segunda-feira, 25 de julho de 2016

Movimento para corrigir as placas onde consta “dr. Miguel Relvas”

O Tribunal Administrativo de Círculo de Lisboa considerou nulo o grau de licenciado em Ciência Política atribuído a Miguel Relvas pela Universidade Lusófona. Desta forma, as abundantes placas de inauguração que pulalam pelo país dos tempos em que o senhor Miguel Relvas era secretário de Estado da Administração Local precisam de ser corrigidas. Algo que tape o “dr.” basta de forma a que seja reposta a verdade.
Conhecem alguma placa de inauguração onde conste o "dr. Miguel Relvas"? Envie-nos uma foto para madespesapublica@gmail.com. Vamos começar uma campanha nacional para corrigir essas placas. É preciso higienizar o espaço público. Partilhamos alguns exemplos que encontramos na internet. No entanto, a lista está bastante incompleta. Veja também aqui a notícia do Público sobre esta iniciativa: "Que fazer às placas do tempo em que Relvas era doutor?"


Município de Lagoa



Freguesia de Antas (Esposende)


Centro Escolar em Ferreira do Zêzere



Pavilhão Desportivo em Alvaiázare


Município de Murça

Misericórdia de Mação (o dr. continua lá, nesta foto foi ocultado por um leitor do Má Despesa)


Câmara de Lago (com Miguel Relvas licenciado já em 2004)


Nota: Post colocado online a 4 de Julho e actualizado a 25 de Julho







19 comentários:

  1. Para alem do mais, e' um abuso usar Dr. para pessoas que nao tem doutoramento (PhD).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Salvo melhor opinião, o "dr" corresponde apenas e só à detenção de uma licenciatura. O "Doutor", por extenso,à detenção de um doutoramento.

      Eliminar
  2. E se ele fosse tirar a licenciatura talvez fosse mais fácil do que substituir as placas.
    E sempre poderia aprender como é o esforço do estudo na idade adulta.
    E aprender alguma coisa.
    Mas de preferência numa universidade com U grande.
    Não naquelas espeluncas de vão de escada que por aí há e que têm dado títulos fictícios a tanto político, por exemplo: Passos Coelho; Seguro, Vara, etc., etc., etc.

    ResponderEliminar
  3. Simples, enrolá-las, untá-las com vaselina, vá lá, não preciso dizer mais, qualquer pseudo doutor entende...

    ResponderEliminar
  4. Solução para essas placas é das coisas mais simples deste mundo, retirá-las simplesmente e lixo, se não puderem ser recicladas.

    ResponderEliminar
  5. ...já que estão tão preocupados, façam com estas placas o mesmo que fizeram com as do "Eng." Sócrates!!!! e dos outros todos!!!!

    ResponderEliminar
  6. ...já que estão tão preocupados, façam o mesmo que fizeram com as do "Eng.º" Sócrates!!! e os outros todos!!!

    ResponderEliminar
  7. Caro Gustavo Carneiro. Alguém com um PhD é Doutorado, logo Doutor por extenso. Alguém com licenciatura a mestrado é Dr sim! Pode consultar aqui https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/abreviaturas-de-titulos-academicos/29929

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é bem assim!!! A lógica dita que com uma licenciatura se seja LICENCIADO; com um mestrado MESTRE e, com um doutoramento DOUTOR! As excepções são para os licenciados em medicina, considerada uma ciência maior - é por isso que ingleses e americanos são muito mais fiéis aos títulos correctos - eles não chamam Doutor a qualquer um, chamam sim Doutor a quem é PhD (que significa Doutor em Medicina, ou Física ou uma das ditas ciências maiores); e têm depois aqueles mestrados MBA's e outros quejandos que são equivalente ao grau de Mestre em determinada área (corresponde a uma maior especialização); e por fim, os outros, os apenas licenciados tem um College Degree... Fica aqui também o meu pequeno contributo, caro Z ;-)

      Eliminar
  8. Caro Gustavo Carneiro. Alguém com um PhD é Doutorado, logo Doutor por extenso. Alguém com licenciatura a mestrado é Dr sim! Pode consultar aqui https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/abreviaturas-de-titulos-academicos/29929

    ResponderEliminar
  9. Caro Gustavo Carneiro. Alguém com um PhD é Doutorado, logo Doutor por extenso. Alguém com licenciatura a mestrado é Dr sim! Pode consultar aqui https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/abreviaturas-de-titulos-academicos/29929

    ResponderEliminar
  10. Eu tenho a solução. Fazer uma cruz com traço fino sobre o "Dr.". Os menos atentos buscarão explicação, os mais novos questionarão. Uma boa oportunidade para uma aula de cidadania.

    ResponderEliminar
  11. Gustavo. "Dr." é para licenciado,"Doutor" para o grau académico de doutoramento (internacionalmente conhecido como PhD ou Ph.D.)

    ResponderEliminar
  12. Isso resolve-se rapidamente. Gravar atrás de Dr. Ex. Assunto resolvido.

    ResponderEliminar
  13. Nada de tapar, até porque pode ser destapado, e nada de traços finos, para fino já basta o personagem. Sugiro antes que a anteceder Dr. seja gravado 'Ex-' (até para não esquecermos que houve alguém que se quis fazer passar pelo que não era) e que o agora ex-Dr. seja convidado a suportar os respectivos custos.

    ResponderEliminar
  14. A proposta do JB é boa. Uma alternativa seria colocar o Dr. entre aspas "Dr.".
    Como diria o Vasco Santana (ou foi o Crato?), doutores há muitos.

    ResponderEliminar
  15. Sugestão. Retirar as placas e guardá-las para um próximo MUSEU. Deixo a designação à vossa escolha: Museu da falta de vergonha; Museu da Falta de Ética; Museu das Peneiras;... Claro que também devem aproveitar as do senhor "engenheiro de Domingo" José Sócrates.

    ResponderEliminar
  16. Calma que ainda vir ganhar o recurso. duvidam??.........eu não.

    ResponderEliminar
  17. e o "eng." Sócrates? não incomoda?

    ResponderEliminar