terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

1,4 milhões para ver o avião passar



1,4 milhões de euros é o valor do contrato de concessão de serviços aéreos regulares na rota Lisboa/Vila Real/Bragança/Vila Real/Lisboa. É válido por apenas por sete meses. Aparentemente, sem este subsídio, não haveria qualquer empresa interessada em fazer a ligação aérea.
Os preços dos voos, já com subsídios, não são favor nenhum. Por exemplo, um voo de ida e volta Lisboa-Bragança fica em 123 euros. Por esse valor, é possível fazer uma viagem Lisboa-Londres.

5 comentários:

  1. Não são comparáveis as tarifas de avião entre Lisboa e Londres com Bragança-Lisboa. São realidades distintas. De resto, 123 euros pelas viagens de ida e volta a Lisboa, a partir de Bragança, nem é caro. Pensem no mesmo trajecto feito de automóvel e verão quanto pagariam.

    ResponderEliminar
  2. Caro Carlos, os 1,4 milhões pagos à empresa AeroVip são públicos, de todos nós, ou seja, pagamos todos, independentemente da sua utilização. E não se esqueça que, na prática, o bilhete custa 123 euros mais a fatia que lhe cabe, enquanto contribuinte, nestes 1,4 milhões anuais.Resultado, sai caro a todos, sem excepção.
    Obrigada,
    BR

    ResponderEliminar
  3. Não concordo com o Má Despesa Pública neste ponto! A ligação de um dos locais do país mais distante da capital a Lisboa é fundamental para a região! Reduzir as quase 6 horas de viagem para 1h30 aproxima a região dos centros de tomada de decisão! Além disso, para uma reunião matinal, retira a necessidade de viagem de véspera e estadia em hotel, o que oneraria mais o município (ou as empresas que teimam em não se fixar no concelho). Bragança fica, sem o voo, mais próximo de Madrid que de Lisboa! E para o nível de clientes (que nunca será tão grande como entre duas capitais) acho difícil oferecer voos mais baratos! E isso é semelhante aos voos inter-ilhas dos Açores! É obrigação de todos os contribuintes promover essa equidade regional, compreendendo a importância para a região! Não deixo de concordar que, com valores mais baixos e com uma promoção mais acentuada, a rota teria mais clientes, mas pesaria ainda mais no bolso do contribuinte. Com valores mais caros, ninguém a utilizaria. Penso que está encontrado o equilíbrio...

    ResponderEliminar
  4. Caro João Dias, faz bem em discordar e ainda bem que tem certezas, nomeadamente quanto ao "equilíbrio" por si referido. Eu tenho muitas dúvidas quanto a esse aspecto, pois o dinheiro público em causa foi atribuído por ajuste directo quando a lei obriga a concurso público internacional. E também defendo que todos temos de contribuir para a equidade regional, daí estar mais preocupada com a taxa de saneamento básico deste concelho, com o acesso a cuidados de saúde dos seus habitantes,com a distância percorrida pela crianças para chegarem à escola, com a falta de água que já constitui um sério problema, etc. E gostava de saber qual a percentagem de população da região que utiliza este serviço e o "perfil" dos clientes da AEroVip nesta região.
    Obrigada
    BR

    ResponderEliminar
  5. Se vamos esperar por que esses problemas estejam todos resolvidos para poder ter investimento na área dos transportes, seria como obrigar novamente a esperar décadas para ser o último distrito a ter um quilómetro de autoestrada! E de certeza que o "perfil" não será tão diferente dos que utilizam a tap. Além disso, encravar o concelho não ajuda a melhorar os problemas que apontou. A empresa AeroVip ganhou por ajuste direto, mas na sequência da falência da empresa anterior, AeroCondor, e na tentativa de reparar rapidamente a falta que fazia. Como deve calcular, não será uma rota rentável... O vosso texto é falacioso.

    ResponderEliminar