quinta-feira, 26 de maio de 2011

Censos 2011: 2,5 milhões para publicidade, mas recenseadores sem salários


Há um mês terminou a fase de recolha de informação do Censos 2011, da responsabilidade do Instituto Nacional de Estatística. Segundo informação publicada em Diário da República, o montante disponível para esta campanha de publicidade era de 2,5 milhões de euros (+IVA) para “despesas com a aquisição de serviços de planeamento, negociação, compra e gestão da colocação em meios de uma campanha de informação e mobilização da população e produção de alguns dos seus suportes”.
Uma consulta feita pelo Má Despesa Pública ao Portal dos Contratos Públicos encontrou contratos, por ajuste directo, no montante de cerca de dois milhões de euros. Uma fatia principal desse bolo, quase 700 mil euros, destinou-se à RTP, SIC e TVI. Outras empresas de publicidade exterior, jornais, revistas e agências também foram contempladas.
Apesar de toda esta despesa, uma parte significativa dos 30 mil recenseadores ainda não foi pago, apesar de o trabalho já ter sido concluído. O Má Despesa Pública tem conhecimento que os recenseadores do concelho de Lisboa, aos quais se juntam outros concelhos, além de ainda não terem sido pagos, não têm data para o pagamento dos serviços prestados directamente às respectivas juntas de freguesia. Os recenseadores, eram, na maioria, trabalhadores a recibo verde.
Ironicamente, esta semana, o jornal Sol dava conta que, com o fim dos inquéritos à população, cerca de 30 mil pessoas voltariam ao desemprego. Isto, apesar de ainda não terem sido remuneradas pelo último trabalho.

3 comentários:

  1. Isto é uma vergonha! Eu desisti pois não concordei com as condições que me foram apresentadas uma vez que fiquei com uma zona a 30kms da minha área de residência. E agora o INE recusa-se a me pagar a formação! É um instituto que perdeu toda a credibilidade da minha parte. Já para não falar das falcatruas durante os censos e durante os recrutamentos!

    ResponderEliminar
  2. E isto não devia ter sido feito por desempregados que estejam a receber subsidio de desemprego em vez de ter sido feito por gente, na sua maioria empregada?! Claro exemplo de má despesa pública, digo eu...

    ResponderEliminar
  3. Eu conclui o trabalho em 5 semanas tendo por isso a tal bonificação de 30% e apesar de já ter estado com a minha coordenadora e assinado todos os papéis para finalizar o serviço ainda não vi um cêntimo do tal dinheiro. Ainda para mais, foi-me dito que receberia na semana a seguir e no entanto já passaram mais duas semanas e eu continuo aqui sem ver o dinheiro, acho ridículo enganarem assim as pessoas, eu sempre pensei que ia demorar a receber e já me tinha mentalizado disso e não tinha qualquer problema, agora virem dizer que vão pagar já e depois não o fazerem não é nada bonito.

    ResponderEliminar