segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Trabalhadores do INATEL denunciam más despesas ao Governo


O Má Despesa Pública teve acesso à extensa carta que um grupo de trabalhadores do INATEL endereçou ao ministro da Economia e do Emprego, Álvaro dos Santos Pereira, e ao ministro da Solidariedade e Segurança Social, Pedro Mota Soares. Ao longo de várias páginas este grupo denuncia casos concretos que, por várias vezes, vão muito além do despesismo dos dinheiros públicos. Apresentamos de seguida as principais denúncias. Os títulos a negrito são das responsabilidade do Má Despesa Pública.

COMO FORAM MULTIPLICADOS OS CARGOS
“A alteração da estrutura orgânica criada por esta administração apenas teve como objectivo expandir cargos de chefia, assim ao invés de horizontalizar verticalizou-se a estrutura com graves prejuízos funcionais e disparou os encargos aumentando significativamente a despesa (menos gastam mais e, fazem nada).”
“Por exemplo, as antigas delegações que passaram a agências, além de terem cada uma, um director (...) passaram a ter uma coordenação regional de delegados, além dos 21 directores, há mais 5 Delegados regionais, além destes e ainda um coordenador nacional das agências (...)”
“Os antigos centros de férias, agora unidades hoteleiras, além dos directores têm agora mais os directores de região (3) e sub directores de região (3). E ainda mais um cargo nacional, Gestor de parques de campismo que eram 3 e agora até já só são 2.
Nomeado um gestor para gerir 3 administradores?”
“Parques de Campismo, todos tinham administradores residentes, foi criado o cargo de “Gestor nacional” para dar lugar ao abstencionista da Camara de Almada, Luís Ramos que em acumulação e concorrência, com as funções que (não) desempenha na Inatel, acumula cargo de administração em parque de campismo ali mesmo ao lado.”


UM EXEMPLO DE MAUS GASTOS
“Na sede foram criadas Direcções que apenas dividem funções já existentes, como é o caso da Direcção Social que integra o sector do turismo social. Seu Director Rui Calarrão, "esbanja dinheiro a rodos" porque não é dele. Veja-se o que custou o último programa do turismo sénior. É um constrangimento aos trabalhadores que o apresentam e uma afronta aos reformados que ainda conseguem aderir ao programa. Os seniores até brincam com a capa da brochura com expressões do género "se as cataratas não me cegarem, o brilho deste livro acabam com os meus olhos", tal é o impacto, (positivo?..) de uma capa em papel do melhor (com Calarrão não há contenção) na cor "ouro de lei".”

UM EXEMPLO DE BOY
“Os serviços da antiga secretaria-geral, que não foi extinta para dar pelouro ao digníssimo Sr. Carlos Luíz, um presunçoso, oriundo da Fundação Mário Soares, o único discurso que tem não acaba sem se auto-elogiar porque lhe falta sempre argumentos.”

UM EXEMPLO DE GIRL
“A última é a Luzia Raquel Ferreira Pereira, uma licenciada de Bolonha que era adjunta da Maria Helena André (vide Despacho n.º 25041/ 2009), foi colocada na Auditoria, área para a qual não tem competência nem conhecimentos mínimos. Não sabe nem o que é auditoria interna mas foi ganhar mais do que os outros todos do quadro do Gabinete, até dos que têm mais e melhores habilitações e que já deram provas ao longo de anos de trabalho e Bom desempenho”

COMO ESTÁ A SER PAGA FORMAÇÃO SUPERIOR
“Cristina Lopes (auto nomeada directora de RH) (…) compactuando com o "Padrinho" de forma incondicional canaliza, para colaboradores (amigos) contratados/prestadores de serviço com contrato a termo ou a prazo, as verbas destinadas à formação profissional dos quadros. Por outro lado, recusa formação técnica a trabalhadores que a deviam receber e, canaliza-se verba para pagar graus académicos aos “preferidos(as)” como por exemplo: mestrados pós-graduações e licenciatura para as meninas bonitas e concubinas e tudo isto em faculdades privadas (UAL e outras de igual nível) porque não entram nas faculdades onde os números clausus impedem o acesso aos mais medíocres”


