigos militar e penal.

3 comentários:

  1. A hipocrisia e a politica andam de braço dado há muito tempo e um país como Portugal que parece não ter grande peso nas decisões da CPLP (??) nem deve ter conseguido argumentar muito contra a decisão. O interesse não é nosso, pelo menos não actualmente, mas sim de Bissau e de Angola sobretudo. Nem foi a votos mas sim uma adesão directa.
    O que não consigo concordar é escandalizarmo-nos "de repente", ou seja, Angola é um bom exemplo de um regime democrático? Onde estavam as vozes escandalizadas quando andávamos a negociar com a Líbia? (não digo as vozes do MDP). Como disse a hipocrisia é grande na politica mas não é caso único.

    Cumps e obrigado pelo vosso blog, é um serviço publico vital!

    ResponderEliminar
  2. Ontem foi dia de Luto para Portugal! Um país que outrora foi grande tornou-se agora num Estado pária. Os contribuintes nem imaginam o dinheiro que Portugal já enterrou na CPLP! E para quê? A classe política pôs a nação de cócoras em prol dos interesses do dinheiro independentemente da sua proveniência. Estou envergonhado de ver o meu país como um pedinte de mão estendida apenas porque os "pulhíticos" nada fizeram para o desenvolver e autonomizar. Os próprios Vistos Gold para dar guarida e livre-trânsito a criminosos deram o mote. Curiosamente sobre a entrada da Guiné Equatorial na CPLP, o que têm a dizer os candidatos à liderança do PS? Até agora não se ouviu deles um pio sobre esta matéria. Ontem foi enterrada a pouca dignidade que restava a Portugal.

    ResponderEliminar
  3. Para que serve a CPLP? Quais são afinal os seus reais propósitos? O que é que Portugal ganhou efectivamente até agora com a sua criação? Quanto custa todos os anos aos contribuintes portugueses o facto do país ser membro dessa organização? Se é assim tão importante a sua existência porque razão os presidentes de Angola e do Brasil estão-se borrifar para a CPLP pois nem sequer se deslocaram a Timor? E porque razão Portugal teve de mandar o PR e o PM em simultâneo? Será que não há trabalho político para fazer em Portugal? Era preciso esbanjar dinheiro público com mais uma mega-comitiva? Quanto à entrada da Guiné Equatorial, Portugal mostrou ao mundo civilizado o país em que se tornou. É caso para dizer: "diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és"

    ResponderEliminar