sábado, 31 de março de 2012

O Má Despesa Pública faz um ano e pede-lhe para escrever ao Presidente da República


A 1 de Abril de 2011 nascia o Má Despesa Pública.  
Ao longo destes meses temos apresentado, a um ritmo diário, casos que nos parecem ser evidentes exemplos de má gestão do dinheiro de todos nós. Vários casos que aqui denunciámos foram notícia, dias depois, na imprensa. E muitos mais foram visualizados e partilhados pelos nossos leitores, o que constitui o melhor reconhecimento que podemos ter do nosso trabalho. Queremos dar visibilidade às zonas mais sombrias da despesa pública a partir de exemplos de despesas que podiam ser evitadas ou realizadas de forma mais coerente com o interesse público e o estado do País. Esta visibilidade só se consegue com a partilha de informação.
Sempre que puder, dê a conhecer os exemplos de Má Despesa Pública. Por favor continue a escrever-nos para o madespesapublica@gmail.com. O seu contributo é muito importante. Somos um movimento cívico informal que merece mais tempo do que aquele que podemos dar. Não conseguimos responder em tempo real aos e-mails, mas garantimos que daremos o melhor seguimento, caso a denúncia tenha fundamento. 

É o nosso aniversário e, por isso, pedimos duas coisas:

1. O Má Despesa pretende denunciar em breve, de uma forma sistematizada, os esquemas mais ou menos deliberados que o "Estado" encontrou para ocultar dos cidadãos a forma como gasta o dinheiro público. Ajude-nos, por isso, a identificar as situações em que é necessária mais transparência na divulgação das despesas.  Como podemos saber melhor como é gasto o nosso dinheiro? Escreva-nos para madespesapublica@gmail.com.


2. Um exemplo da falta de transparência é o site da Presidência da República. No site da Presidência encontram-se cinco documentos sobre uma Auditoria Energética ao Palácio de Belém. No entanto, sobre o orçamento da Presidência para 2012 não é fornecida qualquer informação sobre a forma como são gastos os 15 milhões que recebe do Orçamento de Estado. A situação é ainda mais ridícula quando a secção Contratos, que devia apresentar, precisamente, os contratos, está em branco. Deliberadamente a informação não é partilhada com os cidadãos.  Escreva ao Presidente da República a denunciar esta situação (belem@presidencia.pt).

Pode usar esta mensagem:
“Venho, por este meio, requerer que a Presidência da República publique, no seu site, informação detalhada sobre as suas despesas.  Considero que, tal como está apresentada no site http://www.sg.presidencia.pt/orcamento.aspx, constitui uma forma de ocultar dos cidadãos um elemento crucial sobre o funcionamento da Presidência. Também considero preocupante que, até agora, não tenham sido divulgados quaisquer contratos assinados pela Presidência, como se pode confirmar aqui http://www.sg.presidencia.pt/AdmFinan.aspx”

6 comentários:

  1. Acabei de enviar mail para o PR. Parabéns pela iniciativa!

    ResponderEliminar
  2. Esses gajos fazem o q querem n passam puto ao contribuinte o q os preocupa é a tributação q tem de estar sempre em alta, são uns parasitas.

    ResponderEliminar