O PROJECTO INFORMÁTICO QUE JÁ TEVE OITO EMPRESAS ENVOLVIDAS
“A área de informática actualmente dirigida pelo Engº Santieiro que caiu de para quedas com esta administração mas, comecemos pelo grande cancro que tem sido a implementação do projecto SAP: este projecto já teve mais de 8 empresas consultoras desde o seu início e ajudou a engrossar os números do quadro de pessoal (grande investimento!!!!). Iniciou com a Dra. Luisa Magalhães a coordenar a equipa que implementou este projecto Assessorada por outra “brilhante informática” (engª. do ambiente que entrou como secretaria do então director do desporto) a Margarida Gosmão a quem se juntou (no final do mandato da anterior Direcção encaixada pelo vice presidente e por ele apadrinhada) a Dra. Lígia Neves (formada em auditoria passou pelo gabinete usando-o como trampolin).
Tudo isto não foi nada comparado com o que se passa agora porque o que mudou com a passagem a Fundação foi o crescimento de serviços e mais serviços e gabinetes e coordenadores. Entre outros grande projectos informática há o software coordenado pela “Dra” Ana Marques, um génio com o 12.º ano que serve juntamente com o Dr. Marco Sentieiro de consultores e coordenadores na área da informática, a juntar ainda a outros… é um serviço que tem mais pessoas que a Área de Recursos Humanos”

COMO CHEGAR A DIRECTOR DE MARKETING
“Na Direcção de Marketing, porque a propaganda sempre foi algo fundamental para o actual Presidente distrital, o Director é o Sr. João Barata da Concelhia do Montijo que recebe como um doutor, utiliza o titulo que não têm, com a arrogância dos xuxialistas da distrital de Setúbal e tem apenas o 12º ano.”

EM TRÊS ANOS ENTRARAM 300 PESSOAS
“Nestes três anos entraram mais de 300 pessoas, principalmente vindas das hostes socialistas do distrito de Setúbal para ocupar todos os cargos de relevo (e muitos foram criados para lhes dar o que não tinham, visibilidade) da Fundação. Alguns passaram ao quadro com apenas um ano de contrato, aqui não há precariedade, nem entrada e início de carreira, para os amigos é logo o topo!”


ATÉ O CANTOR CARLOS MENDES É ASSESSOR NO INATEL
“Por exemplo, logo no inicio veio chefiar a nova Direcção Administrativa e Financeira o Sr. João Morais Carneiro, esteve seis meses no posto, como não se adaptou (a fundação não é o ACP, nem lhe vai dar a indeminização que a TAP lhe deu quando o despachou) foi para assessor e manteve o ordenado que acumula com boa reforma. Passeia-se por lá gabando-se dos "bons ofícios” e brutas receitas arrecadadas para a Fundação" que de tão grandes ninguém dá por elas.
Na mesma direcção veio substituí-lo um amigo da JS do administrador Rogério Fernandes, o João Figueiredo assessor/director e qualquer título que entendia utilizar para pressionar os trabalhadores, licenciado pela Independente andava a fazer concorrência paralela à INATEL com a sua agência de viagens e, quando os estragos (e que estragos!) se tornaram do conhecimento geral teve mesmo de ir embora.
O artista cantor polivalente Carlos Mendes (Arquitecto parece nunca exerceu tal profissão) veio como Director da Direcção Cultural, passados meses não se adaptou (ou seja não passou no teste para ...) e também passou a Assessor(prá Cultura? mas?...), mantendo o ordenado, regalias sem exercer qualquer actividade.”

