terça-feira, 5 de junho de 2012

Uma Selecção Nacional acima das nossas possibilidades?



A Selecção Nacional está já na Polónia para participar no Euro 2012. Nos últimos dias têm circulado nas redes sociais várias denúncias sobre as despesas que a equipa portuguesa vai fazer nas próximas semanas, bem acima das outras equipas. A Federação Portuguesa de Futebol, segundo o último relatório e contas, recebe do Estado 2,5 milhões de euros em subsídios (ver Orçamento 2011/2012). O leitor do Má Despesa Manuel Henrique Silva partilha a mensagem que enviou para a FPF.

“À Federação Portuguesa de Futebol:
Seria bom que a FPF viesse a público esclarecer o povo português (e especialmente os contribuintes) se são verdadeiros os números que o jornal espanhol publicou.
«O diário espanhol “As” quis perceber quanto é que as várias selecções em competição vão gastar com o alojamento, e o resultado acabou por ser surpreendente se tivermos em consideração as constantes medidas de austeridade que têm vindo a ser aplicadas em Portugal.
Segue-se a respectiva listagem em despesas diárias:
1. Portugal – Opalenica 33.174 euros
2. Rússia – Varsovia 30.400 euros
3. Polónia – Varsovia 24.000 euros
4. Irlanda – Sopot 23.000 euros
5. Alemanha – Gdansk 22.500 euros
6. Rep. Checa – Wroclaw 22.200 euros
7. Inglaterra – Cracóvia 19.000 euros
8. Holanda – Cracovia 16.200 euros
9. Italia – Wieliczka 10.500 euros
10. Croácia – Warka 8.300 euros
11. Dinamarca – Kolobrzeg 7.700 euros
12. Espanha – Gniewino 4.700 euros.»
É que a serem verdadeiros estes números, a Espanha uma das sérias candidatas ao título europeu de futebol, depois de se ter sagrado Campeã do Mundo na África do Sul, vai gastar, “grosso modo”, sete vezes menos do que Portugal.
Está criada, assim, uma responsabilidade sete vezes maior da equipa das quinas para que se classifique à frente da Espanha.
E com isso levar de vencida, também, a Alemanha, por exemplo, que, a fazer fé nas quantias diárias gastas bem menores, se deve encontrar em situação económica bem mais debilitada do que a nossa.
Venha, portanto, a Taça de Campeã da Europa para este país à beira-mar plantado, tudo será esquecido e voltarão a ser repetidas ou mesmo aumentadas estas despesas no próximo Campeonato Mundial de Futebol.

Manuel Henrique Silva
Contribuinte com os impostos em dia
Não beneficiário de «esquemas» ou benesses do Estado”

8 comentários:

  1. O jornal "A Bola" noticia um custo muito inferior, 8.120€ diários, que coloca a Selecção Nacional como a terceira mais poupada desta lista.

    ResponderEliminar
  2. "Engraçado" que o jornal espanhol apresente números redondos para todas as seleções (inclusive a do próprio país) com excepção da portuguesa, que vai ao detalhe do euro. "Curioso" também que a seleção desse país seja também a que gasta menos. Acho a iniciativa deste espaço excelente, mas em prol da sua credibilidade, é preciso cuidado no que é divulgado.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo:

    Não deve ter lido o Post.

    «Uma Selecção Nacional acima das nossas possibilidades?» INTERROGAÇÂO

    «Seria bom que a FPF viesse a público esclarecer o povo português (e especialmente os contribuintes) se são verdadeiros os números que o jornal espanhol publicou.» DÚVIDA

    «É que a serem verdadeiros estes números» DÚVIDA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E mesmo que sejam verdadeiros qual o problema ?

      O ultimo RC da FPF revela que a qualificação 'fez entrar nos cofres, creditado pela UEFA', quase 10 milhões de euros de prémio de apuramento...
      Custo zero ao contribuinte.

      Eliminar
    2. António,

      grato pela lição sobre o significado dos pontos de interrogação e sobre expressões que pretendem levantar uma dúvida, deixe-me elucidá-lo sobre o meu terrível hábito de quando leio algo, ter a capacidade de não só consiguir aplicar os conceitos básicos de interpretação que me passou, mas também, tentar sempre aferir se a mensagem que me passam tem algum fundamento. Pelos motivos que enunciei no meu comentário, que certamente estarão ao alcance do seu poder de análise, terei que classificar esta notícia, e realço, a notícia que foi lançada pelo jornal desportivo, como lixo. Tendo esta classificação como premissa, não me parece pertinente que haja alguém a questionar a FPF, que desejavelmente, há-de ter coisas mais importantes para fazer do que andar a esclarecer os contribuintes sobre propaganda de baixa qualidade e ainda, que um blog cujo mérito até foi reconhecido, ande a divulgar este tipo de informação. Daí o meu comentário.

      De futuro, para além de conseguir provar a si próprio que sabe ler, sugiro que faça você, um pequeno exercício de análise sobre a qualidade da informação que lhe passam, vai ver que consegue tirar conclusões muito interessantes e filtrar muita falsa informação.

      Eliminar
  4. Se está errado, ainda não desmentiram... talvez não estejam atentos às notícias com a trabalheira do Euro!

    ResponderEliminar
  5. penso que esta noticia devia ser explicada por todos os que querem especular e ninguém mais. era importante que dissessem os patrocinios que recebem e apresentassem os valores reais. sinceramente não me parece que este tipo de noticia falsa sirva para avançar o país e pior do que isso só demonstra que vivemos bem com a mentira e temos a politica que merecemos.

    ResponderEliminar
  6. a questao que se deve por e porque se a FPF ganha tanto com os apuramentos e com publicidade porque e subsidiada pelo estado?

    ResponderEliminar