segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Fernando Seara vence "Dinossauro de Ouro"



Não ganhou o município de Odivelas ao qual se candidatou este ano. Mas Fernando Seara sabe que quando uma porta se fecha logo uma janela se abre, e acabou por ser o candidato mais votado na campanha da Transparência e Integridade, Associação Cívica (TIAC) e do blogue Má Despesa Pública (MDP). Em 40 dinossauros apenas 9 foram eleitos. 
Seara ganhou o galardão de “Dinossauro de Ouro” com 1.323 votos, 33% do total. É um resultado que o deixa muito à frente dos classificados seguintes – João Rocha, recandidato à Câmara de Beja pela CDU (depois de presidir à Câmara de Serpa entre 1979 e 2013) e José Estevens, presidente da Câmara de Castro Marim até 2013, pelo PSD, e que agora concorreu ao mesmo município como independente. Ao todo, a campanha, que esteve online desde 19 de Setembro em www.dinossaurodeouro.pt, recolheu mais de 4 mil votos. Dinossauros autárquicos com mais notoriedade nacional, como Valentim Loureiro e Isaltino Morais, acabaram por não conseguir sequer um lugar no pódio. Valentim Loureiro, que se candidatou como independente a Gondomar, ficou em quarto lugar com 334 votos. Isaltino Morais ficou na quinta posição, com 271 votos. Dos cinco mais votados para o “Dinossauro de Ouro”, apenas Isaltino Morais venceu a eleição no concelho em que se candidatava - e com maioria absoluta, algo só possível no país do "rouba mas faz".
Esta campanha transpirou, também, a falta de informação sobre a organização do processo eleitoral, mais de 40 anos depois das primeiras eleições autárquicas. O 40º dinossauro, Luís Pita Ameixa do PS, que ganhou a Câmara de Ferreira do Alentejo (a que já tinha presidido entre 1993 e 2005), passou despercebido e não chegou sequer a figurar na campanha da TIAC e MDP. Incrivelmente, não existe uma base de dados centralizada, pública, que identifique os candidatos aos vários municípios. Compilámos [MDP e TIAC] a lista dos dinossauros candidatos a partir de notícias publicadas e com o apoio dos internautas, que assinalaram alguns candidatos. Luís Pita Ameixa escapou a esta recolha e pode não ter sido o único. Tal só acontece porque não existe uma fonte de informação oficial, fidedigna, que liste todos os candidatos a todos os órgãos políticos que vão a votos, até para garantir um controlo sobre a elegibilidade de quem se apresenta a eleições. 

Sem comentários:

Enviar um comentário