COMPRA DE CINCO CARROS DE TOPO
“Logo que chegaram compraram 5 carros topo, os quais levam para casa e usam como se fossem deles e em serviço dos partidos (combustíveis, portagens manutenção paga a fundação). Para todos os delegados regionais, directores regionais e administração quando não, comprados alugam-se dos melhores. Os da Administração todos carros alemães BMW”


A Má Despesa do INATEL não fica por aqui. Relembre os casos já antes divulgados pelo Má Despesa Pública.

30 comentários:

  1. Vender o património e liquidar o Inatel parece ser a única coisa digna a fazer.Tratar do turismo sénior quando estão a transformar os reformados com recursos médios em novos pobres a juntar aos outros ou como uma organização subverte os seus propósitos apenas para que uma corporação de funcionários de topo ligados aos partidos do poder alternante e pseudo democrático usufruirem de recursos sem qualquer risco. Basta criem um fundo que financie o turismo dos que não podem que fica mais barato e não cria vícios nem jobs for boys.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Plenamente de acordo; mas porquê que ainda não foi feito?
      Não compreendo o governo estava tão dinâmico na oposição eu até contribui com algumas idéias... Agora o que falta poder já têm então quando reduzem o Estado a um estado governável e indispensável para nos dispensar de arcar sempre com as consequências nefastas dum estado desnecessário.

      Eliminar
  2. Foi por essa e outra sque há um ano solicitei a suspensão de sócio (há 38 anos) enquanto por lá pontificar o sr Vitor Ramalho.

    ResponderEliminar
  3. vergonha aquele Presidente do Inatel...

    ResponderEliminar
  4. Esta direcção é permissiva que na Inatel Porto Santo a sua "querida Fernanda Martins" permita que as recepcionistas façam praticas de e para vodu na própria unidade mas , dizendo se me perguntarem eu não vi nada ...acendendo velas etc etc.A visada das praticas de vodu que aconteceram no dia 19.03 dia em que houve audiência no Tribunal de Trabalho em relação á mesma e esta quando teve conhecimento destas práticas contra ela ,tentou suicidar-se ...vergonhoso! Isto é muito grave e por isso devem os senhores que mandam na Inatel saber disto para porem termo a muitas vergonhas que se passam nesta casa.

    ResponderEliminar
  5. Confirmamos o denunciado no comentário imediatamente anterior...nós também colaboradores, dois ,e um fornecedor que lá passou vimos as velas acesas no piso -1 , com certeza. E questionamos , rindo da cena o que significavam as velas ali acesas no piso -1 da unidade e responderam-nos que eram ás práticas do Advento , numa clara posição de gozo.Aquilo lá é muito mau , qualquer nota as atitudes de maldade e superioridade, disfarçadas .Vergonhoso! A visada não conseguiu suicidar-se , por sorte alguém chegou a tempo mas, está com uma depressão. A vida vai encarregar-se de " repor o BEM E A ORDEM DE TUDO" .Com certeza e sem dúvida.

    ResponderEliminar
  6. Como é possível que nas instituições do Inatel de pague por um fim de semana tanto ou mais do que num hotel ou numa estalagem nas proximidades. Podem fazer um pequena investigação.

    ResponderEliminar
  7. Provavelmente temos de passar a ir protestar para a porta das instituições onde estes maus gestores funcionam. Podiamos criar aqui o eleito da semana. O vencedor seria premiado com uma grande festa popular á porta a pedir a sua demissão. Exigindo que reponha o dinheiro desperdiçado do seu bolso.

    ResponderEliminar
  8. Tambem eu deixei de ser sócio do Inatel após ter estado nas instalações de Porto Santo. As razões foram várias e eu ainda não sabia do que acabo de ler neste blogue com todos estes compadrios...

    ResponderEliminar
  9. Resumindo a canção do Zeca Afonso continua actual.Uns comem tudo outros não comem nada.É vergonhoso todos são culpados.Os intervenientes e os sucessivos governos que têm permitido estas situações sem actuar.Estes casos deveriam ser levados a trbunal afastamento imediato desta gente e reposição do dinheiro dos contribuintes gasto indevidamente.Se os governos tivessem actuado atentos aos interesses nacionais teriam corrido com esta gente à vassourada.Ainda estão a tempo.

