terça-feira, 7 de julho de 2015

Escolhas a dedo?


A nomeação da actual deputada do PSD Maria Ester Vargas para adida técnica principal na área social na embaixada de Portugal em Berna, na Suíça, foi notícia na última semana. “Não se conhece à nomeada qualquer experiência no domínio diplomático ou consular ou no âmbito dos serviços sociais”, apontou o deputado do PS Paulo Pisco. A propósito desta nomeação, recebemos um e-mail de um leitor com mais um caso de escolha a dedo desta vez para o consulado de Providence (EUA): “Não foi a primeira vez que o Secretário de Estado das Comunidades José Cesário fez uma nomeação deste género. Nos EUA em Providence quando o vice-cônsul se reformou, José Cesário nomeou em substituição Márcia Sousa, uma funcionária do consulado sem qualquer experiência diplomática e com formação em Gestão pela Universidade dos Açores. No entanto, ela é pública apoiante do PSD e esposa do Senador de Rhode Island, Daniel DaPonte. Como pagamento o favor, José Cesário será o convidado de honra das grandes festas do Espírito Santo em Fall River, evento que sempre homenageou açorianos e não políticos de Viseu.
Levanto as seguintes perguntas:
- os açoreanos e emigrantes portugueses nos EUA (em especial na zona de New Bedford) não mereceriam mais?
- Nomear uma cônsul portuguesa casada com um senador norte-americano não poderá trazer dúvidas sobre riscos de partilha indevida de informação diplomática portuguesa?”

Não será que chegou a hora de criar critérios mais transparentes para a escolha dos nossos representantes e técnicos nos consulados e embaixadas?

Sem comentários:

Enviar um comentário