quarta-feira, 8 de junho de 2011

Elefantes Brancos (3): Um edifício sem função transformado em shopping


I
Concebido no âmbito do programa Polis do Porto o edifício foi inaugurado em 2001, para as comemorações da Capital Europeia da Cultura. O projecto, do premiado arquitecto catalão Solà-Morales, pretendeu rematar a ligação entre o arque da cidade e marginal da Foz. As ideias geraram um edifico longo e envidraçado, sem programa definido, protegido do vento e mar mantendo-se aberto à paisagem.
Miradouro desnivelado, conjunto de percursos, ou contentor espacial são várias das designações para o objecto construído. Com tradução do conceito de “avanço tecnológico”, “excelência” e “nobreza”, Edifício Transparente acabou por ser a designação oficial.

II
A diversidade de definições ilustra a dificuldade em reunir consenso quanto à função do edifício. De facto, até ser lançado um concurso de reconversão do espaço, o edifício transparente não foi mais do que 4 pisos de rampas à entrada de Matosinhos. Sem uso definido além de “marco visual” assim permaneceu até ao lançamento de um projecto de reconversão em 2007. Só após obras orçadas em 15 milhões de euros foi definido um uso para o edifício. Como galeria comercial de lojas e restaurantes, à beira mar, mediante concessão pública até 2024. Questionado se não estaria perante mais um shopping, Carlos Prata, autor do projecto, preferiu classificar o novo espaço como "concentração comercial".

III
A CMP tentou vender o edifício, em 2011, por 4.068 milhões de euros, mas a venda foi inviabilizada por se encontrar o mesmo em zona de domínio público marítimo. Este factor contribui também para alguns dos problemas actuais como a falta de estacionamento próximo e entraves patrimoniais a alterações mais profundas na estrutura, como o fechamento da fachada sul, mais exposta ao vento, ou a colocação de publicidade exterior. Questões a juntar à polémica de um edifício ainda incompreendido por quem o usa e por quem o pagou.

Manuel Rodrigues

Fontes:
JN – Jornal de Noticias 28.01.2009 e JPN – Jornalismo Porto Net 16.05.2011

2 comentários:

  1. Neste momento é um local de sucesso onde pára muita juventude da cidade do Porto, para não falar nos restaurantes, e lojas de grandes marcas, mas como não podia deixar de ser, e á nossa maneira, á que dizer mal.

    ResponderEliminar
  2. As vossas fontes falharam, não é verdae que não haja estacionamento próximo. Há um parque subterrâneo, o do castelo do Queijo, a uns escassos 80 metros do Edifício Transparente.

    Duvido muito que as obras para instalação de lojas tenham custado 15 mihões de euros; não vejo onde possam ter sido gastos, mas não tenho qualquer referência concreta que me permita contrariar a vossa afirmação.

    Cumprimentos e não desarmem com os vossos alertas.
    Carlos Lacerda

    ResponderEliminar