    ResponderEliminar
  10. O primeiro comentário é muito pertinente: não se percebe porque é que deve o Estado possuir uma organização como o INATEL. Deve, por isso, ser pura e simplesmente alienada. O Estado deve emagrecer, para se concentrar naquilo que mais ninguém pode fazer (cobrar impostos, defender o País das ameaças externas, realizar a justiça, etc.), para que possa, então, fazer isso bem feito. O meu conterrâneo Vitor Ramalho - grande especialista em coisa nenhuma - deve, simplesmente, ser colocado atrás das grades.

    ResponderEliminar
  11. Não sabia mas adivinhava a pouca vergonha do despesismo desta fundação. Basta ver as condições e preços praticados nos vários empreendimentos chamados centros de férias. Preços para gente com posses e não para trabalhadores ou reformados de escassos rendimentos. Passou a um "Clube IN", sendo dirigido por um socialista moralista. Por essas e por outras já desisti de sócio há uns tempos.Passem muito bem!

    ResponderEliminar
  12. Boa tarde.

    Pelo que li nos vários comentários aqui colocados, acerca das denúncias efectuadas por trabalhadores do INATEL, fico "satisfeito" por ser por demais evidente, para um crescente número de pessoas/associados, que o INATEL, pese embora a propaganda relativa aos programas de Turismo Social (e Sénior em particular), é cada vez menos, pelas tabelas de preços praticadas actualmente, uma instituição de cariz social. Existe oferta turística alternativa, com melhor qualidade e preços mais em conta. Pondero seriamente não renovar a minha inscrição de sócio para 2013.

    ResponderEliminar
  13. O que aqui se fala é muito mau. A perseguição de funcionários, o serviço prestado e relação qualidade/preço. Afinal se o INATEL não nos serve a nós associados, não serve a quem lá trabalha, a quem serve ? certamente Às clientelas políticas que por lá passam. É que a qualidade dos serviços foi sempre a baixar. Pudera! Estas organizações nos últimos anos só serviram mesmo foi para as administrações e os seus compinchas,desde 2008 então foi a loucura total como se pode ver. Na minha família empre fomos sócios o meu avô já era é uma organização muito antiga mas só muito raramente usufruimos. De qualquer modo da última vez que estive num centro de férias, os carros que estavam à porta eram grandes máquinas, os preços estão altos etc. Parece tudo menos dedicado à classe trabalhadora, se calhar são convidados ou cunhas, sei lá. O que sei é que talvez deixe de ser sócio.

    ResponderEliminar
  14. Se repararem a maioria dessa gente é da maçonaria....O país está a saque.....

    ResponderEliminar
  15. Sou reformado e sócio da Inatel que já não serve os fins para que foi criado. Pelos preços praticados está em linha com os privados que não se financiam no orçamento do estado.
    A turismo sénior é um embuste. É ver que os utilizadores mais frequentes são os "pobrezinhos" do 1º escalão que paga 60/70 €uros por semana e gozam várias semanas de férias anuais.
    A manter-se o turismo sénior deveria ser limitado a 1 semana para os escalões mais baixos. Quem quiser mais paga pelo 4º escalão.
    Ah: e a determinação do escalão tem de ser regida por outros critérios...

    ResponderEliminar
  16. mas este senhor tem essa capacidade, os amigos sempre em 1.º lugar. vejam o exemplo da senhora que com ele partilha a cama que sem nada fazer pela nossa terra e a n. 3 da lista do ps por setúbal. e porquê?
    não é pela competencia.... ( por aqui apenas foi uma pouco competente governadora civil... e esta tudo dito.

    ResponderEliminar
  17. Que grande desgraça. O problema é que passado mais de um ano o governo ainda não cortou com estes banhudos todos. É só gordura!!

    ResponderEliminar
  18. Mas existem mais despesas inaceitáveis numa instituição como esta, como por exemplo, ser um dos patrocinadores da Volta a Portugal.

