segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Prémios 2014 (parte 4)




Zombie do Ano: Casa do Cinema
Em Abril a Câmara do Porto pôs à venda a Casa do Cinema, na Foz. O valor base de licitação da primeira fracção é de 568.800 euros e da segunda é de pouco mais de um milhão de euros. Ninguém compra o edifício lançado aquando do Porto 2001, que tinha como objectivo receber o arquivo do realizador Manuel de Oliveira. Entretanto, vai ser criada outra Casa do Cinema, em Serralves, para cumprir a finalidade da casa fantasma.

 Viagem do ano: Trás-os- Montes em Moscovo
A Try Nordestin’, Plataforma de Gestão de Destino Turístico da região do Nordeste, foi a única entidade portuguesa a participar na Intourmarket – Feira Internacional de Viagens e Turismo, que decorreu entre 15 a 18 de Março, em Moscovo (Rússia). Tudo pago com dinheiros europeus. A única feira onde a Try Nordestin’ tinha sida promovida antes foi em... Valladolid (Espanha).

Festa do ano: Festa de Natal da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
Decorreu no Natal de 2013, o descalabro financeiro foi revelado pelo Má Despesa em Abril e foi depois notícia no jornal Público em Agosto. A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa decidiu organizar uma Feira de Natal no Largo Trindade Coelho (Lisboa). Custou mais de meio milhão de euros.

Almoço do Ano: Quinta da Malafaia
As entidades públicas já gastaram mais de 1,2 milhões de euros em almoços e festas na Quinta da Malafaia, em Esposende. Este é um espaço que recria o ambiente de festas populares e arraiais minhotos, com comida e bebida à descrição. As autarquias de Viseu, Gondomar e Braga, por exemplo, já gastaram lá à volta de 50 mil euros em bailaricos nos últimos anos.

 Bom exemplo do ano: Câmara Municipal da Marinha Grande
 A autarquia da Marinha Grande consegue reunir duas qualidades que rareiam neste país no mundo das entidades públicas: boa gestão financeira e transparência. Além de ser uma das autarquias com menor endividamento líquido, figurando no 13.º lugar segundo o último Anuário Financeiro dos Técnicos Oficiais de Contas, ocupa o 7.º lugar no ranking das autarquias mais transparentes, à luz do Índice de Transparência Municipal da responsabilidade da Transparência e Integridade, Associação Cívica. Marinha Grande mostra que é possível cumprir a Democracia.

Sem comentários:

Enviar um comentário