segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Estado centralizador até nos contratos



É uma matéria que merece a nossa atenção. O Estado central realiza mais de três quartos das suas compras de bens e serviços a empresas localizadas na Área Metropolitana de Lisboa. 
Investigadores da Universidade do Minho analisaram 85.005 contratos registados no Base e celebrados em 2016 entre 1705 entidades públicas (centrais e locais) e mais de 15 mil empresas. Com base nesta amostra, concluíram que 77 por cento das vendas ao Estado foram feitas por empresas da região de Lisboa, apesar de 51 por cento das entidades para quem foram direccionados esses bens e compras estarem sediados na zona Centro e no Grande Porto. 
No caso dos municípios, 40 por cento dos contratos feitos com empresas da região da capital. O mesmo estudo refere que as câmaras do Centro e Norte gastam mais em serviços e compras nas suas regiões, enquanto as do Alentejo e Algarve fazem a maior parte das compras das autarquias na zona de Lisboa. O estudo completo será apresentado esta terça-feira no Palácio da Bolsa. (com informação do Jornal de Notícias)

1 comentário:

  1. Cá para mim, está bom de ver!
    Na zona de Lisboa e da Grande Lisboa estão as grandes empresas de fornecedores ou representantes de grandes empresas estrangeiras.
    Por exemplo: Onde está a LEVER que vende produtos de limpeza, onde estão a DYRUP ou a Robialac ? só para referir 3 delas.
    É claro que nos concursos quem ganha são estes tipos de empresas e não as pequenas...

    ResponderEliminar