quinta-feira, 5 de maio de 2011

Benavente: Um jardim que mais parece um elefante branco


O Jardim da Fateixa, em Benavente, um local à beira rio, com deficientes acessos pedonais, não é procurado pela população mas mesmo assim a câmara vai gastar 150 mil euros na recuperação do espaço, que já foi intervencionado no passado.
No local chegou a existir um bar em madeira, pontões para a população caminhar, caixotes do lixo e mesas para refeições. Porém os únicos interessados no espaço foram os toxicodependentes e os jovens que, em pouco mais de dois anos, vandalizaram por completo o espaço. O bar foi “decorado” com grafittis, incendiado e, por fim, removido. Como se isso não bastasse até uma forte cheia em 2003 arrastou o pouco que ainda havia pelo rio abaixo.
Pouco tempo depois o jardim foi ocupado pela Estradas de Portugal como estaleiro de obra da construção da ponte e viaduto de Benavente. Aquando da intervenção no parque ribeirinho da vila em 2004 – que custou perto de 2,5 milhões de euros – a Câmara Municipal de Benavente realizou um “pequeno arranjo” com limpeza e desmatação.”
“É um espaço completamente isolado do centro da vila. Quem é que no seu juízo quer enfiar-se no carro para ir para aquele jardim que tem uma entrada íngreme e perigosa e nenhum lugar de estacionamento? Para ir a pé também é impossível. O jardim é um buraco em todos os aspectos, físico e económico”, defende César Barreiro." (Fonte: O Mirante)

2 comentários:

  1. É uma pena que haja autarcas com este tipo de cegueira relativamente a espaços que deveriam servir a comunidade e sobretudo que se gaste tanto dinheiro que poderia servir para construir outro tipo de melhoramentos adequados ao lazer e bem-estar das populações.

    ResponderEliminar
  2. Nenhum de voces é de Benavente, ou sao de Samora ou outro desterro identico. O jardim da fatexa sempre foi ocupado por jovens e depois?? Nao tenho medo nenhum de la ir, ha estacionamento muito perto. Ou querem levar o carro para dentro do rio?
    Acredito que foi bem investido o dinheiro pois lembro me bem como era antes e tentaram fazer o melhor. Se houve algum desprezo, talvez tenha havido, errar é humano. Mas depois tambem houve duas grandes cheias que desfizeram o trabalho todo e quem culpam???
    Quem faria melhor??? Algum de voces?? lol
    Andam a procura de buracos é? Entao enfiem-se no primeiro que encontrarem!

    ResponderEliminar