quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Concurso à medida? O caso do técnico superior de Alpiarça




Recebemos de um leitor um exemplo de um concurso público de uma autarquia que parece ser feito à medida de alguém já escolhido. Aqui fica o testemunho: “Termina hoje o prazo para que arqueólogos professores possam responder ao concurso para técnico superior em Alpiarça com funções na área do inventário patrimonial e artístico. A Câmara Municipal de Alpiarça procura preencher a vaga de técnico superior (Museologia) com, pasme-se, a formação seguinte: Licenciatura em História, variante Arqueologia, ramo Educacional. Mas, procura esta autarquia um arqueólogo? Um professor? Para ministrar que disciplina? Arqueologia? No ensino regular? Procura o melhor profissional, restringindo a hipótese a que poucos concorram? Não! Alpiarça quer preencher a vaga com um museólogo mas para isso pede um histório-arqueólogo com capacidades educacionais? Não seria mais adaptado alguém com formação em História, História da Arte e Museologia para as funções definidas? Parece-nos que sim. Onde fica o arqueólogo se em nenhuma parte do edital surge a referência a arqueologia? E o professor? Terminamos com a pergunta: quem servirá este Concurso Público?”



Conhece exemplos de concursos públicos para contratação feitos à medida de determinadas pessoas? Envie os casos para madespesapublica@gmail.com

3 comentários:

  1. Será para desenvolver ações educacionais do Museu?

    ResponderEliminar
  2. Conheço tantos casos desses. Querem que vos mande alguns?

    ResponderEliminar
  3. Infelizmente é o pão nosso de cada dia em, praticamente, todas as autarquias.
    Primeiro os nossos, depois logo se vê se sobra algo para os outros.
    Na minha autarquia, com 901 funcionários, normalmente aos jantares com o chefe máximo do Partido, quando por aqui passa em campanha eleitoral, aparecem 450 funcionários que são militantes.
    É possível que nem todos possam ir, por uma razão ou outra, mesmo assim vão 450.
    O que dá bem a dimensão da fraude das contratações públicas por concurso.

    ResponderEliminar