    ResponderEliminar
  19. Para além de todos os devaneios que são enunciados no artigo, há o abandono total da algumas instalações que muito importância tem para os sócios, como por exemplo a de Oeiras que está totalmente em auto-gestão. Os funcionários fazem o que lhe apetece e dizem que não tem diretor. Ainda hoje isso me foi dito, sou utilizador habitual de todos os fins de semana. Será que o Dr. Vitor Ramalho sabe?

    ResponderEliminar
  20. Patrocinio da Volta a Portugal? Como é possível? Autentica falta de respeito pelo dinheiro dos sócios.
    Também gostava de saber porque não tive lugar em Albufeira este verão e soube que havia estrangeiros alojados? Tentei saber mas os funcionarios disseram que tinham sido da sede!!!
    Vou deixar de pagar as quotas.
    Carlos Pires

    ResponderEliminar
  21. Pouca vergonha tudo o que estar passar-se na Inatel, entregam os melhores espaços para os amigos explorar. Soube hoje que os sócios vão ser impedidos de utilizar a esplanada de Oeiras, pois a exploração do bar vai ser entregue a um privado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro sim é verdade, hoje mesmo fui informado que io bar vai encerrar para obras no dia 1 e reabrirá já com o novo concessionário, segunda a D. Maria (empregada), vai ficar um bar discoteca. Será verdade? Quanto a Inatel vai ganhar e os sócios vão ter ainda mais dificuldades. Desde a chegada deste presidente que tudo vai de mal a pior. Vou deixar de pagar as quotas.
      Manuel José Santos

      Eliminar
  22. Ma Despesa pública, ~há que investigar essa da volta a portugal, a ser verdade é realmente uma vergonha.
    João

    ResponderEliminar
  23. O artigo é impressionante, mas não era mais proveitoso juntar evidências das irregularidades e números e remetê-las às autoridades competentes para que tomem posição? Mas com provas objectivas e quantificáveis. É que se a queixa ao ministro que tutela esta entidade foi feita nestes termos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. era preciso terem feito uma auditoria mas agora já nomearam nova direção e ninguém fez nada. Vamos ver se baixa preços e se dedica ao público alvo, os trabalhadores e reformados e não para os ricos em que os xuxalistas a trabaformaram

      Eliminar
  24. E quanto custaram as despesas para os dirigentes irem propagandear o património imaterial? E já agora alguém sabe o valor das facturas pagas nos almoços dos dirigentes?

    ResponderEliminar
  25. Sim sim, é verdade a vogal cristina Batista que trabalhou na fundaçao oriente e foi posta pelo socrates na inatel diz que nunca teve cargos políticos, ehehehehe... depois andou a viajar para Bali à conta da INATEL por causa do fado como património imateriual. Algo que ela ouvia falar pela primeira vez, imagine-se: património imaterial. Pelo que sei porque vi o Ramalho na TV a botar faladura foi corrido, diz que foi um saneamento político. Nota-se!!! De qualquer maneira será como sempre os que chegam têm que levar com uma acumulação de boys e girls que lhe vão entregar informações falsas e só se forem muito perspicazes ou fizeram auditorias independentes poderão perceber onde estão metidos.

    ResponderEliminar
  26. Tudo isto é bastante pertinente. Tenho pena que haja tanta hipocrisia e uma precosse perda de memória por parte destes dirigentes. já se esqueceram do propósito desta Instituição, do que ela fez no passado, dos seus objetivos e iniciativas!? Usam e abusam do poder que lhes é atribuido sem olhar a meios, é vergonhoso o que se passa nesta Instiuição! É de lamentar o despesismo e a má gestão de um departamento que se diz de "social" que de social nada tem. Comecem por banir estes tachos políticos que só servem para oferecer bons cargos e regalias a pessoas que não têm nem formação civica e moral nem humana para chefiar e que contribuem determinantemente para o fracasso das Instituições!

    ResponderEliminar