segunda-feira, 30 de março de 2015

A vida da Penafiel Activa



"Face às necessidades de desenvolvimento e crescimento do Concelho de Penafiel, tornou-se imperativo a criação de uma Instituição Municipal que fosse capaz de ligar e articular os interesses dos agentes económicos locais", informa a empresa municipal Penafiel Activa, E.M.. O Má Despesa decidiu então ir espreitar os documentos financeiros publicados por esta entidade local mas o último relatório de gestão disponível data de 2012 e o relatório de actividades é de 2013. Fomos ao BASE, portal dos contratos públicos, e ao ver os 74 contratos publicados pela empresa (desde 2009) parece que estamos perante uma entidade que existe, sobretudo, para feiras e espectáculos. É impressionante. E o último ajuste directo foi publicado ontem para serviços de "aluguer de stands, tenda e alcatifa para a realização da feira Agrival /2015", pelo valor de 74.990,00 € (+IVA)- quase, quase no limite legal dos 75 mil euros, por acaso.

4 comentários:

  1. Augusto Santos - Penafiel31 de março de 2015 às 16:47

    Estão a criticar uma feira que é auto – sustentável em termos financeiros, desde 2005. Para vender os espaços aos expositores privados, é preciso alugar os stands e as tendas, certo ?

    MAIS DE 100 MIL PESSOAS VISITARAM A AGRIVAL
    Certame continua a ser auto-sustentável

    in, http://www.verdadeiroolhar.pt/materias.php?id=23347&secao=penafiel

    ResponderEliminar
  2. Augusto Santos - Penafiel, pode ser auto-sustentável, mas o que parece (até pela sua intervenção) é que poderia ser rentável! Ou menos exploratória para os expositores privados fazendo o aluguer dos stands e das tendas pelo preço justo e não pelo limite máximo legal só porque sim.

    ResponderEliminar
  3. Diz este blog que é apartidário. Não sei se o é ou não, o que sei (qualquer um pode consultar páginas de internet e mandar umas bujardas) é que é anónimo. Quem não se identifica, não dá a cara pelo que escreve em cada publicação, escusa de vir com moralismos porque tudo o que diz sobre si não pode ser comprovado.
    Comenta-se assim também de forma anónima, seguindo o exemplo deste blog que no meio de meia dúzia de "caixas" realmente com interesse, vive de muitas "tangas" e da exploração do sentimento de injustiça que reina na população. Explora-o e na grande maioria das vezes alimenta-o. E chamam a isso cidadania? Gostava de saber se contactaram a Penafiel Activa, E.M. para saberem a razão dessa despesa. Será mesmo uma má despesa? Neste caso, não é. É para uma feira, que é só a maior feira do norte do país. Não, não é no Porto. É em Penafiel. Caso não saibam, o norte não é só o Porto. Como já escreveu o Augusto Santos, não só não dá prejuízo ao município de Penafiel como é muito importante para as empresas do Vale do Sousa. Sabem, senhores e senhoras do má despesa pública, aquelas pequenas empresas que não são multinacionais nem aparecem nas publicidades das TV, mas que dão emprego a quem mora na região? Pois é, não devem conhecer. Que tal contactá-las e perguntar o que acham da Agrival? Sim, é uma feira e tem espectáculos. E qual é o vosso problema com isso? Serão vocês daqueles urbanos que acham que só Lisboa e Porto têm direito a ter feiras e espectáculos? Ah! Esperem, Lisboa e Porto não precisam de gastar porque as multinacionais ou as grandes empresas deste país fazem-no por elas, não é? Cá para mim, as senhoras e senhores do má despesa pública devem ser daqueles que acham que a província, e os provincianos deste país, não precisam nem devem ter direito a feiras e espectáculos.

    Anónino das 19h12 de Penafiel.

    ResponderEliminar
  4. Quando ha pessoas que nao sabem o dizem o melhor é estarem calados mesmo

    ResponderEliminar