quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Quase 100 mil euros para uma tradução que ninguém vê


A Temposource, uma mini-micro-empresa, constituída em Fevereiro de 2009, é uma empresa sortuda. É que em 7 de Julho desse ano é-lhe encomendada a tradução para inglês do Portal das Comunidades Portuguesas, no valor de 46.500 euros. Apenas dois meses mais tarde, em 30 de Setembro, é-lhe encomendada a tradução do conteúdo do Portal das Comunidades Portuguesas, desta feita não se sabe para que língua, mas sabe-se que também custou 46.500 euros. Ou seja, só em contratos públicos a Temposource, uma empresa unipessoal recém-formada, ganhou 93.000 euros em escassos meses.
Um pequeno pormenor: neste momento o Portal das Comunidades Portuguesas não tem opção para ser lido em inglês ou qualquer outra língua estrangeira. Mesmo assim o Má Despesa conseguiu encontrar cerca de 200 palavras em língua inglesa em todo o site, e daí a fazer esta conta foi um pequeno passo: 93.000 euros a dividir por 200 palavras = 465 euros por palavra traduzida.

4 comentários:

  1. Fixe, eu ao fazer um site que deve ter custado uns bons 600 eurios fiz umas traduções que devem ter custado uns bons zero mil euros. Há quem saiba roubar e há quem não saiba...

    ResponderEliminar
  2. Hoje em dia qualquer pessoa com 12º Ano que tenha tuido Francês e Inglês básico e com a ajuda preciosa do Google Translation outra ferramente disponível gratuitamente na net, faz uma tradução bastante aceitável.
    Por isso, isto só é justificável sendo desvio de $$$ e nada mais...

    ResponderEliminar
  3. Não é bem assim, Gilberto. Sou tradutora de formação e sei ver perfeitamente uma má tradução sem Google ou afins quanto mais com ferramentas que são boas para uma ou 2 palavras, mas não substitui a formação linguistica/gramatical. O resultado são as más traduções da TV /imprensa! Seria de ver a quem pertence essa tal empresa e talvez não seja surpresa se pertencer a alguém BIG ou aparentado... É uma atentado para quem trabalha e depende do seu salário e não tem padrinhos BIG!!!

    ResponderEliminar
  4. È Corrupção! Cadeia e devolução do dinheiro publico já!

    ResponderEliminar