terça-feira, 31 de maio de 2011

Onde andam as 500 pessoas do Palácio de Belém?


O texto do Má Despesa Pública sobre as despesas do Palácio de Belém foi, segundo números oficiais do Facebook, partilhado mais de 4.200 vezes naquela rede social. Apesar do interesse que os portugueses têm em perceber como é que o seu dinheiro é gasto, nem sempre as instituições conseguem dar uma resposta transparente aos cidadãos.
Analisemos, por isso, o caso da Presidência da República que, segundo o Diário de Notícias, tem 500 pessoas a trabalhar no Palácio de Belém.

1. Segundo o site oficial, existem cinco serviços de apoio directo à Presidência: a Casa Civil, a Casa Militar, os Serviços de Segurança, o Centro de Comunicações e o Serviço de Apoio Médico. O site disponibiliza apenas informação sobre o pessoal da Casa Civil e da Casa Militar. Fica-se então a saber que a Casa Civil é constituída por 37 pessoas, das quais 36 são assessores/consultores. Já a Casa Militar é composta por 7 militares. Sobre os restantes serviços não existe qualquer dado sobre o quadro de pessoal.

2. Existem depois dois serviços de gestão: o Conselho Administrativo e a Secretaria-Geral. Sobre o Conselho Administrativo não existe qualquer informação. Já sobre a Secretaria-Geral fica-se a saber que tem quatro serviços: 3 direcções de serviço e 1 museu. As 3 direcções de serviço são a Direcção de Serviços Administrativos e Financeiros (3 divisões, 5 secções e 1 tesouraria), Direcção de Serviços de Apoio e Relações Públicas (não informa) e Direcção de Serviços de Documentação e Arquivo (2 divisões). Mais uma vez, sem qualquer explicação sobre o número de pessoas alocadas a cada área.


3. O certo é que mesmo com 500 pessoas em Belém, a Presidência da República é incapaz de manter o seu site actualizado. O exemplo mais constrangedor é mesmo o da presença do Banco Privado Português na lista de patrocinadores do Museu da Presidência. Tanto o BPP como o BPP das ilhas Caimão estão em liquidação.

Foto em destaque retirada do projecto ISEG Art Dynamics

3 comentários:

  1. Este é o Presidente da República mais nebuloso de sempre. Não responderam nem vao responder, obviamente.Já agora indaguem sobre o genro do PR, Luis Montez, um dos "curadores" da Fundação Luso Brasileira (Celebração do Ano de Portugal no Brasil e vice-versa 2012/2013 ???). A que propósito?

    ResponderEliminar
  2. Eles devem andar muito ocupados que nem os vemos, tem de estar mesmo. Pelos meus cálculos, que podem estar errados, mesmo passado mais de um ano desta Má Despesa ter sido revelada, o BPP continua a apoiar o museu. E vem eles falar de competitividade. Isto no privado era despedimento certo.

    ResponderEliminar