sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Sim, os carros do Estado são um problema


O caso dos carros do grupo parlamentardo PS veio ressuscitar a eterna questão do uso de automóveis pagos pelo erário público. A reportagem exibida ontem pela TVI mostra que não existem regras para os carros de serviço dos grupos parlamentares. O PS tem quatro carros novos, o PSD, que tem mais deputados que os socialistas, tem 3 carros. O CDS tem um Audi A6 com 10 anos. O PCP tem dois Toyotas “mais baratos”. O Bloco de Esquerda não tem carro.
Ainda recentemente o Jornal de Negócio dizia que a Inspecção Geral das Finanças tinha detectado no “sistema de gestão de veículos” abusos na utilização dos carros do Estado, que eram “usados em fins-de-semana e feriados sem motivo aparente” e que havia veículos “afectos permanentemente e pessoalmente a dirigentes e trabalhadores” sem justificação suficiente para o facto, com portagens e combustíveis suportados pelo Estado.

O tema dos carros do Estado é aliás analisado em pormenor no livro “Má Despesa Pública”. Aqui ficam os sete tópicos sobre o assunto que surgem o livro:

- Como deveriam ser usados os carros públicos
- Carros nas mãos do Estado. Um exemplo de 1993
- Carris: Aumentos e carros novos em tempos de crise
- 224 automóveis para administradores
- 1,5 milhões de euros só em carros para Gaia
- Sintra: Um luxo de carros
- Leiria gasta quase um milhão de euros... em carros

8 comentários:

  1. E o imponente Mercedes em que o Dr. Mário Soares se desloca - e onde foi apanhado à velocidade de um foguete sem que exista qualquer explicação minimamente racional para o ter feito! Ainda por cima um carro das Finanças (fantástico)... Num país como o do vídeo aqui colocado mais abaixo (a Suécia), S. Ex.a teria ficado pura e simplesmente sem o pópó.
    E por falar neste Sr. (Muito bem) Reformado: porque razão o erário público tem de suportar a guarda permanente (24 horas sobre 24 horas) das suas 3 casas (Vau, Sintra e C. Grande)? Os contribuintes só deveriam pagar uma guarda e acabou! Se ele tem 3 casas contrate a SECURITAS para guardar as outras duas.
    José

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque razão esse sr. tem que ter guarda? ele já não é nada ao país.
      Já cumpriu o seu dever e mal, acabou.

      Eliminar
  2. Blog POLITEIA: «E a primeira alternativa que temos de pôr em prática é a erradicação da obscena verba de mais de 9 mil milhões de euros - que está inscrita no Orçamento de Estado - para pagar o serviço da dívida.»
    .
    .
    Precisamos de Manifestações à Islândia: a revolução censurada pelos Media, mas vitoriosa!
    Resumo (tudo pacificamente):
    - RENEGOCIAÇÃO DA DÍVIDA;
    - Referendo, de modo a que o povo se pronuncie sobre as decisões económicas fundamentais;
    [uma sugestão: blog «fim-da-cidadania-infantil»]
    - Prisão de responsáveis pela crise;
    - Reescrita da Constituição pelos cidadãos (e os partidos políticos têm de se aguentar a um muito maior controlo por parte dos cidadãos).
    [nota: dever-se-ia consultar o know-how islandês]

    ResponderEliminar
  3. O abuso sistemático do uso de viaturas do Estado ao serviço particular seria verdadeiramente escandaloso num país de governantes sérios, mas infelizmente neste país é o que todos vamos vendo. As autarquias são um dos casos mais gritantes em que as viaturas estão ao serviço, não das instituições, mas ao serviço privado dos autarcas e das chefias autárquicas. Como acontece também com as viaturas da Protecção Civil que fazem as vezes de viaturas particulares dos detentores. Como acontece com as viagens de borla na TAP para os funcionários, no activo ou já reformados, familiares e amigos... Um forrobódó que o resto do país suporta. Que direito há que possibilite que pilotos da TAP possam oferecer a familiares e amigos viagens intercontinentais de borla?!... Isso existe, mas aqui , como em muitas outras bandalheiras do género, o senhor ministro das finanças não se mostra incomodado...

    ResponderEliminar
  4. Disse alguém que a lógica é terem automóveis com luxo compatível com as autoestradas que andaram a fazer.

    ResponderEliminar
  5. Não é por nada mas nesta altura em que o Estado nos consome com impostos grande parte do dinheiro do nosso trabalho não seria de ter um pouco mais de contenção? Se precisavam de carros - para deslocações oficiais já que os trabalhadores portugueses na sua maioria pagam as deslocações para o trabalho e deslocam-se com os seus próprios meios e o mesmo deve acontecer com os deputados e dirigentes do Estado - Porque não os foram comprar à autoeuropa por exe.? Preferiram comprar na Alemanha! Estes tipos do PS não se tocam mesmo, è tudo à grande!

    ResponderEliminar
  6. Penso que vale a pena dar uma "olhadela" pelo parque de carros da Camara Municipal de Almada. Vereadores com carros (não identificados como sendo propriedade da Autarquia), comprados com o dinheiro dos contribuintes localizados à porta da residência dos “Senhores Vereadores e Presidente da Assembleia Municipal e de utilização permanente / 24 sobre 24 horas.
    Viaturas, não registadas no Instituto Nacional de Seguros, que servem para o serviço oficial e particular nomeadamente sábados, domingos, feriados e férias. Vereadores sem carro próprio e com “assento vitalício” na Camara Municipal à mais de vinte anos a sugar o povo de Almada…..

    ResponderEliminar
  7. isto é conversa que não interessa, a todos os níveis do estado a TODOS há abusos de toda a espécie das viaturas de estado, mesmo pessoas que nem são utilizadores regulares das viaturas de estado, pessoas que deveriam ser o exemplo na sociedade NÃO O SÃO...todos os fins de semana circulam viaturas militares para uso pessoal dos militares e das suas família, e portanto isto é um flagelo que infesta a nossa sociedade e consome os recursos PAGOS COM O DINHEIRO DE TODOS NÓS...

    ResponderEliminar